Terçol. Causas, tratamentos e prevenção.

Terçol. Causas, tratamentos e prevenção.

O terçol é uma inflamação e glândulas das pálpebras que, apesar de pouco grave como doença em si, impossibilita o contato social com outras pessoas devido à dificuldade de enxergar e a seu efeito antiestético, além da possibilidade de transmissão.

A infecção, muita vezes causada pelas bactérias estreptococo ou estafilococo, ocorre de forma que pode se manter interna ou externa na glândula sebácea Zeiss e Mol.

Vamos falar como ela ocorre, qual sua evolução, como identificar um terçol e quais as consequências desta pequena infecção, tão comum na nossa pós-modernidade.

Como identificar o terçol?

O terçol começa como uma pequena bolinha avermelhada, um pouco dolorida, e dá a impressão de uma dificuldade de visão, como um cisco no olho que não se consegue retirar, geralmente acompanhado com um pouco de coceira, que apenas piora a situação, por poder transmitir as bactérias de um olho para o outro, ou inclusive para outras pessoas.

Outra característica do terçol é o aumento da temperatura no local, devido à infecção. Os olhos também produzem mais secreção lacrimal, que toma uma consistência mais pastosa no geral.

De dois a três dias depois do aparecimento dos primeiros sintomas, o quadro já se instala totalmente. É importante quando existir uma situação de terçol que durar mais do que 5 dias um médico seja procurado, pois existe uma doença, de consequências muito mais graves, inclusive para a visão, chama calázio, que é constantemente confundida com o terçol.

Caso estejamos falando de uma pessoa idosa ou com o sistema imunológico muito prejudicado, pode ser possível que o terçol demore mais para ser curado, o que pode fazer com que a infecção se espalhe mais e cause mais problemas.

Como tratar o terçol e cuidados

O terçol deve ser tratado, antes de tudo, com colírios e pomadas com antibióticos, além da compressa quente e úmida, que vai ajudar seu corpo a combater as bactérias de forma mais eficiente. Caso exista a dificuldade de um sistema imunológico fragilizado por doenças ou pela idade, é possível usar um coquetel de antibióticos para oferecer uma garantia maior de cura total do terçol.

As compressas podem ser feitas de soro fisiológico, água boricada e é necessário lavar a área, preferencialmente com produtos de ph neutro, para coseguir equilibrar o PH da pele, que tem relação com o terçol.

Enquanto a infecção ainda estiver muito ativa, é importante evitar contato externo ao máximo possível, pois as bactérias da sua inflamação podem atingir outras pessoas, especialmente se você coçar os olhos e tocar outra pessoa sem a devida higiene.

De forma muito similar, por exemplo, ao entupimento de um poro por excesso de oleosidade da pele, que ocasiona uma espinha, o terçol também pode ter relacionamento com este tipo de situação. Então, manter a pele do rosto saudável também vai ajudar a evitar o terçol. Outro cuidado que pode ajudar a diminuir a incidência de terçol é não levar a mão suja aos olhos, pois você pode estar levando as bactérias exatamente para onde elas desejam estar.

Com todas estas dicas, é mais fácil identificar corretamente o terçol e quais as melhores atitudes a serem tomadas em relação a ele.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment