Parto domiciliar: O que é? Como funciona? É seguro?

Parto domiciliar: O que é? Como funciona? É seguro?

O parto domiciliar é desejo de muitos casais, mas ainda é visto com maus olhos pela sociedade, o que faz com que eles optem por não divulgar. Isto é ruim, pois, desencoraja muitas famílias a terem esse tipo de parto que uma forma natural de parir.

O que é?

O parto domiciliar é aquele que a gestante opta por ter o filho em sua própria casa. Elas são assistidas por obstetras e tem todo o apoio da equipe médica presente, do marido/namorado/parceiro e de quem elas julgarem importante para aquele momento.

Quem pode fazer?

Primeiramente, a mãe deve estar em dia com seus exames pré-natais e com a saúde boa, pois, partos em casa são considerados de baixo-risco, ou seja, não é preciso de intervenções como a indução ou contração por aparelhos para que o bebê nasça.

Este parto não é para todas as gestantes, pois é preciso que as que decidem pelo parto domiciliar estejam com a saúde boa e entendem que sua casa é o melhor lugar para seu bebê nascer, não por ser “modinha”, uma vez que requer de cuidados especiais.

O parto domiciliar é seguro?

Ainda sendo pouco divulgado, o parto em casa é seguro sim e já é realidade em muitos países como a Holanda, onde 40% dos partos são em casa e em diversas cidades no Brasil.

O que o casal precisa ter em casa para o parto?

Lençóis limpos e descartáveis, sacos para lixo, toalhas limpas, balde de lixo, banheira ou piscina inflável caso a gestante queria o parto na água, aquecedor se estiver muito frio, água e alimentos leves para ela se alimentar durante o processo.

Quem faz o parto?

Geralmente a equipe é formada por obstetras e enfermeiras mulheres, os médicos nem sempre fazem este tipo de parto e ficam mais de apoio da equipe.

É usada algum tipo de anestesia?

Não, nenhum medicamento é usado tampouco procedimentos de hospital. É tudo feito de forma natural, no tempo da gestante.

Se houver complicações, como proceder?

Se o parto não estiver ocorrendo de forma tranquila para a gestante, ela é levada à maternidade, mas é bom frisar que ela tem o direito de querer tentar mais um pouco.

O parto domiciliar é um parto humanizado?

Sim. É o parto na qual a mulher tem o poder da decisão. É ela quem escolhe o lugar, as pessoas que estarão presentes e o modo como vai funcionar o trabalho de parto, se andando pela casa, somente na água, quais posições achar mais confortável para ela e para o bebê.

O que o casal precisa saber?

É importante que o casal leia bastante sobre este tipo de parto, para terem uma noção de possíveis complicações, do que é necessário ter em casa, o ambiente perfeito para este momento, além de ter a certeza que esta é a melhor decisão para o nascimento. E essa pesquisa vem desse o início da gestação, com acompanhamento médico que pode indicar livros, palestras, tudo a respeito do parto para que o casal esteja preparado para o momento.

Como funciona o parto?

Assim que equipe chega, prepara-se o local do parto e deixa a gestante à vontade. Cada contração, cada movimento é assistido e avaliado, para saber se está tudo ocorrendo bem. O local onde o bebê ficará também estará pronto, bem como o do repouso de mãe e filho pós parto.

Quando o bebê começa a nascer, é o momento que a mãe sente mais, não pela dor, mas pelo fato de ser natural e ela poder sentir o filha saindo dela e poder segurá-lo em seguida. O cordão também não é cortado imediatamente, somente depois que para de pulsar, para que a conexão não seja interrompida abruptamente.

Depois que saiu do ventre, eles vão para cama para a primeira amamentação, que é fundamental para ambos, depois o bebê é examinado, limpo, pesado, vestido e entregue novamente à mãe.

A mãe se alimenta, pois é um processo cansativo, e descansa junto ao recém-nascido na cama, junto às pessoas que ela quis que estivessem presentes e, enquanto isso, a equipe se encarrega de deixar o local do parto limpo.

“A mulher que opta pelo parto domiciliar, eterniza o nascimento do filho não só em sua memória, mas em sua própria casa”.

Confira este vídeo para saber como funciona um parto domiciliar:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

 

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment