Rinoplastia: Como é feita? Como é a anestesia? Como é o pós operatório? Rinoplastia estruturada

Rinoplastia: Como é feita? Como é a anestesia? Como é o pós operatório? Rinoplastia estruturada

Sabemos que a insatisfação com o corpo da mulher muitas vezes pode incomodá-la e fazer com que olhar no espelho seja uma experiência desagradável. Para corrigir este tipo de situação é possível fazer uma rinoplastia.

A rinoplastia tem suas vantagens e desvantagens, pode ser usada também em associação com outros procedimentos, com fundo de saúde. Apesar de parecer um procedimento simples, tem seus riscos e em todos os caso exige que você tenha conhecimento dos riscos e pesquise bastante antes de decidir pela cirurgia.

Neste artigo vamos falar sobre como é o procedimento, indicações, anestesia, pós operatório e muito mais. Continue lendo e tire suas dúvidas!

Como funciona a cirurgia? Como é feita?

A rinoplastia é uma cirurgia, basicamente estética, para pessoas que não estão satisfeitas com o formato do nariz, podendo corrigir também acidentes e problemas devido a um trauma no nariz.

Em alguns casos, como pessoas que possuem problemas com a carne esponjosa do nariz, que pode apresentar uma série de problemas e aumentar a incidência de rinite e de outras alergias relacionadas e qualquer tipo de imperfeição nas narinas que dificulte a respiração.

Algo interessante sobre isto é que algumas vezes é necessário fraturar o osso nasal por má cicatrização de uma lesão ou para que a raspagem do osso colabore com o processo de afinação do nariz.

Outra curiosidade, que poucas pessoas sabem, é que também é possível aumentar o nariz, já que muitas pessoas não o querem diminuir, e sim aumentá-lo. Neste caso, é possível fazer a rinoplastia com transferência de cartilagem e, em casos mais específicos, com próteses.

Existem dois tipos principais de rinoplastia, a aberta e a fechada. Na aberta, são feitas incisões internas na base das narinas e uma na base do nariz (entre as narinas). Na interna, existem somente as incisões nas narinas. Usa-se mais a externa quando a necessidade é alterar a ponta do nariz.

Tempo de cirurgia e anestesia

rinoplastia anestesia

A cirurgia de rinoplastia é considerada rápida, e dura até três horas e meia. A anestesia geral é a mais indicada, visando maior segurança do paciente.

Após a cirurgia é necessário ficar internada entre 12 e 24 após o procedimento, e após esse período o paciente poderá receber alta.

Pós-operatório da rinoplastia e outros detalhes

A rinoplastia, como qualquer cirurgia, tem uma série de problemas, tem seus riscos e, dependendo do tipo de cirurgia feita, a pessoa pode precisar de respirador artificial durante o procedimento.

Além disso, é altamente recomendado que você faça a rinoplastia em um momento de férias do trabalho, pois a recuperação é de cerca de 15 dias, onde podem acontecer sangramentos e dificuldade para respirar, que cessarão em cerca de um mês, no máximo. Ao invés do antigo gesso, é usado um plástico que segura o nariz, por cerca de 7 dias. Recomenda-se também repouso absoluto por 7 dias e moderado durante 15 dias, onde se pode voltar ao trabalho normalmente.

Quando verei o resultado final?

O resultado final da rinoplastia é visível a partir de seis meses após a cirurgia, e por isso é preciso que você tenha calma para ver como ficará o seu novo nariz. Se o resultado ainda não for o desejado, é possível fazer uma rinoplastia secundária para corrigir problemas pontuais,

A cicatrização costuma ser fácil e a possibilidade de cicatrizes é muito baixa, já que os cortes são muito pequenos e as cicatrizes são em lugares de pouquíssima exposição.

Preço da rinoplastia

A primeira coisa que precisa ficar claro é que o valor da rinoplastia pode variar de acordo com diversos fatores, como a cidade em que você mora, a técnica utilizada, e até mesmo se você está fazendo com um médico mais renomado.

Mas de forma de geral uma rinoplastia custa a partir de 8 mil reais, podendo chegar até 19, 20 mil reais, a variar de acordo com o fatores que listamos no parágrafo anterior.

Também é importante falar que você nunca deve escolher um médico pelo preço, já que este não é o item mais importante em uma cirurgia. Verifique se o médico é confiável, quais são suas referências, hospital que você será operada, e muito mais.


Veja também:

Abdominoplastia: Como é feita? Qual é o preço? Dá pra fazer pelo SUS? Como é a cicatriz?

Cirurgia Plástica: Tudo que você precisa saber antes de marcar a sua!


Rinoplastia estruturada

rinoplastia estruturada

A rinoplastia estruturada é uma técnica um pouco diferente de cirurgia em que são colocados enxertos de cartilagem no nariz, com o objetivo de reformular, e como o próprio nome sugere, dar estrutura ao esqueleto. Essas cartilagens são retiradas do próprio paciente no septo, costelas ou orelhas.

Esse tipo de rinoplastia é mais comum como cirurgia secundária, que é necessário uma nova intervenção para corrigir problemas da cirurgia anterior.

Outra vantagem é que os seus resultados costumam ser mais consistentes e com menos distorções.

Dá pra fazer pelo SUS?

De forma geral, o Sistema Único de Saúde, o SUS, não faz cirurgias unicamente estéticas, mas algumas pessoas conseguem sim fazer a rinoplastia pela rede pública, sem pagar nada. Geralmente essas cirurgias são mais facilmente aprovadas no caso mais extremos ou aqueles que chegam a atrapalhar a vida e a rotina do paciente. Isso porque o número de cirurgias deste tipo disponíveis no SUS é bastante limitado.

Caso você queira fazer a sua rinoplastia pelo SUS, o primeiro passo é procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa, e marcar uma consulta com um clínico geral. Você irá passar por uma perícia, onde a sua cirurgia poderá ser autorizada ou não.

Veja também um vídeo de um rapaz que conseguiu a rinoplastia pelo SUS:

Rinoplastia masculina

A rinoplastia não é uma cirurgia indicada apenas para mulheres, e apesar de ser minoria, alguns homens também recorrem a esse procedimento para melhorar a aparência do nariz. O procedimento é o mesmo nos dois caso, só que na rinoplastia masculina o médico precisa ser experiente para não deixar o paciente com feições delicadas.

Veja a seguir alguns exemplos de rinoplastia masculina:

rinoplastia masculinarinoplastia masculinarinoplastia masculina

Indicações da rinoplastia

Como falamos anteriormente a rinoplastia é uma cirurgia feita não apenas com fins estéticos, mas também para corrigir outros problemas relacionados a saúde, e principalmente alterações no sistema respiratório.

Para algumas alterações a rinoplastia pode ser indicada, como por exemplo:

Adenoide

A adenoide também é popularmente conhecida como carne esponjosa. Elas são estruturas que atuam na produção de anticorpos e protegem o corpo de microorganismos que podem ser prejudiciais. O problema é que essa estrutura pode aumentar de tamanho e causar problemas respiratórios, obstruindo a passagem de ar pelo nariz, causando roncos ou até mesmo inflamações no ouvido. Neste caso a cirurgia feita é a adenoidectomia, que nada mais é do que a retirada desses tecidos.

Desvio de septo

O desvio de septo é mais uma cirurgia feita no nariz, que tem o objetivo de corrigir a posição do septo, a estrutura que separa das duas narinas. O septo pode estar “fora do lugar” por diversos motivos, como por exemplo um traumatismo, ou um problema que existe desde o nascimento. Essa condição pode causar problemas relacionados ao sono, a respiração ou até mesmo dores de cabeça.

Sinusite

A sinusite é um problema muito comum, mas o que talvez você não saiba é que ela também pode ser corrigida através de cirurgia. O procedimento visa fazer a drenagem de líquidos que se acumulam na face e que podem provocar dores de cabeça, corrimento nasal e até mesmo deixar o rosto inchado.

No caso da cirurgia de sinusite, ela é geralmente associada a outras cirurgias como as que falamos anteriormente.

Em todos os casos anteriores a cirurgia por questões de saúde pode ser também combinada com rinoplastia estética,

Quando for fazer sua rinoplastia, converse com seu cirurgião sobre a melhor forma de alcançar seu objetivo, já que existe uma infinidade de opções para o mesmo procedimento, como você pode ver.

Antes e depois: Veja a rinoplastia das famosas

Muitas famosas já se submeteram a rinoplastia, e embora algumas não confessem que fizeram cirurgia, a diferença é notável. Nas imagens a seguir mostramos o antes e depois de algumas famosas para que vocês vejam a diferente.

rinoplastia das famosas antes e depoisrinoplastia das famosas

antes depois rinoplastia ludmillaantes depois rinoplastia ludmilla

rinoplastia bruna marquezine

rinoplastia famosas

 

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Post Comment