TPM: Saiba o que significa e quando ela começa na vida mulher!

TPM: Saiba o que significa e quando ela começa na vida mulher!

TPM é uma sigla que faz parte da vida de todas as mulheres e quando ela chega dá um trabalho que chateia a vida de muita gente, inclusive de quem não é mulher. Apesar de ser algo comum e frequente, existem ainda várias dúvidas a respeito da TPM.

Nos tópicos a seguir você vai ter a resposta para todas essas perguntas que ainda circulam na sua cabeça. O que significa a sigla TPM? Quando ela ocorre? Por quanto tempo dura? A partir de que idade ela ocorre? Confira!

O que significa TPM?

TPM é a sigla para Tensão Pré-Menstrual. Esse termo foi inventado popularmente para definir as mudanças hormonais, físicas e psicológicas que ocorrem na mulher alguns dias antes dela menstruar.

Essa tensão é muito comum, ocorre em praticamente todas as mulheres e precisa ser tratada com mais tranquilidade e também normalidade.

Ocorre quantos dias antes da menstruação?

A TPM não é uma certeza, um cálculo exato matemático, algumas mulheres têm mais, outras têm menos e outra sequer sentem sintoma algum dessa tensão. Por isso, não existe uma data exata para definir quando começa a TPM.

Ela pode ocorrer 3, 5, 7 dias antes da menstruação. Tudo depende de como o seu corpo e a sua mente vai agir e a partir de que momento com essa mudança hormonal que ocorre mensalmente com o corpo da mulher.

cólica TPM

Quais as causas da TPM?

A causa da TPM é a menstruação. Não existe outro motivo para ela existir. A menstruação é uma confusão hormonal no corpo da mulher que interfere em todos os sentimentos, sensações, pensamentos e atitudes dela. Os hormônios têm essa influência no corpo.

Com isso, pode ser sentida de diversas formas, ter variados sintomas, mas a causa é uma só que a chegada da menstruação.

Quais os sintomas?

Como já foi dito, cada mulher, cada corpo reage de um jeito e os hormônios fazem uma verdadeira bagunça. Tem mulheres que ficam mais tristes, outras mais raivosas, outras subindo pelas paredes e algumas, com as três coisas juntas, misturadas e por aí vai.

Difere muito de mulher para a mulher, mas os sentimentos mais comuns são esses descritos acima. Normalmente, na fase inicial, a mulher sente mais tesão, depois ela passa pelos períodos de tristeza e de raiva intensa, até que a menstruação chega e tudo isso passa.

Durante o período também podem ocorrer outros tipos de sintomas como febre, cansaço excessivo, dor de cabeça e outros.

A TPM começa com quantos anos?

A TPM só existe, porque a menstruação existe. Então, meninas que não menstruam não tem TPM. E nem todas que menstruam tem TPM.

Não existe uma idade certa, já que cada garota menstrua em uma época diferente. É a partir daí que ela pode ter ou não ter a TPM.

TPM mulher

Como aliviar?

Uma forma bem comum de aliviar o a TPM é tomar anticoncepcional. Esse remédio funciona como um regulador de hormônios e ajuda também nessas mudanças pré-menstruais que deixam a mulher com sentimentos e sensações estranhas.

Porém, os anticoncepcionais só devem ser tomados com indicação e acompanhamento médico. Não faça o uso por conta própria, porque é um remédio forte, que pode trazer perigos para o corpo da mulher, como a trombose, por exemplo.

Existem outros elementos mais naturais que também ajudam o corpo a liberar hormônios que dão maior sensação de prazer e de calma. Praticar exercícios físicos e comer chocolate são algumas possibilidades.

Alimentos como chá de camomila, banana, castanhas, laranja, brócolis, aveia, são essenciais para ajudar no alívio da TPM.

Existe tratamento para TPM?

Existem alguns casos mais extrema, que a mulher praticamente não consegue viver direito por conta dos efeitos da mistura de hormônios dentro do corpo dela. Com essa situação, o médico, normalmente, indica o uso de algum anticoncepcional que alivie os sintomas e faça com que a mulher tenha uma vida mais normal durante esse período de tempo.

Quais medicamentos são indicados?

Além dos hormônios anticoncepcionais, outros medicamentos podem ser usados, como inibidores de serotonina e anti-inflamatórios não esteroides para o caso de algum sintoma físico, como dor, cólica, febre, etc.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito da TPM, de como ele funciona e outras informações, deixe o seu comentário aqui embaixo!

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment