Amido de milho: como é feito e usos inesperados

Amido de milho: como é feito e usos inesperados

O amido de milho, comumente conhecido por maisena por causa da marca, hoje comercializada pela Unilever, é um daqueles alimentos que pode ser usado em uma infinidade de coisas. Dos seus usos na indústria de alimentos ao culinário, o amido de milho tem um papel importante na nossa alimentação e ainda pode cumprir papéis diferenciados em outros momentos.

Vamos falar sobre como ele é produzido, quais são seus principais usos dentro da culinária e outros usos diferenciados.

O que é o amido de milho?

O amido de milho é uma farinha feita do milho, onde os grãos são molhados e então é retirada a casca e o pequeno broto que toda a semente tem. O restante, que seria usado pelo embrião para se desenvolver inicialmente, é seco e então se transforma na farinha branca e altamente absorvente que conhecemos.

Quando falamos na indústria de alimentos, o amido de milho é usado em uma infinidade de produto, desde doces até cereais de milho, por sua capacidade de ser usado como espessante e, quando usado na quantidade certa, não deixa um gosto muito forte.

Além deste uso como ingrediente secundário é usado na culinária como ingrediente espessante de mingaus e caldos, além de ser também ingrediente principal de biscoitos e massas em geral, por combinar muito bem com a farinha de trigo e ajudar estes produtos a conseguirem crocância.

Usos alternativos do Amido de milho

Além dos tradicionais usos culinários, descobriu-se outros usos para o amido de milho na vida doméstica que farão com que economize com outros produtos e resolva pequenas emergências em geral:

Problemas com oleosidade:

Está com o cabelo oleoso, mas não vai conseguir lavá-lo? Polvilhe um pouco de amido de milho no couro cabeludo antes de pentear, pois ele absorverá toda a oleosidade do cabelo. Lembre-se de pentear muito bem depois disso, retirando todo o amido. Pode ser feito da mesma forma com o pelo dos animais, quando não for possível dar banho,.

Limpar manchas de carpete:

Manchas oleosas como óleo e graxa saem facilmente com o amido de milho, já que a sua capacidade de absorver este tipo de líquido é especialmente poderosa. Você polvilha em cima da mancha fresca de deixa agir até que o amido de milho se torne uma pasta úmida. Pode ser usado também em roupas e com outras manchas, como sangue. Em caso de manchas secas, prepare uma pasta de amido de milho com água ou leite, dependendo do tipo de mancha e aplique da mesma forma.

Aliviar queimadura e picadas de insetos:

Especialmente eficiente para aliviar aquelas queimaduras que, além de doer, coçam devido à cicatrização da pele, a pasta de água com amido de milho faz com que o lugar fique hidratado e fresco, diminuindo as sensações ruins em geral e ajudando a cicatrização mais rápida.

Polimento de móveis e pratarias:

Com a famosa pasta de amido de milho e água, podemos também polir pratarias. Use-a como o limpa prata comum, ela dará brilho novo aos seus objetos de prata. No caso dos móveis, você vai usar o amido de milho seco para tirar aquelas manchas resistentes que insistem em ficar nos móveis.

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment