Óleo de Borragem: Para que serve? Quais os benefícios? Como usar esse óleo?

Óleo de Borragem: Para que serve? Quais os benefícios? Como usar esse óleo?

O óleo de borragem é um óleo extraído das sementes da planta Borago officinalis, conhecida por suas propriedades medicinais e também suas várias formas de utilização como tempero.

No óleo de borragem é possível encontrar o ácido graxo conhecido como ácido linoleico, que em ação com a metabolização ocorrida no organismo humano é capaz de ser convertido em um composto anti-inflamatório chamado prostaglandina, que age aliviando sintomas de doenças autoimunes, tensão pré-menstrual, doenças de pele e outras condições inflamatórias.

Ficou interessada no óleo de borragem? Pois então conosco e descubra muito mais benefícios dele a seguir!

Para que serve e quais as indicações do óleo de borragem

O óleo de borragem é utilizado como medicamento caseiro através das suas flores e também folhas, já o óleo da semente é comercializado como medicamento em forma de cápsulas com diversas finalidades.

As principais formas de utilização do óleo são para controlar desordens da pele, como eczemas, dermatites seborreicas e acnes. Ele serve também como forma de hidratar e amaciar a pele, funcionando como um tratamento natural para o antienvelhecimento da mesma.

Além disso, por conter propriedades anti-inflamatórias, o óleo de borragem também é muito utilizado contra artrite reumatoide, síndrome pré-menstrual, diabetes, síndrome de angústia respiratória aguda, resfriado e bronquite.

Como usar?

O óleo de borragem pode ser consumido ou aplicado topicamente. Quando consumido ele ajuda na manutenção da saúde dos órgãos internos e na reparação celular, já quando é aplicado é absorvido pela pele e chega até a corrente sanguínea trazendo resultados muito satisfatórios.

Sempre que você for tomar o óleo é recomendado consumi-lo juntamente com uma refeição, assim a absorção de ômega 6 será maior.

Composição e vitaminas

composição óleo de borragem

O óleo de borragem é composto pelos nutrientes, proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas A, vitamina C, niacina, colina, tiamina, riboflavina, minerais e principalmente ácidos graxos saudáveis, o que se diferencia das demais plantas, por conter cerca de 17 a 25% da sua composição por estes ácidos essenciais no controle do sistema imunológico e também no combate a inflamações.

Benefícios do óleo de borragem

Para que você entenda melhor todas as vantagens deste óleo, falamos um pouco sobre elas a seguir.

Promove a saúde da pele

O óleo de borragem promove a cicatrização de acnes, eczemas e psoríases, obtendo excelentes resultados até mesmo para o tratamento de dermatites com ação cicatrizante contra irritações e secura da pele.

Ajuda na saúde respiratória

Popularmente o óleo de borragem já é muito utilizado para tratar tosses e dores de garganta por conter em sua composição a substância gelatinosa chamada mucilagem, que impregna nos cílios do sistema respiratório e os hidrata, ajudando no controle das reações adversas do sistema.

Além disso, o óleo de borragem é também indicado para ajudar a melhorar as funções dos pulmões, especialmente em pessoas com infecções respiratórias e com a síndrome da angústia respiratória aguda, com o óleo de borragem tendo influência também sobre a aceleração do tempo de cura do resfriado, da gripe, e das inflamações respiratórias de modo geral.

❯ Veja também o nosso artigo sobre o óleo de copaíba e suas vantagens!

Excelente forma de utilização como aromaterapia

aromaterapia oleo de borragem

Esse óleo também serve como excelente matéria prima para a aromaterapia, que consiste na inalação ou vaporização de óleos essenciais concentrados, e que possui efeito revigorante capaz de agir no ânimo e ajudar a melhorar o humor, além de aliviar os sintomas da depressão.

Qual é a dosagem ideal?

As dosagens recomendadas do óleo de borragem irão variar conforme o objetivo de cada pessoa, por isso é fundamental consultar um médico antes de usar esse produto.

A dosagem recomendada para algumas doenças são:

  • Artrite ou inflamação: O ideal é tomar entre 6 e 11 g desse óleo.
  • Artrite reumatoide: Nesse caso o recomendado é tomar de 1 a 1,4 g do óleo ao dia, sendo que o tratamento pode durar até 24 semanas.
  • Cólica e irritabilidade: O recomendado é tomar de 2 a 4 g do óleo de borragem diariamente até que se obtenha melhora dos sintomas.

É importante ressaltar que as mulheres grávidas não devem fazer uso deste óleo, pois ele poderá induzir o parto.

O ideal é sempre consultar um médico para que ele possa dizer quais as dosagens adequadas desse óleo que você deve usar.

Possíveis efeitos colaterais

planta borragem

Embora esse óleo traga muitos benefícios, seu uso também poderá trazer alguns efeitos colaterais, como:

  • Dores no estômago
  • Náuseas
  • Arrotos
  • Diarreia ou prisão de ventre
  • Erupções cutâneas

Ao surgirem esses sintomas consulte um médico imediatamente para que ele possa dizer se você deve ou não continuar usando o óleo de borragem.

Referências científicas: Plantas medicinais utilizadas no tratamento de doenças reumáticas: revisão 

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment