Pasta d’água: Veja como se usa e pra que serve essa pomada tão famosa!

Pasta d’água: Veja como se usa e pra que serve essa pomada tão famosa!

A pasta d’água é um composto muito famoso no Brasil e há bastante tempo. É comum famílias utilizarem dessa pomada para usar nos filhos, principalmente quando vão à praia e abusam do sol.

Porém, apesar de fazer parte da cultura e da sabedoria popular brasileira, a pasta d’água possui outras características e utilidades que poucas pessoas sabem.

Por isso, este texto vai mostrar nos próximos tópicos tudo o que pode ser feito e como pode ser usada a pasta d’água. Confira!

Para que serve a pasta d’água?

A pasta d’água é uma mistura formada, principalmente, por óxido de zinco. Junto dele também tem talco, água de cal, glicerina, carbonato de cálcio e até metilparabeno. Essa mistura forma uma substância farmacológica muito importante.

Essa pomada tem dezenas de utilidades. As mais comuns são para diminuir a ardência de queimaduras, de assaduras, já que é uma pomada antisséptica, cicatrizante e também secativa. Ou seja, ela cicatriza lesões e, ao mesmo tempo, elimina bactérias.

Ela também é usada para acabar com acnes, proteger a pele do sol, da depilação, da oleosidade, além de aliviar dores, irritações e até a coceira da catapora. Ou seja, a pasta d’água é um verdadeiro curinga na hora de cuidar da pele.

Como devo usar?

Da forma mais simples possível, exatamente do jeito que sua mãe, seu pai ou seus avós te ensinaram. É só pegar a pomada e passar no local lesionado, queimado, arranhado, etc.

Passe várias vezes ao dia, pode passar antes de dormir, enfim, quando quiser. Não há problema algum. E também ela pode ser usada em qualquer parte do corpo: rosto, virilha, axilas, glúteos, onde quiser.

Posso passar pasta d’água em queimaduras?

Não só pode, como deve. O uso principal dessa pomada é, exatamente, para aliviar as dores da queimadura e também para fazer com que o processo de cicatrização da pele seja mais rápido.

Isso vale, claro, principalmente, para queimaduras de sol. Se você se queimou de verdade, com fogo ou algo muito quente, primeiro é preciso ir ao médico, fazer todo o tratamento convencional. Ao te mandar de volta para casa, provavelmente, ele vai indicar o uso da pasta d’água para ajudar na sua recuperação.queimadura nas costas

Composição da pasta d’água

Como já foi dito no primeiro tópico, a pasta d’água é, na verdade, um composto com diversos ingredientes que formam essa pomada milagrosa.

Ela tem óxido de zinco, água de cal, talco, glicerina, carbonato de sódio e metilparabeno. Essa mistura forma um composto perfeito para enfrentar as queimaduras, machucados e também assaduras, inclusive em bebês.

Uma ótima solução para as espinhas

Sim. Uma das propriedades da passa d’água é o fato dela ser secativa, isso significa que ela seca espinhas e cravos e manda eles para bem longe do seu rosto. É um dos produtos mais utilizados e indicados para tratamentos mais simples de eliminação de espinhas, principalmente aquelas grandes, enormes, cheias de pus.creme na espinha

A pasta d’água pode provocar alergia?

Qualquer composto químico pode provocar alergia. Por isso, se você nunca usou pasta d’água, a dica é colocar uma quantidade bem pequena no seu braço, esfregar bastante em um círculo pequeno, esperar por 24 horas. Se nada acontecer, é sinal que você não tem nenhum tipo de alergia.

Principalmente, o óxido de zinco pode trazer muitas reações alérgicas a determinadas pessoas. Por isso esse teste é importante, principalmente em bebês e crianças, já que a pasta d’água também é usada nos pequenos.

De qualquer forma sempre procure o médico antes de fazer o uso desse produto. Ainda mais se for em bebês, crianças ou se a mulher que for usar estiver grávida ou amamentando. Em todas essas situações somente o médico pode decidir o que você pode ou não pode usar.

A pasta d’água está na vida das famílias brasileiras há bastante tempo. Sempre ajudando nas queimaduras de sol e nas assaduras dos bebês. Agora você sabe que ela também é boa para espinha e para eliminar fungos e bactérias da sua pele.

Caso tenha gostado dessas dicas sobre o uso e também a respeito das propriedades da pasta d’água, compartilhe este texto nas suas redes sociais com seus amigos!

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment