Nuvaring: Explicamos como ele funciona, se pode te fazer engordar e muito mais!

Nuvaring: Explicamos como ele funciona, se pode te fazer engordar e muito mais!

O Nuvaring é um anticoncepcional hormonal combinado de dose baixa, em forma de anel vaginal, que está sendo considerado uma verdadeira inovação quando o assunto é contracepção.

Se você não conhece o Nuvaring é só continuar lendo este artigo! Vamos explicar a seguir como ele funciona, como colocar e tudo mais que você precisa saber! Vamos lá!

Qual é a composição do Nuvaring?

Cada anel do Nuvaring contém uma dose baixa de dois tipos diferentes de hormônios, o etonogestrel e o etinilestradiol, que são liberados lentamente na circulação sanguínea durante as 3 semanas que ele deve permanecer no corpo, antes de ser removido para a pausa de 7 dias antes da substituição.

Quanto custa? Onde comprar?

Apesar de ser um método contraceptivo pouco conhecido, você encontra o Nuvaring na euroClinix. Lá você encontra o produto em alta qualidade e melhores preços. O seu preço varia entre 100 a 300 reais (3 anéis).

A euroClinix é uma farmácia online, séria, onde oferece diversos produtos com os melhores preços. Clique no botão abaixo e veja as ofertas.
euroclinix botão

Como usar o Nuvaring

Você deve colocar o anel no primeiro dia do ciclo, ou seja, no primeiro dia da menstruação, que vai ficar lá por três semanas e ser retirado para a pausa de sete dias, e substituindo o anel no 8º dia.

Uma das vantagens do Nuvaring é que a possibilidade de esquecer é muito menor do que com a pílula anticoncepcional diária, mas para evitar esquecimentos, a Merck Sharp & Dohme Corp, farmacêutica que comercializa o Nuvaring, criou e disponibilizou um aplicativo (alerta anel) para os celulares com sistema Android e IOS que funciona como um alarme para avisar o dia de tirar e substituir o anel vaginal.

Como colocar?

O Nuvaring é um anel de cerca de 5 cm de diâmetro feito de um plástico transparente e flexível, e por isso a colocação é super prática, principalmente se você usa ou já usou algum absorvente interno. Você pode colocar o anel deitada de lado na cama, de cócoras, sentada ou apoiada sobre uma perna, com a outra em cima de um apoio.

Depois de escolhida a posição mais confortável, você deve retirar o anel da embalagem e comprimindo-o entre os dedos. Depois, basta deslizá-lo dobrado para dentro da vagina, empurrando o anel com o dedo até a altura dos dedos ou até você achar uma posição confortável, porque ele não precisa estar em uma posição ou distância específica, e sim em uma posição que não te machuque.

Você também pode comprar o aplicador do Nuvaring, que é vendido separadamente e ajuda a colocar o anel vaginal, que deve ser inserido na vagina com o anel dobrado dentro dele.

nuvaring

Como retirar?

Para retirar o Nuvaring, basta inserir o dedo na vagina fazendo um gancho para encaixar e puxar o anel.

Se você sentir o Nuvaring se movimentando, se ele for expulso do seu corpo ou estiver te causando algum desconforto, você pode tirar e colocar o anel novamente. Basta lavar com água fria ou morna (nunca lave com água quente) e sabão neutro, dentro de um período de três horas, para não perder o efeito.

Se você não conseguir encontrar o anel para retirá-lo no final dos 21 dias, procure o pronto-socorro mais próximo, para que um profissional te ajude. Como dissemos, não existe posição correta, e para evitar que isso aconteça, o anel deve ficar a uma distância que os dedos alcancem.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns causados pelo Nuvaring são os mesmos causados por outros anticoncepcionais hormonais: náuseas, dores nas mamas, alterações de humor, diminuição da libido, acne, dor de cabeça e cólica.

Além dessas reações, pode causar desconforto vaginal e durante a relação sexual, sensação de corpo estranho, e a expulsão do anel.

O Nuvaring engorda? Ele também pode causar trombose?

Além dos efeitos colaterais normais, o uso do Nuvaring pode gerar algumas dúvidas sobre a possibilidade de ele engordar. Como as doses hormonais são controladas e liberadas de forma lenta e gradual no organismo, o uso do Nuvaring não causa grande aumento de peso, e ainda evita a retenção de líquidos que a maioria dos anticoncepcionais causa.

A Trombose é uma doença causada por vários fatores genéticos e ambientais, sendo o uso de contraceptivos hormonais muito associado com a ocorrência de trombose venosa (trombose venosa profunda e embolia pulmonar) e a trombose arterial.

O risco de trombose é maior entre as gestantes, seguido pelas usuárias de anticoncepcionais e, depois pelas mulheres que não fazem uso de contraceptivos hormonais.

Veja também um vídeo sobre o Nuvaring:

Contraindicações

O uso do Nuvaring é contra-indicado para quem tem ou já teve problemas com vasos sanguíneos como coágulo (trombose venosa), nos pulmões (embolia pulmonar), ou em outros órgãos, como angina ou derrame cerebral. Também é contra-indicado para mulheres com câncer de mama ou nos órgãos genitais, doenças graves do fígado e inflamação no pâncreas.

Também deve evitar usar o Nuvaring quem for alérgica a qualquer um dos componentes da fórmula, e se tiver algum distúrbio que afete a circulação do sangue, diabetes, icterícia ou qualquer hemorragia genital sem explicação.

Ainda ficou com alguma dúvida em relação ao Nuvaring? Então deixe a sua pergunta nos comentários! Responderemos o quanto antes!

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

2 thoughts on “Nuvaring: Explicamos como ele funciona, se pode te fazer engordar e muito mais!

Post Comment