Menopausa precoce: Conheça aqui os sintomas e o tratamento adequado

Menopausa precoce: Conheça aqui os sintomas e o tratamento adequado

A menopausa precoce pode acontecer por vários motivos e os sintomas são os mesmos. Saiba a seguir tudo sobre essa condição.

A mulher normalmente tem um período fértil de 30 a 40 anos. O declínio da sua vida fértil geralmente acontece entre os 45  e os 55 anos. Geralmente a partir dos 50 anos, alguns sintomas são começam a ser sentidos. Em raros casos, algumas mulheres sofrem de menopausa precoce. Ou seja, o período fértil termina muito antes da idade esperada. isso pode trazer algumas complicações para sua vida e um tratamento adequado será necessário. Tire todas as suas dúvidas a seguir nesse artigo sobre sobre menopausa precoce.

O que é a menopausa precoce?

A menopausa precoce é a cessação do período fértil da mulher muito antes do tempo normal. Geralmente chama-se de menopausa precoce quando alguém é diagnosticado com menopausa antes dos 40 anos de idade.

A mulher quando nasce após ter seus órgãos reprodutivos prontos e maduros já tem uma quantidade exata de folículos ovarianos que vão ser usados pelo organismo para amadurecerem e virarem óvulos e serem fecundados, caso haja uma gestação. Todo mês, ao menstruar, a mulher utiliza certa quantidade de folículos ovarianos. Eles vão sendo usados durante toda sua vida fértil. Quando esses folículos ovarianos acabam não há mais o que produzir e por isso o órgão reprodutor feminino entra em falência, ou seja, a menopausa acontece. Quando uma pessoa possui um número consideravelmente menor de folículos ovarianos que uma pessoa “normal” a menopausa precoce acontece, porque esses folículos vão “acabar” antes do tempo certo.

Quais são os sintomas?

Não há como prever uma menopausa precoce. Geralmente ela é detectada e diagnosticada quando os primeiros sintomas já começam a aparecer

Os sintomas da menopausa precoce são muito similares aos sintomas da menopausa comum, podem ser sentidos a qualquer hora do dia e causam certos transtornos na vida da mulher.

Os principais sintomas e os primeiros a serem sentidos são:

  • Irregularidade menstrual
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Secura vaginal
  • Diminuição da libido
  • Suores noturnos
  • Lapsos de memória
  • Dor de cabeça
  • Insônia
  • Fadiga
  • Calores
  • Aumento de peso
  • Osteoporose
  • Irritabilidade
  • Ausência de menstruação por mais de 3 meses
  • Infertilidade

Se você tem sentido alguns desses sintomas, procure o seu ginecologista e marque uma consulta para a realização de exames. Com os exames corretos ele poderá avaliar e diagnosticar se você está com menopausa precoce.

Menopausa precoce

Você está sofrendo com os sintomas da menopausa? Calma! Estes problemas tem solução! Você precisa conhecer o Max Amora, suplemento criado para tratar os sintomas da menopausa! Para saber mais sobre ele CLIQUE AQUI!

Tem tratamento?

Sim! Existe um tratamento para equilibrar o seu organismo para essa nova fase que virá. Mas não existe um tratamento para retardar ou evitar que a menopausa precoce aconteça. Como dito anteriormente, a menopausa precoce acontece pelo fato de ter acabado os folículos ovarianos do organismo. Não é possível produzir novos folículos porque as mulheres já nascem com a quantidade correta deles.

Nessa fase, pelo fato de o organismo não produzir mais certos hormônios, é necessário que a mulher faça tratamentos contra a osteoporose, reposição hormonal e reposição de vitamina D.

Para muitas mulheres a menopausa precoce é um choque emocional, principalmente para aquelas que ainda desejavam ter filhos. A infertilidade pode ser devastadora, então um acompanhamento psicológico também é de muita ajuda.

Quais as causas da menopausa precoce?

Muitas vezes as causas de uma menopausa precoce não conseguem ser descobertas, apenas existem falhas do organismo e do sistema reprodutor.

Pessoas que foram submetidas a tratamento de quimioterapia por serem diagnosticadas com câncer, podem ter o seu sistema reprodutor comprometido devido às drogas ingeridas nesse tratamento.

Doenças autoimunes também podem acabar provocando uma menopausa precoce. Doenças autoimunes podem produzir anticorpos contra o sistema reprodutor da mulher tornando-o “inútil”.

Algumas mulheres que foram submetidas a cirurgias de remoção dos ovários, geralmente partem de um tratamento de retirada de tumores malignos, terão também uma menopausa precoce, por não conseguirem mais produzir hormônios sexuais.

Como evitar?

A menopausa precoce como não pode ser prevista, ela também não pode ser evitada, principalmente porque suas causas ou são do próprio organismo ou fazem parte de algum outro tratamento médico que tinha que ser feito.

Não há um método ou uma forma de vida para ser seguido para evitar o surgimento de uma menopausa precoce.

Se você está sentindo uma dos sintomas descritos no tópico específico, ou conhece alguém que esteja, o ideal é procurar um médico ginecologista, que além de examinar seu corpo, colher informações dos sintomas, irá também fazer a requisição de exames de sangue próprios que irão detectar uma quantidade de substância no sangue que indica a menopausa precoce.

Se ocorrer o diagnóstico, siga corretamente o tratamento indicado pelo médico ginecologista para que os sintomas sejam amenizados e você pode voltar a ter uma vida normal e saudável.

Para outras dúvidas e sugestões, nos deixe comentários.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment