O que é o Parto Humanizado? Saiba mais aqui

O que é o Parto Humanizado? Saiba mais aqui

O período gestacional pode ser cheio de duvidas e inseguranças, desde a cor da parede do quarto do bebê, passando pelo nome até a escolha de como será feito o parto. Pode parecer simples, e essa pergunta pode até não passar pela mente de alguns pais e mães, mas é um questionamento valido. Será que não vale à pena tentar fazer do parto um processo mais fácil e menos traumático?

Antes de tudo: o parto humanizado não é um “tipo de parto”, mas sim um processo que consiste em fazer desse momento lindo (e difícil) em algo mais natural e instintivo para o ser humano.  Pode ser um choque, mas você sabia que as índias sempre deram a luz de cócoras nas cachoeiras? Pode parecer estranho, mas historiadores afirmam que partos assim eram o usual, e que isso foi modificado há alguns séculos para o processo que conhecemos hoje, que infelizmente, se mostra muito mais dolorido.

Como ocorre um parto humanizado?

Quando se fala em parto humanizado o mais importante é compreender que existem apenas dois protagonistas: a mãe e o bebê. O intuito é criar um ambiente onde a mãe se sinta confortável e que cause a menor quantidade de estresse para o seu filho. É pensando nisso que quando o processo escolhido é o do parto humanizado, que alguns procedimentos, normalmente feitos em hospitais, não são utilizados, como: indução do parto, uso de anestesia, raspagem dos pelos pubianos ou cesariana. A não ser, é claro, que a gestante decida que quer fazer uso de algum desses procedimentos.

O Parto Humanizado é um processo que dura os nove meses da gestação, assim como o parto normal, a mãe deve se preparar e conversar bastante com o seu cuidador, que normalmente é um médico obstetra ou ginecologista. Caso você esteja pensando em escolher esse processo, procure por médicos humanizados, ou seja, profissionais que adotem o parto humanizado.

O cuidador é importante no parto humanizado?

Como já foi dito, o parto humanizado visa auxiliar a mãe e o bebê, por isso é tão importante manter contato com o seu cuidador desde o começo, pois existem alguns cuidados que a mamãe deve receber quando escolhe o parto humanizado. Como por exemplo, tomar conhecimento de exercícios e massagens para estimular o períneo de forma a prepará-lo para à hora do parto, ou tomar consciência da necessidade ou não da anestesia.

Tendo em vista que, ao ter um processo de parto normal, um dos procedimentos é a injeção de um hormônio sintético para imitar a ocitocina no corpo da gestante para induzir o parto, e que é essa ocitocina artificial que torna a dor do parto tão ruim, em um parto humanizado, onde não é feito esse tipo de procedimento, foi constatado que a melhor é capaz de suportar a dor do parto. Principalmente com a ajuda do cuidador que pode oferecer um banho de água quente, massagens e indicar posições corporais que ajudam a diminuir a dor.

Após o nascimento do bebê o primeiro passo, não é ir direto para o exame do pezinho, mas sim para os braços da mãe, para que bebê se acalme e para que o primeiro contato entre mãe e filho seja o mínimo estressante possível, proporcionando assim um melhor estimulo para a amamentação que é um processo que deve ser feito de maneira agradável para conectar mãe e filho.

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment