Óleo de menta: Quais são seus principais benefícios? Como fazer em casa? Confira o passo a passo!

Óleo de menta: Quais são seus principais benefícios? Como fazer em casa? Confira o passo a passo!

O óleo de menta consiste em um óleo essencial extraído da hortelã-pimenta que é muito versátil e que possui uso tópico e oral. Esse óleo possui efeito relaxante e é rico em vitaminas e minerais que são essenciais ao nosso corpo.

Ficou interessado neste óleo? Pois então continue conosco e descubra a seguir tudo o que você precisa saber sobre ele!

Para que serve o óleo de menta?

Esse óleo é muito utilizado para tratamento de saúde, aromatizantes de comidas e bebidas e até mesmo em fragrâncias de cosméticos. É possível encontrá-lo para ser consumido em via oral ou para ser aplicado em forma de pomadas ou cremes.

Ele pode ser indicado para vários tipos de tratamento como dores musculares, dores de cabeça, diarreia, vômitos, náuseas, tosse, resfriados, azia, coceira e etc.

Quais são seus principais benefícios?

O óleo de menta possui vários benefícios incríveis como:

Alivia dores: Como este óleo age como analgésico natural e relaxante muscular ele pode ser excelente para aliviar vários tipos de dores no corpo, como dores musculares, dores de cabeça, dores nas costas e etc.

Para obter este benefício o óleo pode ser inalado ou aplicado através de uma massagem.

  • Combate gripes e resfriados: Por ter a capacidade de abrir as vias respiratórias, este óleo pode ajudar a reduzir os sintomas da gripe e do resfriado. Além do mais, ele possui uma excelente ação descongestionante e expectorante.
  • Ajuda no crescimento capilar: Também não poderíamos deixar de falar da função do óleo de menta para ajudar no crescimento dos cabelos, pois ele possui propriedades que ajudam a tratar os fios danificados, a remover a caspa e para auxiliar que os cabelos cresçam com muito mais facilidade.
  • Repelente natural: Vários insetos não gostam do óleo de menta e por isso ao ser aplicado na sua pele ele irá atuar como um repelente natural fazendo com que estes insetos não se aproximem de você.
  • Diminui o apetite: Também é possível conseguir reduzir o seu apetite, pois esse óleo irá ajudar a aumentar a sensação de saciedade e por isso irá fazer com que você coma menos, o que poderá auxiliar no emagrecimento.
  • Alivia as cólicas dos bebês: Se o seu bebê está com muita cólica, fazer uma massagem com óleo de menta no abdômen dele pode ajudar a aliviar este sintoma sem trazer efeitos colaterais.

O que é o óleo de pracaxi? Para que serve? Clique aqui e saiba mais!

Como usar o óleo de menta?

Existem muitas formas de usar o óleo, como:

Massagem: Misture três gotas do óleo de menta com óleo de oliva e em seguida aplique no local onde você irá fazer a massagem.

Inalação: Para fazer a inalação do óleo, o ideal é que você coloque algumas gotinhas em água fervendo e em seguida coloque uma toalha na cabeça para inalar todo o vapor do recipiente.

No umidificador: Também é possível usar o óleo no umidificador, para isso você deve apenas acrescentar algumas gotinhas do óleo na água que vai no umidificador, assim você terá excelentes benefícios durante um período prolongado.

Leia também como usar o óleo de buriti e como ele pode te ajudar!

Como devo tomar o óleo?

A forma de tomar o óleo poderá variar conforme o benefício que você deseja obter com ele, mas geralmente é indicado colocar algumas gotas do óleo em água e consumir.

O ideal é que você consulte um médico para que ele possa dizer qual é a melhor forma de tomar o óleo de menta.

Como fazer óleo de menta em casa?

folhas de menta

Se você deseja fazer seu óleo de menta em casa, confira uma receita facinha que eu preparei a seguir.

Ingredientes

  • Algumas folhas de hortelã
  • Azeite de oliva extra virgem
  • Frasco de vidro escuro com tampa

Modo de fazer.

  1. Você deverá lavar as folhas de hortelã e em seguida esmagá-las a fim de liberar o seu óleo natural.
  2. Coloque as folhas em um frasco e em seguida coloque o azeite de oliva por cima de forma que ele cubra todas as folhas.
  3. Feche o frasco e deixe-o descansar por 24 horas.
  4. Após este tempo você deverá abrir o recipiente e coar óleo.
  5. Coloque mais algumas folhas de hortelã picadas e azeite e espere novamente 24 horas. Repita esse procedimento por 5 dias.
  6. Para finalizar o óleo, armazene-o em um local fresco e ele estará pronto para ser usado.

Posso fazer óleo de lavanda em casa? Veja o passo a passo!

E aí, gostou das informações? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar as dicas em suas redes sociais!

 

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment