Umbigo de recém-nascido: Dúvidas e dicas de limpeza diária!

Umbigo de recém-nascido: Dúvidas e dicas de limpeza diária!

É mãe de primeira viagem e não sabe a higienização correta do umbigo de recém-nascido? Inflamou e não sabe como proceder? Essas e outras dúvidas esclareceremos aqui!

Umbigo de recém-nascido

As mães de primeira viagem têm sempre receios e dúvidas quanto aos cuidados para com o umbigo do neném que ainda não caiu. Muitas ficam com medo de machucarem seus bebês durante a limpeza e também não sabem os métodos e produtos que devem ser usados para isso.

O cordão umbilical é o que liga a mãe com o bebê na placenta. Pelo cordão chega o alimento do feto e também o oxigênio para que respire, cresça e se desenvolva perfeitamente. Ao nascer, imediatamente esse cordão umbilical é cortado e assim o bebê é separado fisicamente da mãe. A partir daí ele já começa a respirar pelo próprio pulmão e irá se alimentar pela boca com o leite materno.

Um pedaço pequeno do cordão umbilical fica no bebê. Esse pedaço do cordão umbilical se chama coto, que deve ser cuidado minuciosamente todos os dias até que ele seque, cicatrize perfeitamente e “caia”. Ou seja, o coto umbilical irá se soltar naturalmente do umbigo do bebê quando estiver cicatrizado.

Em alguns casos o coto por falta de higienização adequada poderá acarretar alguma infecção, Nestes casos é necessário que a mãe fique atenta para poder tratar o mais breve possível da infecção do umbigo.

Umbigo de recém-nascido

Como limpar o umbigo de recém-nascido?

Muitas mães têm medo e receio na hora da higienização do cordão umbilical de recém-nascido. Isso porque acham que ele pode sentir dor e agonia. É importante saber que o coto umbilical não contém terminações nervosas, ou seja, o bebê não vai sentir nem dor nem desconforto quando você estiver limpando, secando ou mexendo no cordão umbilical. Pode limpar com tranquilidade que o bebê não está sentindo nada.

As mães também afirmam que na hora de limpar o umbigo do bebê eles choram muito como se estivessem sentido dores. Na verdade o que acontece é que quando se passa o álcool 70 para a limpeza, a região do umbigo fica gelado e molhado. O bebê sente apenas isso, o desconforto da sensação gelada do álcool na pele.

Os médicos e pediatras recomendam a limpeza do coto umbilical diária, pelo menos 3 vezes por dia. É uma limpeza com álcool 70, usando algodão ou gaze esterilizada. O mais recomendado mesmo é que você efetue a limpeza do cordão umbilical antes de trocar a fralda do recém-nascido, para que não o contamine com as fezes na fralda.

É importante também ressaltar que nem a fralda nem uma roupinha deve deixar o coto umbilical abafado e sem arejamento necessário. Uma parte do corpo delicada que precisa cicatrizar deve se manter arejada. O abafamento pode causar infecções.

Quanto tempo demora para o umbigo cair?

Depois do nascimento do bebê e do cuidado intensivo da mãe e pai na limpeza adequada do cordão umbilical, sem nenhuma complicação ou infecção, o prazo comum é de 7 dias.

Não se preocupe se nos primeiros dias sair alguma secreção escura na limpeza ou um pouco de sangue, é normal. Basta que você limpe e remova esses resíduos.

Logo após o momento que o umbigo de recém-nascido cair haverá outra cicatrização, a parte onde caiu. É comum também pequenos sangramentos nessa região até que ocorra a cicatrização completa. Está cicatrização demora também em torno de 7 ou 10 dias, depois que o coto cai.

Umbigo de recém-nascido

O que fazer se houver infecção na área?

Observe sempre ao fazer a higienização. Caso a área esteja avermelhada em volta, com pus ou outra secreção, procure um pediatra que irá lhe dar todas as indicações corretas para o caso específico.

E se o umbigo não cair?

Se já se passaram 15 dias e o umbigo não caiu, é bom que você faça uma visita ao pediatra do bebê. Assim ele irá examinar e ver se está acontecendo algo. Importante dizer que na maioria das vezes não é nada demais. Cada criança é de um jeito e o organismo reage de uma maneira. Em alguns casos o umbigo pode cair com 4 dias e em outros casos com 36.

Passe sempre o álcool 70 na base do umbigo para que seque bem e caia logo. Caso passem 40 dias, o bebê deve ser levado em um consultório onde será retirado o umbigo com um mini procedimento cirúrgico, mas nada grave.

Para qualquer complicação da saúde do seu bebê, dúvidas de como cuidar, quais medicamentos usar, tenha um pediatra disponível para que você possa sanar suas dúvidas e cuidar do seu neném adequadamente. Nunca, em hipótese nenhuma, medique o seu bebê por conta própria.

E se o umbigo estufar?

Isso acontece com alguns bebês e é normal. Geralmente se o bebe chora muito ou faz muita força parar evacuar, forma-se uma hérnia no umbigo que dá o aspecto de estufado. Não se preocupe que com o tempo a hérnia sumirá.

Esperamos que tenham gostado das dicas de hoje.

Até a próxima!

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

One thought on “Umbigo de recém-nascido: Dúvidas e dicas de limpeza diária!

Post Comment