Óleo de Palma: De onde é extraído? Quais os benefícios? Onde ele pode ser usado?

Óleo de Palma: De onde é extraído? Quais os benefícios? Onde ele pode ser usado?

Alguns produtos naturais são muito procurados atualmente devido a suas propriedades que podem auxiliar em tratamentos medicinais e estéticos, no entanto, em alguns casos é comum que os profissionais da saúde questionem os benefícios desses produtos por não saber se eles podem fazer mal a saúde, como ocorre, por exemplo, com o óleo de palma.

Você já ouviu falar nesse óleo? Sabe para que serve e se faz mal a saúde? Pois então continue conosco e tire todas as suas dúvidas sobre ele a seguir!

Contents

O que é o óleo de palma? De onde é extraído?

óleo de palma

O óleo de palma, também conhecido como óleo de dendê, é um óleo extraído de uma palmeira nativa da África do sul e tem sido consumido há milhares de anos desde a sua vinda para o Brasil no século XVI.

O óleo é hoje o segundo óleo vegetal mais produzido no mundo sendo utilizado de diversas formas devido a grande quantidade de benefícios que pode trazer.

No Brasil, o óleo de palma tornou-se importante principalmente na região do nordeste por fazer parte da popular culinária brasileira, mas é muito utilizado como matéria-prima em cosméticos que proporcionam a regeneração celular e também na produção de combustível.

Para que serve e quais são suas indicações?

O óleo de palma possui diversas utilidades, tendo como uma de suas vantagens não deixar cheiro e manchas e ter ótima absorção no sistema digestivo.

O uso desse produto é excelente para finalidades estética dos cabelos e da pele.

As principais formas de uso são:

Estética

O óleo pode ser usado para a pele em massagens corporais pessoais ou profissionais, desde que seja adicionado em cremes faciais e hidratantes corporais a fim de potencializar os seus benefícios.

Culinária

O óleo pode ser utilizado como substituto da margarina, da manteiga e também do óleo de soja no preparo de bolos, pães, e outras receitas, como acontece na culinária baiana por exemplo, como é o caso do acarajé que é frito no azeite de dendê.

Como usar?

óleo de palma no cabelo

Para utilizar o óleo de palma com a finalidade estética é necessário colocar de 5 a 6 ml do óleo para cada 100 ml de creme capilar sem enxágue aplicando o produto nos cabelos sempre limpos, após utilizar os shampoos convencionais.

Outra forma de utilizar o óleo de palma nos cabelos é aplicando-o diretamente por toda a extensão dos fios, de forma que o óleo penetre a partir do couro cabeludo. Você deverá aplicá-lo e ir massageando, depois deixe agir de 30 minutos a 2 horas e enxágue em seguida.

Você poderá usar o óleo de palma no preparo do feijão, do arroz, de legumes, bolos, saladas e várias outras receitas.

Confira abaixo uma ótima receita para utilizar o óleo de palma no lugar da margarina ou manteiga:

Ingredientes

  • 70 ml de óleo de palma
  • 30 ml de azeite de oliva
  • 30 ml de óleo de gergelim
  • Sal a gosto
  • Ervas frescas, como hortelã, tomilho, manjericão, orégano etc.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que fique uma mistura homogênea, coloque em um pote e leve à geladeira.

Ele ficará com uma consistência pastosa semelhante à manteiga e poderá ser utilizado para comer com pães, biscoitos e torradas, deixando também um toque saboroso em molhos, saladas e sopas.

Benefícios do óleo de palma

óleo de palma benefícios

Alguns dos benefícios que o uso deste óleo poderá te trazer são:

  • Previne o envelhecimento precoce
  • Melhora a saúde da visão
  • Pode auxiliar no emagrecimento
  • Melhora a saúde da pele
  • Ajuda a deixar os cabelos mais bonitos
  • Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares

Porém é importante falar que muitos estudos sugerem que esse óleo não é tão benéfico assim, e alguns estudos já sugeriram inclusive que ele é cancerígeno quando processado em altas temperaturas*. Por esse motivo é necessário ter cautela no seu consumo e não usá-lo em excesso.

Faz mal para saúde?

Uma das maiores dúvidas que surge a respeito do óleo de palma é se ele faz mal a saúde, pois muitas pessoas acreditam que esse óleo pode fazer mal por ele possuir muita gordura saturada, visto que alguns estudos dizem que a gordura saturada em grande quantidade pode trazer alguns problemas para o organismo.

Mas apesar de alguns estudiosos ficarem receosos quanto ao uso deste óleo é possível dizer que ele pode trazer muitos benefícios aos seus usuários por isso é recomendado o seu uso desde que nas quantidades adequadas, que deverão ser repassadas por um médico.

Ainda ficou alguma dúvida sobre esse artigo? Deixe-nos um comentário que assim que for possível nós iremos responder você!

* Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/entenda-a-polemica-envolvendo-a-nutella-e-o-oleo-de-palma-na-europa.ghtml

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment