Você já deve ter se deparado em algum momento com fotos de marcas roxas e hematomas redondos nas costas de algumas celebridades e atletas, não é mesmo? Essa prática no primeiro momento parece assustadora, mas não se preocupe. Essa é apenas uma técnica antiga, uma terapia alternativa, que consiste basicamente em colocar ventosas nas suas costas ou na pele, criando uma sucção que ativa a circulação sanguínea e propicia uma série de benefícios.
No entanto, a técnica de facial cupping é muito mais amena do que a realizada no corpo, e não é atoa que famosos como Michael Phelps,Jennifer Aniston, Gwyneth Paltrow e Kim Kardashian têm recorrido à essa prática em busca de uma pele mais saudável, jovem e brilhante.
Mas será que essa técnica é realmente eficaz? O que tem levado nadadores e celebridades à aderi-la? Curiosa para saber se ela realmente funciona? Contamos tudo para você no artigo a seguir. Confira!
Contents
- 1 O que é facial cupping?
- 2 Como essa técnica funciona?
- 3 Qual a diferença entre body cupping e facial cupping?
- 4 Quais são os benefícios do facial cupping?
- 5 Essa prática pode deixar marcas escuras e hematomas?
- 6 Quais são os cuidados após o procedimento?
- 7 Posso fazer o facial cupping em casa?
- 8 Essa técnica é segura? Tem riscos e contraindicações?
- 9 Afinal, facial cupping realmente funciona?
O que é facial cupping?
Cupping é uma antiga prática chinesa de cura alternativa, que consiste basicamente na utilização de ventosas (pequenos copos feitos de silicone, acrílico ou outros materiais), que em contato com a pele estimulam o músculo e proporcionam alguns benefícios. Essa prática é feita tanto no corpo, quanto no rosto.
Atletas geralmente recorrem à ela em busca de benefícios como o alivio da dor e tensão, redução de inflamações, melhora do fluxo sanguíneo, e regeneração celular. Além de um maior relaxamento do músculo e bem estar.
O facial cupping segue esse mesmo princípio, porém, ele é mais suave que a técnica feita no corpo. Seus benefícios são realmente incríveis e tendem a reduzir o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Veja mais sobre ela no vídeo abaixo:
Como essa técnica funciona?
A prática de cupping facial é bem simples e não deixa marcas como o procedimento realizado no corpo. Isso porque diferentemente de como ocorre no body cupping, as ventosas não ficam paradas na pele, mas ainda sim, realizam massagens no músculo, fazendo com que a sucção ative a circulação sanguínea, massageando a pele, relaxando o músculo do rosto e proporcionando o rejuvenescimento.
Os próprios efeitos dessa sucção faz com que o sangue seja puxado para a área da pele por baixo do copo, fazendo com que o tecido promova a formação de novos vasos sanguíneos. Esse procedimento também estimula o sistema linfático, reduzindo as inflamações da pele.
Uma sessão de facial cupping geralmente dura cerca de meia hora. Antes de começar o procedimento, o profissional responsável irá limpar completamente sua pele, aplicar óleos terapêuticos no rosto, pescoço e na região peitoral, massageando.
Após realizar a limpeza do local, o profissional:
- Coloca a ventosa de cabeça para baixo no rosto
- A sucção criada pela ventosa cria um vácuo e levanta os tecidos do rosto
- O especialista move a ventosa massageando o local.
Pronto! Logo você sentirá os efeitos incríveis na sua pele do rosto.
Dica: Manchas na pele, o que fazer? Veja seus significados e os tratamentos indicados!
Qual a diferença entre body cupping e facial cupping?
A principal diferença entre a técnica de body cupping e facial cupping é que no segundo as ventosas utilizadas no procedimento não ficam estáticas. Ou seja, elas se movimentam, estimulando o sangue ao redor do rosto e drenando as toxinas existentes. O procedimento é muito mais suave nesse caso, e não deixa marcas. A ventosa utilizada na técnica facial também é menor.
No body cupping ,por sua vez, as ventosas ficam paradas criando marcas escuras essenciais para a cura.
Quais são os benefícios do facial cupping?
Abaixo listamos alguns dos tantos benefícios dessa técnica.
- Pele mais iluminada, bonita e suave.
- A pele absorve melhor os cosméticos
- Aumenta a circulação sanguínea
- Fortalece a pele
- Fortalece os tecidos conjuntivos
- Relaxa a tensão muscular
- Estimula a produção de colágeno
- Minimiza a aparência de cicatrizes, rugas,e linhas de expressão
- Regula a produção do óleo natural da pele
- Melhora a entrega e absorção de nutrientes
- Diminui os inchaços do rosto
- Tonifica a pele do queixo e pescoço
- Massagem rejuvenesce os tecidos faciais pois recebem mais oxigênio.
- Ajuda acabar com as olheiras
- Pode melhorar sintomas de rinite e sinusite
- Pele mais jovem.
Conheça também os benefícios incríveis do ácido hialurônico e porque usá-lo no seu rosto!
Essa prática pode deixar marcas escuras e hematomas?
Não se preocupe, a técnica de facial cupping não vai deixar marcas e hematomas. No entanto, se a ventosa continuar por muito tempo no mesmo local, elas podem aparecer. Certifique-se de manter os copinhos em movimento.
Quais são os cuidados após o procedimento?
É recomendado que você beba bastante água após o procedimento para ajudar a drenar o excesso de toxinas. E evitar o consumo de cafeína, álcool e alimentos gordurosos e ricos em sódio.
Posso fazer o facial cupping em casa?
É extremamente importante e recomendado que você realize a técnica do facial cupping apenas com um especialista e profissional da área. Até porque ele saberá garantir a melhor técnica para ser seguida.
No entanto, você pode sim experimentá-la na sua casa, através de kits faciais de ventosas.
Para fazer o procedimento na comodidade da sua casa, siga algumas instruções:
- Pratique os movimentos primeiramente nas suas pernas e braços antes de ir ao rosto, para entender quanto de pressão você precisa aplicar na sua pele para realizar os movimentos no rosto.
- Certifique-se que sua pele esteja bem higienizada antes de iniciar o tratamento facial
- Aplique no rosto óleo de jojoba, ou outro da sua preferência. Ele vai ajudar diminuir os riscos de hematomas.
- Massageie a pele suavemente até espalhar o óleo em todo rosto e pescoço
- Pegue a ventosa, pressione-a e coloque-a no seu rosto até criar um vácuo
- Comece aplicando uma ventosa pequena no queixo e ao redor da boca. Deixe-o parado por alguns segundos e depois suba para uma nova área. Faça sempre os movimentos do centro do rosto para fora.
- Use ventosas maiores para massagear a testa, mandíbula e suas bochechas.
- um pouco de água morna para reabrir os poros.
- O tempo recomendado para tais movimentos varia de 5 a 10 minutos.
Faça esse procedimento de 2 a 3 vezes por semana e aproveite seus os benefícios. Lembrando que é normal vermelhidão e irritação depois do procedimento. Normalmente esses sintomas desaparecem em algumas horas.
Essa técnica é segura? Tem riscos e contraindicações?
O procedimento de facial cupping é considerado um tratamento completamente seguro. Porém, é possível experimentar alguns riscos e efeitos colaterais como: Náusea,torturas, e transpirações.
Evite fazer a técnica em peles com machucados, inflamadas, com lesões cutâneas, rachadas ou com algum tipo de alergia.
Como fazer limpeza de pele em casa? Clique aqui e veja o artigo completo sobre o assunto!
Afinal, facial cupping realmente funciona?
A técnica facial cupping é uma excelente maneira de aumentar o brilho da sua pele, torná-la muito mais saudável, bonita e livre de rugas e linhas de expressões que prejudicam a autoestima.
Como mencionamos acima, essa técnica tem sido muito procurada por celebridades que desejam desfilar uma pele muito mais jovem e iluminada. Então vale a pena sim, e seus resultados podem ser de fato surpreendentes.
Ficou com alguma dúvida sobre esse tratamento facial que está sendo um sucesso? Então deixe sua pergunta nos comentário que vamos adorar respondê-la! Lembre-se também, de compartilhar esse artigo com suas amigas em suas redes sociais