Abacate: Quais são seus benefícios? Quantas calorias possui? Emagrece ou engorda? Tire suas dúvidas!

Abacate: Quais são seus benefícios? Quantas calorias possui? Emagrece ou engorda? Tire suas dúvidas!

O abacate é, sem dúvida alguma, uma das frutas mais controversas do mundo das dietas, apesar de ricas em gorduras diversas e com uma quantidade calórica considerável, ela já foi banida e trazida de volta do panteão de alimentos saudáveis uma série de vezes.

Com a popularização da culinária mexicana pelo mundo, ela saiu da exclusividade dos doces (com açúcar, aonde ela realmente se transformava em uma bomba calórica) e é hoje em dia um dos molhos de salada mais consumidos, com apoio da ciência inclusive.

Vamos falar mais dos prós e contras do abacate, o que ele é capaz de fazer por você e quais são seus diferenciais para uma dieta poderosa e cheia de vantagens. Confira!

Como o abacate vai ajudar na sua dieta?

abacate com guacamole

O abacate é uma fruta riquíssima em uma série de nutrientes. De gorduras de vários tipos, vitamina E, ácido fólico, além de um poderoso antioxidante, a glutationa. Com todas essas vantagens, não é difícil de acreditar que as pessoas gostariam de acrescentar o abacate à sua dieta, e uma das maiores vantagens é que ele é um excelente acompanhante, tanto no sabor quanto na questão energética e de saúde, já que estudos indicam que a tendência mexicana de usar o abacate com saladas têm um fundo científico: ele ajuda o seu corpo a absorver diversos dos nutrientes presentes nas saladas.

O abacate é, também, excelente para reconstrução e manutenção de diversas partes do seu corpo: ele ajuda a diminuir o colesterol graças às gorduras insaturadas, ajuda também a manter os seus cabelos mais fortes, mesmo quando ingerido, ajuda a manter o sistema digestivo em dia e também a proteger à visão, graças à vitamina E.

Dessa forma, pode-se considerar o abacate como um complemento inteligente e adequado para a sua dieta, seja no café da manhã como parte de um suco ou vitamina ou ainda durante as refeições, como acompanhamento de saladas e carnes.


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Mais benefícios dessa fruta

abacate benefícios

Abaixo listamos alguns dos incríveis benefícios do abacate, veja:

  •  Gordura encontrada no abacate são responsáveis pela redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, podendo prevenir, portanto doenças cardíacas
  • Age como anti-inflamatório e antienvelhecimento
  • Diminui os níveis de glicose
  • Hidrata a pele e cabelos
  • Controla o hormônio do estresse
  • Ajuda na construção da massa muscular
  • Ajuda melhorar sono
  • Melhora a visão
  • Ajuda a regular a menstruação
  • Inibe o apetite e ajuda no emagrecimento
  • Ajuda no bom funcionamento do organismo
  • Melhora o rendimento nos treinos
  • Ajuda na recuperação muscular
  • Ajuda aumentar os níveis de testosterona que resulta em ganho de massa magra.
  • Ajuda no funcionamento do cérebro

Quais são seus nutrientes?

O abacate é uma fruta conhecida por ser rica em cálcio, potássio, vitamina C, fósforo, manganês, magnésio, lipídios, ferro, cobre, zinco, vitamina E, e vitamina A. Ele também possui uma grande quantidade de fibras  e que é essencial para quem busca saúde e o emagrecimento.

Quais são os riscos do abacate na dieta?

abacate

O abacate, ao ser incluso na dieta, precisa acomodar-se no lugar de outras fontes de gordura e proteínas, já que ele possui um valor calórico relativamente alto. Nesse caso, ele pode, por exemplo, substituir uma manteiga de manhã ou algo similar, evitando assim o acúmulo de calorias maior do que o recomendado pela dieta.

Outra questão é que, em molhos especialmente, por ser um sabor diferente, você pode correr o risco de exagerar nas quantidades de abacate. Cuidado com as porções e com o excesso de tempero (especialmente o excesso de sal se você for fazer molho tipo guacamole, já que ele costuma ser altamente temperado).

Finalmente, cuidado também com a qualidade e o ponto do abacate. Quando ele está extremamente verde, ele fica duro demais e deixá-lo em consistência de creme fica impossível. Já quando ele está maduro demais, ele fica escurecido, o que o torna amargo, já não recomendável para consumo. Se ele oxidou apenas em parte, é possível ainda utilizar o que não está oxidado.

Abacate no cabelo, ajuda?

Como você pôde ver, o abacate é uma fruta super versátil. Além de deliciosa, é uma grande aliada na hora de fazer a dieta. Mas além de nutrir e proporcionar tantos benefícios para o nosso corpo e saúde, essa fruta vem sendo muito utilizada em receitas de beleza. Isso mesmo, se você quer ter cabelos mais iluminados e hidratados que tal investir na máscara de abacate?

Isso porque o abacate tem propriedades tanto hidratantes como antioxidantes, e se você quiser potencializar os efeitos desse tratamento, misture-o com cremes de hidratação ou nutrição.

abacate para hidratação no cabelo

Receita caseira de hidratação de abacate

Ingredientes:

  • 1/2 de abacate amassado
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 4 colheres (sopa) de leite

Modo de preparo:

  1. Misture todos os ingredientes
  2. Aplique em todo o cabelo
  3. Deixe o creme por 30 minutos no cabelo
  4. Enxague até retirar toda a máscara do cabelo.

Geralmente é recomendado fazer de 1 a 2 aplicações por semana, dependendo do seu tipo de cabelo e da sua necessidade. A dica para cabelos mais oleosos é passar a mistura apenas nas pontas de 15 em 15 dias.

Quantas calorias ele possui? Engorda?

O Abacate manteiga é o tipo da fruta preferida dos brasileiros. Uma porção de 100g tem cerca de 166 kcal.  Esse é o tipo mais calórico, portanto o seu consumo deve ser feito com moderação.

O abacate margarida é menos calórico, são 45 calorias em uma porção de 100g da fruta. Se você está de olho na silhueta, essa variedade pode ser a melhor opção.


✧ Dica: Leia também o texto sobre noz da índia e descubra seus segredos!


Qual a diferença dele para o avocado?

O avocado é uma espécie de abacate altamente nutritivo. Ele ainda é pouco conhecido pelos brasileiros, mas oferece inúmeros benefícios. Ele se parece muito com o nosso abacate, em sabor, e até em aparência. Porém, sua principal diferença é que o avocado é bem menos calórico, possuindo 10% menos de calorias que o abacate normal.

O avocado também é um pouco menor, mais escuro, sua polpa é mais nutritiva e você vai encontrá-lo um pouco mais caro nos supermercados. Muitas pessoas consideram o avocado, um abacate melhorado.

Pode comer abacate na gravidez?

abacate

A resposta é sim! O abacate pode ser consumido por gestantes  e lactantes. A fruta oferece inúmeros benefícios para as futuras mamães.

Rico em vitaminas do complexo B e ácido fólico, além de ômega 3,6,9, a fruta além de melhorar o funcionamento intestinal, traz saciedade ajudando manter o peso durante a gravidez, reduz o colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico e  melhora a função cognitiva do bebê. No entanto, mesmo com todos esses benefícios, é importante atentar-se as quantidades consumidas.

Afinal, o abacate ajuda mesmo emagrecer?

Ao consumir essa fruta, ela pode aumentar a produção de GH, o nosso hormônio de crescimento, que está intimamente ligado com a formação dos nossos músculos. Por sua vez, os músculos gastam assim mais calorias, proporcionando a perda de peso.

O ideal é consumir o abacate de noite, de 2 a 3 vezes por semana. Respeitando a quantidade de 100g em cada refeição. Para perda de peso, combine a fruta com ingredientes leves e menos calóricos, se possível sozinho.

Aproveite e faça do abacate seu mais novo aliado em busca de uma saúde mais potente e uma dieta mais saborosa!

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