Ultrassom morfológico: O que mostra e quando fazer

Ultrassom morfológico: O que mostra e quando fazer

Todas sabemos que uma das coisas mais deliciosas da gravidez é poder acompanhar o crescimento do seu bebê dentro da barriga. Parte fundamental do pré-natal e importantíssimo pra a saúde do bebê e da mãe, o ultrassom é importantíssimo para identificar a saúde do bebê, e o Ultrassom morfológico é um dos exames mais completos em relação a isso.

Vamos falar mais do ultrassom morfológico, dar mais informações de porque ele é tão importante e quais são as informações que ele é capaz de revelar, além de outras informações indispensáveis para você.

Quando fazer e o que você vai ver?

O ultrassom morfológico é, geralmente, recomendado a partir do segundo trimestre do bebê, onde já existem mais detalhes para serem verificados e ainda mais detalhes que o médico pode checar por meio desse detalhado exame.

O ultrassom morfológico traz as imagens de forma um tanto diferente de outros exames, já que ele mostra toda a ossatura do bebê em branco, os tecidos em tons de marrom, quase sépia, e os líquidos são todos representados em preto.

Dessa forma, o ultrasonografista é capaz de identificar detalhes fundamentais de saúde do seu bebê, e você pode ter. Se tiver sorte o primeiro vislumbre do rosto do seu bebê.

Algumas das medidas que são feitas durante o ultrassom Morfológico são:

Formato e estrutura do cérebro: com essa medida é possível diagnosticar problemas de formação cerebral, como microcefalia, que infelizmente se tornou mais comum devido ao Zika vírus.

Formato do rosto e boca: para verificar a ocorrência de fenda palatina (lábio leporino). É um defeito incomum e de fácil constatação por meio do ultrassom morfológico.

A formação e cobertura da coluna por pele e carne: já que o final dela (chamado de cóccix) pode ter um pequeno desvio.

Órgãos internos: o coração, rins, e estômago do bebê já estão em formação, sendo possível, por meio do exame, checar se está tudo bem formado e funcional. Com a urina indo dos rins para a bexiga.

Cordão umbilical e veias da mãe: Ao contrário do que se dizia, não existe problema algum no bebê estar enrolado no cordão umbilical, além, é claro, das veias de comunicação entre a mãe e o bebê, precisam ser muito bem checadas, e ver o risco de hipertensão no momento do parto.

Outros detalhes a respeito do ultrassom morfológico

Com o ultrassom morfológico você se prepara e se previne em relação a uma série de problemas e doenças que seu bebê pode ter, sedo a melhor forma de ajudar os médicos a saberem qual o risco do seu parto.

É também uma forma extremamente eficiente de verificar problemas causados por doenças, que se torna indispensável com a epidemia de Zika vírus que anda assolando o país.

Outro detalhe importante com o ultrassom morfológico e a possibilidade de verificar outros detalhes, como quantidade de líquido amniótico e posicionamento da placenta dentro do útero, que pode facilitar ou dificultar o parto.

Tente conversar com o ultrasonografista ou com o médico durante o exame e pergunte tudo, inclusive sobre o sexo, se quiser, e viva essa parte deliciosa da gravidez.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment