HPV: a importância do tratamento e da vacinação

HPV: a importância do tratamento e da vacinação

O HPV, sigla em inglês para vírus do papiloma humano, é um vírus altamente infeccioso e sexualmente transmissível, que pode afetar seu corpo de várias formas, sendo inclusive indutor de câncer. Para que você possa aprender a se proteger e entender exatamente por que é tão importante se prevenir contra o vírus do HPV e quais as dificuldades relacionadas ao seu tratamento, o beleza feminina traz todas estas informações para você, de forma fácil e em um único lugar.

Contents

Por que é muito importante verificar a infecção por HPV?

A maior dificuldade quanto ao diagnóstico do HPV em si é que ele pode ou não ser uma infecção passageira. O problema, porém é que mais das 100 espécies de vírus (sendo delas 40 responsáveis pelas infecções genitais) temos alguns poucos que tem carga oncogênica, ou seja, atacam o genoma das células afetadas, fazendo com que um câncer desenvolva-se. Esta é a forma mais comum de uma mulher desenvolver o câncer de colo de útero, mas o HPV também pode afetar outras partes íntimas do corpo, tanto masculino quanto feminino.

Como você pode perceber, uma infecção por HPV é um risco muito grande à sua saúde e como a prevenção é muito simples, vale muito a pena se prevenir. O sexo seguro, assim como não dividir talheres e copos, além de evitar contato com feridas e erupções de origem infecciosa.

HPV: um inimigo invisível

O diagnóstico do HPV se torna ainda mais complexo quando muitas vezes ele não possui nenhum sintoma aparente. Acontece que o HPV pode estar dormente em seu corpo há muito tempo e nunca ter se manifestado, aproveitando quando seu sistema imunológico estiver mais debilitado, por qualquer motivo. Neste momento, o sintoma mais comum são verrugas, em formato de couve flor, que recebem vários nomes comuns, como “crista de galo” e “figueira”. Em quadros em que os sintomas se desenvolvem, o risco de transmissão e de problemas relacionados é muito maior, pois o vírus está muito mais ativo no corpo. Caos você tenha uma ferida similar à descrita na região genital, púbica ou anal, procure um médico, por ser uma infecção por HPV.

Como é feito o tratamento e a vacinação para o HPV?

Como comentamos, a infecção pelo HPV é do tipo oportunista, então não existe um tratamento específico contra ele, já que na maioria do tempo o vírus está incubado dentro dos nossos corpos, sem causar nenhum tipo de doença específico.

Quando a infecção se manifesta, o tratamento é principalmente tópico, ou seja, focado na cura das lesões e no reforço do sistema imunológico, que faz com que a infecção regrida por si mesma. Quando a infecção começa a se tornar mais resistente ou persistente, é importante que as mulheres procurem um médico, pois pode ser um sinal da variante oncológica do HPV, e de um possível câncer no colo do útero. O HPV não causa imunidade na primeira infecção, então, se novamente exposta, a mulher pode voltar a ser infectada ou a desenvolver nova infecção.

Curiosamente, é mais eficiente vacinar somente as mulheres, de acordo com as autoridades de saúde, já que a infecção por HPV se torna realmente perigosa somente para elas, e em casos raros. A vacinação contra o HPV tem se mostrado eficiente no combate ao câncer de colo de útero, embora não tenha erradicado a doença ainda.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment