O chá de hibisco é um dos chás mais potentes e usados para diminuir a gordura abdominal e ajudar você a conseguir a forma que tanto deseja. Suas qualidades e capacidades diferenciadas fazem dele um chá a ser tomado constantemente para ajudar o corpo lidar com o excesso de gorduras.
Vamos falar mais sobre este poderoso chá, contraindicações, vantagens, problemas, receitas e tantas outras possibilidades que somente o Beleza Feminina traz para você!
Contents
- 1 Serve para que? Conheça os benefícios desse chá!
- 2 Como e quando tomar o chá de hibisco? Pode ser consumido de noite?
- 3 Posso tomar o chá de hibisco gelado?
- 4 Chá de hibisco + termogênicos
- 5 Quais são as contraindicações e cuidados com o chá de hibisco?
- 6 Chá de hibisco aumenta a pressão arterial?
- 7 Como preparar o chá de hibisco?
- 8 Quantas calorias possui esse chá?
- 9 Chá de hibisco com chá verde
- 10 Chá de hibisco com cavalinha
- 11 Chá de hibisco com amora
- 12 Mitos e verdades sobre o chá
- 13 Afinal, ajuda mesmo a emagrecer?
Serve para que? Conheça os benefícios desse chá!
O chá de hibisco ao qual nos referimos não é o hibisco de jardim, muito encontrado por floriculturas e jardins, e sim da espécie Hibiscus Sabdariffa. Cuidado para não ser enganado com o tipo de hibisco errado.
O chá é feito da flor seca e possui uma quantidade enorme de antioxidantes e ácidos naturais, que ajudam seu corpo a lidar com uma série de questões relacionadas à gordura corporal.
Além de ajudar a perder gordura abdominal e nos quadris.O chá de hibisco ajuda a controlar o colesterol e ainda tem ação diurética, que impede que os líquidos se acumulem no seu corpo e fazem com que você perca também aquelas toxinas que o corpo acaba acumulando.
Isso só é possível porque o chá de hibisco diminui o processo chamado adipogênese, que é, basicamente, a construção dos repositórios corporais onde a gordura se deposita. Esta capacidade foi primordial para a nossa sobrevivência em épocas mais antigas, mas atualmente é um inconveniente.
Outras vantagens que pode ser atribuídas ao chá de hibisco é a sua alta concentração de vitaminas. B1, B2, A, C além de ferro, que fazem bem para o cérebro, para o sistema imunológico, controlando pressão arterial e ainda ajudando a diminuir o chamado colesterol ruim. E mais:
- Ajuda a diminuir inflamações;
- Ajuda diminuir a absorção do amido;
- Melhora a forma que a gordura é processada no seu corpo;
- Reduz a gordura corporal;
- Ajuda na digestão;
- Promove saciedade;
- Protege o fígado;
- Contém propriedades que ajudam a evitar o câncer;
- Anti-inflamatório e antibacteriano;
- Ajuda prevenção do diabetes e síndrome metabólica;
- Diminui cólicas menstruais;
- Reduz o estresse e ansiedade;
- Diminui a vontade de comer doces;
- Ação antioxidante;
- Reduz os sintomas menstruais e de TPM;
- Antidepressivo;
- Combate ao envelhecimento precoce da pele;
- Previne gripes e resfriados;
- Melhora a saúde dos cabelos, pele e olhos ;
- Chá rico em em fibras, proteínas, magnésio, fósforo, erro, carboidratos, cálcio, sódio,ácido fólico, potássio, vitamina C, vitamina B1 e B2 e vitamina A;
- Melhora a função cerebral;
- Pouco calórico.
Como e quando tomar o chá de hibisco? Pode ser consumido de noite?
Para você conseguir absorver todos os benefícios desse chá, é essencial que você consuma-o diariamente de forma correta. A recomendação é de tomá-lo pela manhã ou entre as principais refeições, intercalando a semana (uma semana com o chá, outra sem) a cada quinze dias.
É muito importante se atentar as quantidades e modo de preparo, para que de fato o corpo receba todos os benefícios do chá. O excesso de consumo pode proporcionar efeitos colaterais, tome no máximo de 2 a 3 xícaras de 200ml por dia. Cada xícara deve utilizar mais ou menos de 4 a 6 gramas da flor seca, ou seja, uma colher de chá de hibisco.
Você pode tomar o chá puro quente ou gelado , adicioná-lo em sucos ou em vitaminas ou tomar em forma de cápsulas. Se deseja aproveitar os benefícios do emagrecimento, evite utilizar adoçante ou açúcar.
O chá pode ser consumido de noite, sem nenhum problema. No entanto, apesar de possuir um efeito calmante, também é diurético, podendo fazer você acordar muitas vezes para ir ao banheiro. Porém, diferentemente do que vemos no chá verde, o hibisco não contém cafeína em sua composição, não causando insônia e nem te deixando agitado.
Dica: Leia também como fazer e todos os benefícios da dieta detox!
Posso tomar o chá de hibisco gelado?
Sim, uma das formas de consumo do chá é tomando ele gelado. Inclusive muitas pessoas preferem ingeri-lo dessa forma, pois quente, seu sabor é mais intenso.
Chá de hibisco + termogênicos
O chá de hibisco aliado a alimentos ou chás termogênicos (como o chá de gengibre, por exemplo) tem um efeito ainda mais potente na questão de perda de gordura, já que a termogênese ajuda a aumentar o gasto calórico, enquanto o hibisco diminui a formação de novas células de gordura.
Quais são as contraindicações e cuidados com o chá de hibisco?
Não se deve tomar o chá enquanto se está grávida ou se amamenta, já que ele pode causar problemas de mutação genética no bebê.
Esse chá também é contraindicado para mulheres que desejam engravidar, isso porque ele pode afetar os hormônio femininos prejudicando a fertilidade.
Pessoas que apresentam histórico de pressão baixa também não devem consumir o chá, motivo é que ele é conhecido por abaixar a pressão arterial, podendo causar fraquezas e tonturas.
Chá de hibisco aumenta a pressão arterial?
Pelo contrário. Como mencionamos acima, o consumo do chá ajuda a diminuir a pressão arterial em adultos hipertensos ou pré-hipertensos. Por conta disso, ele é contraindicado para as pessoas que apresentam um quadro de pressão baixa.
Como preparar o chá de hibisco?
A maneira mais correta de preparar o seu chá é através da infusão das folhas secas. Assim você pode aproveitar melhor todas suas propriedades.
Separe 200ml de água, coloque para ferver. Quando começar a ferver, desligue o fogo e coloque as folhas de hibisco, tampe e deixe repousar por cerca de 10 minutos.
Quantas calorias possui esse chá?
O chá de hibisco é pouco calórico, 100 gramas da sua folha equivale a mais ou menos 37 calorias. No entanto, uma quantidade bem menor já é suficiente.
Chá de hibisco com chá verde
O chá verde também possui muitas propriedades emagrecedoras. É uma fonte de cafeína, então acelera o metabolismo e dá mais energia. Além de ser antioxidante, possui muitos nutrientes e minerais e ser um aliado na perda de peso.
Fazer um chá de ambos, aumenta mais ainda a chances de resultados surpreendentes.
Ingredientes
- 600 ml de água
- Uma colher de sopa de chá verde
- Uma colher de sopa de hibisco
Modo de preparo
- Esquente a água, até ferver e depois desligue.
- Adicione as folhas de hibisco e depois o chá verde, tampe e deixe em infusão por cerca de cinco a dez minutos
- Depois coe e beba!
Chá de hibisco com cavalinha
Assim como outras plantas de estimulam os rins e o fígado, a cavalinha é uma aliada poderosa para o chá de hibisco quando a sua suspeita é de retenção de líquido devido ao trabalho menos eficiente dos órgãos que filtram sangue e líquidos (fígado e rins).
Neste caso, a perda de excesso de líquidos, toxinas e gorduras é muito maior, fazendo um verdadeiro detox do seu corpo.
Ingredientes:
- Um litro de água
- Cinco colheres de sopa da flor de hibisco desidratada
- Três colheres de sopa de flor de cavalinha picada
Modo de preparo:
- Ferva a água com o hibisco e a cavalinha.
- Desligue o fogo e reserve por dez minutos.
- Coe, e deixe esfriar e beba 30 minutos antes das refeições.
Quer saber mais receitas de chá para emagrecer? Clique aqui e confira o artigo completo!
Chá de hibisco com amora
O chá de amora juntamente com o de hibisco também tem o poder de emagrecer. Porém seus benefícios não param por aí, o chá de amora com hibisco também proporciona inúmeros benefícios para nossa saúde.
Veja uma receita simples para fazer em casa.
Ingredientes:
- Um litro de água;
- Cinco folhas de amoreira secas
- Duas colheres de hibisco;
- Cinco ou dez rodelas de gengibre bem finas.
Modo de preparo:
- Coloque as rodelas de gengibre bem finas de molho no litro de água durante 30 minutos
- Deixe ferver essa mistura
- Assim que estiver fervendo adicione o hibisco e a amoreira secas;
- Deixe ferver de cinco a dez minutos
- Coe e consuma o chá.
Mitos e verdades sobre o chá
São muitas as perguntas que surgem quando falamos nesse chá. E por conta disso para sanar todas elas reunimos algumas abaixo com o objetivo de esclarecer e mostrar o que é mito e o que é verdade quando falamos em hibisco.
Esse chá tira o sono?
Mito. Isso porque o chá não é composto por cafeína, além de que, possui um efeito calmante, podendo proporcionar justamente o oposto.
Corta o efeito do anticoncepcional?
Mito. Nenhum chá possui esse efeito.O efeito do anticoncepcional só é reduzido quando se faz uso de antibióticos.
A ingestão contínua faz emagrecer?
Verdade. Aliado a exercícios físicos e uma dieta balanceada, o chá pode ajudar no emagrecimento.
Afinal, ajuda mesmo a emagrecer?
O chá de hibisco é uma boa estratégia para quem quer perder medidas. Isso porque suas propriedades reduz a obesidade e inibe o acúmulo de gordura. Ou seja, ele de fato ajuda a emagrecer. Um estudo aponta ainda que o hibisco ajuda a diminuir e até mesmo bloquear a absorção de amido e açúcar no organismo, evitando assim o excesso de peso.
Portanto, se você quer emagrecer pode preparar o seu chá! Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais!