Chá de hibisco: É bom para o que? Quais são seus benefícios? Como tomar? Emagrece mesmo? Confira! (+ RECEITAS)

Chá de hibisco: É bom para o que? Quais são seus benefícios? Como tomar? Emagrece mesmo? Confira! (+ RECEITAS)

O chá de hibisco é um dos chás mais potentes e usados para diminuir a gordura abdominal e ajudar você a conseguir a forma que tanto deseja. Suas qualidades e capacidades diferenciadas fazem dele um chá a ser tomado constantemente para ajudar o corpo lidar com o excesso de gorduras.

Vamos falar mais sobre este poderoso chá, contraindicações, vantagens, problemas, receitas e tantas outras possibilidades que somente o Beleza Feminina traz para você!

Serve para que? Conheça os benefícios desse chá!

imagem chá de hibisco

O chá de hibisco ao qual nos referimos não é o hibisco de jardim, muito encontrado por floriculturas e jardins, e sim da espécie Hibiscus Sabdariffa. Cuidado para não ser enganado com o tipo de hibisco errado.

O chá é feito da flor seca e possui uma quantidade enorme de antioxidantes e ácidos naturais, que ajudam seu corpo a lidar com uma série de questões relacionadas à gordura corporal.

Além de ajudar a perder gordura abdominal e nos quadris.O chá de hibisco ajuda a controlar o colesterol e ainda tem ação diurética, que impede que os líquidos se acumulem no seu corpo e fazem com que você perca também aquelas toxinas que o corpo acaba acumulando.

Isso só é possível porque o chá de hibisco diminui o processo chamado adipogênese, que é, basicamente, a construção dos repositórios corporais onde a gordura se deposita. Esta capacidade foi primordial para a nossa sobrevivência em épocas mais antigas, mas atualmente é um inconveniente.

Outras vantagens que pode ser atribuídas ao chá de hibisco é a sua alta concentração de vitaminas. B1, B2, A, C além de ferro, que fazem bem para o cérebro, para o sistema imunológico, controlando pressão arterial e ainda ajudando a diminuir o chamado colesterol ruim. E mais:

  • Ajuda a diminuir inflamações;
  • Ajuda diminuir a absorção do amido;
  • Melhora a forma que a gordura é processada no seu corpo;
  • Reduz a gordura corporal;
  • Ajuda na digestão;
  • Promove saciedade;
  • Protege o fígado;
  • Contém propriedades que ajudam a evitar o câncer;
  • Anti-inflamatório e antibacteriano;
  • Ajuda prevenção do diabetes e síndrome metabólica;
  • Diminui cólicas menstruais;
  • Reduz o estresse e ansiedade;
  • Diminui a vontade de comer doces;
  • Ação antioxidante;
  • Reduz os sintomas menstruais e de TPM;
  • Antidepressivo;
  • Combate ao envelhecimento precoce da pele;
  • Previne gripes e resfriados;
  • Melhora a saúde dos cabelos, pele e olhos ;
  • Chá rico em em fibras, proteínas, magnésio, fósforo, erro, carboidratos, cálcio, sódio,ácido fólico, potássio, vitamina C, vitamina B1 e B2 e vitamina A;
  • Melhora a função cerebral;
  • Pouco calórico.

Como e quando tomar o chá de hibisco? Pode ser consumido de noite?

chá de hibisco

Para você conseguir absorver todos os benefícios desse chá, é essencial que você consuma-o diariamente de forma correta. A recomendação é de tomá-lo pela manhã ou entre as principais refeições, intercalando a semana (uma semana com o chá, outra sem) a cada quinze dias.

É muito importante se atentar as quantidades e modo de preparo, para que de fato o corpo receba todos os benefícios do chá. O excesso de consumo pode proporcionar efeitos colaterais, tome no máximo de 2 a 3 xícaras de 200ml por dia. Cada xícara deve utilizar mais ou menos de 4 a 6 gramas da flor seca, ou seja, uma colher de chá de hibisco.

Você pode tomar o chá puro quente ou gelado , adicioná-lo em sucos ou em vitaminas ou tomar em forma de cápsulas. Se deseja aproveitar os benefícios do emagrecimento, evite utilizar adoçante ou açúcar.

O chá pode ser consumido de noite, sem nenhum problema. No entanto, apesar de possuir um efeito calmante, também é diurético, podendo fazer você acordar muitas vezes para ir ao banheiro. Porém, diferentemente do que vemos no chá verde, o hibisco não contém cafeína em sua composição, não causando insônia e nem te deixando agitado.

Dica: Leia também como fazer e todos os benefícios da dieta detox!

Posso tomar o chá de hibisco gelado?

chá de hibisco gelado

Sim, uma das formas de consumo do chá é tomando ele gelado. Inclusive muitas pessoas preferem ingeri-lo dessa forma, pois quente, seu sabor é mais intenso.

Chá de hibisco + termogênicos

O chá de hibisco aliado a alimentos ou chás termogênicos (como o chá de gengibre, por exemplo) tem um efeito ainda mais potente na questão de perda de gordura, já que a termogênese ajuda a aumentar o gasto calórico, enquanto o hibisco diminui a formação de novas células de gordura.

Quais são as contraindicações e cuidados com o chá de hibisco?

contraindicações do chá de hibisco

Não se deve tomar o chá  enquanto se está grávida ou se amamenta, já que ele pode causar problemas de mutação genética no bebê.

Esse chá também é contraindicado para mulheres que desejam engravidar, isso porque ele pode afetar os hormônio femininos prejudicando a fertilidade.

Pessoas que apresentam histórico de pressão baixa também não devem consumir o chá, motivo é que ele é conhecido por abaixar a pressão arterial, podendo causar fraquezas e tonturas.

Chá de hibisco aumenta a pressão arterial?

Pelo contrário. Como mencionamos acima, o consumo do chá ajuda a diminuir a pressão arterial em adultos hipertensos ou pré-hipertensos. Por conta disso, ele é contraindicado para as pessoas que apresentam um quadro de pressão baixa.

Como preparar o chá de hibisco?

folhas secas de hibisco

A maneira mais correta de preparar o seu chá é através da infusão das folhas secas. Assim você pode aproveitar melhor todas suas propriedades.

Separe 200ml de água, coloque para ferver. Quando começar a ferver, desligue o fogo e coloque as folhas de hibisco, tampe e deixe repousar por cerca de 10 minutos.

Quantas calorias possui esse chá?

O chá de hibisco é pouco calórico, 100 gramas da sua folha equivale a mais ou menos 37 calorias. No entanto, uma quantidade bem menor já é suficiente.

Chá de hibisco com chá verde

O chá verde também possui muitas propriedades emagrecedoras. É uma fonte de cafeína, então acelera o metabolismo e dá mais energia. Além de ser antioxidante, possui muitos nutrientes e minerais e ser um aliado na perda de peso.

Fazer um chá de ambos, aumenta mais ainda a chances de resultados surpreendentes.

Ingredientes

  • 600 ml de água
  • Uma colher de sopa de chá verde
  • Uma colher de sopa de hibisco

Modo de preparo

  1. Esquente a água, até ferver e depois desligue.
  2. Adicione as folhas de hibisco e depois o chá verde, tampe e deixe em infusão por cerca de cinco a dez minutos
  3. Depois coe e beba!

chá de hibisco com um pouco de limão

Chá de hibisco com cavalinha

Assim como outras plantas de estimulam os rins e o fígado, a cavalinha é uma aliada poderosa para o chá de hibisco quando a sua suspeita é de retenção de líquido devido ao trabalho menos eficiente dos órgãos que filtram sangue e líquidos (fígado e rins).

Neste caso, a perda de excesso de líquidos, toxinas e gorduras é muito maior, fazendo um verdadeiro detox do seu corpo.

Ingredientes:

  • Um litro de água
  • Cinco colheres de sopa da flor de hibisco desidratada
  • Três colheres de sopa de flor de cavalinha picada

Modo de preparo:

  1. Ferva a água com o hibisco e a cavalinha.
  2. Desligue o fogo e reserve por dez minutos.
  3. Coe, e deixe esfriar e beba 30 minutos antes das refeições.

Quer saber mais receitas de chá para emagrecer? Clique aqui e confira o artigo completo!


Chá de hibisco com amora

chá de hibisco

O chá de amora  juntamente com o de hibisco também tem o poder de emagrecer. Porém seus benefícios não param por aí, o chá de amora com hibisco também proporciona inúmeros benefícios para nossa saúde.

Veja uma receita simples para fazer em casa.

Ingredientes: 

  • Um litro de água;
  • Cinco folhas de amoreira secas
  • Duas colheres de hibisco;
  • Cinco ou dez rodelas de gengibre bem finas.

Modo de preparo:

  1. Coloque as rodelas de gengibre bem finas de molho no litro de água durante 30 minutos
  2. Deixe ferver essa mistura
  3. Assim que estiver fervendo adicione o hibisco e a amoreira secas;
  4. Deixe ferver de cinco a dez minutos
  5. Coe e consuma o chá.

Mitos e verdades sobre o chá

São muitas as perguntas que surgem quando falamos nesse chá. E por conta disso para sanar todas elas reunimos algumas abaixo com o objetivo de esclarecer e mostrar o que é mito e o que é verdade quando falamos em hibisco.

Esse chá tira o sono?

mulher tendo insônia

Mito. Isso porque o chá não é composto por cafeína, além de que, possui um efeito calmante, podendo proporcionar justamente o oposto.

Corta o efeito do anticoncepcional?

anticoncepcional não é afetado pelo chá

Mito. Nenhum chá possui esse efeito.O efeito do anticoncepcional só é reduzido quando se faz uso de antibióticos.

A ingestão contínua faz emagrecer?

chá de hibisco ajuda no emagrecimento

Verdade. Aliado a exercícios físicos e uma dieta balanceada, o chá pode ajudar no emagrecimento.

Afinal, ajuda mesmo a emagrecer?

O chá de hibisco é uma boa estratégia para quem quer perder medidas. Isso porque suas propriedades reduz a obesidade e inibe o acúmulo de gordura. Ou seja, ele de fato ajuda a emagrecer.  Um estudo aponta ainda que o hibisco ajuda a diminuir e até mesmo bloquear a absorção de amido e açúcar no organismo, evitando assim o excesso de peso.

Portanto, se você quer emagrecer pode preparar o seu chá! Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais!

 

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment