Coletor menstrual: O que é? Como funciona? Quais são os benefícios? Como usar? E limpar? Tire suas dúvidas!

Coletor menstrual: O que é? Como funciona? Quais são os benefícios? Como usar? E limpar? Tire suas dúvidas!

Uma nova era para as mulheres está chegando, já que hoje elas buscam cada vez mais independência, conforto e como possuem seus desejos como consumidoras e sua própria renda, começam a desejar produtos que atendam cada vez mais a sua necessidade.

O coletor menstrual é, sem dúvida, uma forma diferenciada e encarara o período menstrual, de forma muito mais higiênica, confortável e segura, evitando acidentes e inconvenientes que sempre assombram as mulheres nestas épocas.

Vamos falar mais sobre coletores menstruais, seus benefícios, informações relevantes e de como estes produtos vão fazer do seu período menstrual algo mais suave, interessante e diferenciado. Confira!

O que é um coletor menstrual? Como funciona?

coletor menstrual feminino

O coletor menstrual é uma peça de silicone medicinal hipoalergênico (pode ser feito de borracha ou elastômero termoplástico de grau hospitalar), a ser colocada na parte interna da vagina durante o período menstrual, que recolhe o sangue menstrual em um tipo de copo, fazendo com que todo o sangue seja depositado ali e não saia, graças à formação de um vácuo quando ele se expande.

Além disso, por não ser descartável, o coletor menstrual pode ser reutilizado diversas vezes, sendo necessário esterilizá-lo depois do período menstrual, para evitar qualquer tipo de problema com contaminação.

O coletor precisa ser esvaziado de duas a três vezes por dia, em um processo simples e indolor, onde você irá lavá-lo e então recolocá-lo, em um processo que demora muito menos e é muito mais higiênico do que o de troca de absorvente.

Uma das partes mais importantes de se entender do coletor menstrual é que, por ele ser uma proposta diferenciada de produto, fora dos padrões de consumo desenfreado, ele costuma ser pouco divulgado. As empresas de absorventes gastam milhões de reais para que você acredite que seus produtos são indispensáveis na sua vida, e por ser uma novidade no mundo todo, os coletores menstruais ainda não tem o volume de capital para competir nesta questão.

O coletor menstrual ao contrário dos absorventes comuns não interferem na umidade, no ph ou na flora local.  Não causam odores pois não ficam em contato com o oxigênio. E ainda é super discreto, se molda ao corpo e não causam desconfortos.

Dica: Leia também o texto sobre os benefícios da água inglesa!

Quais são os tamanhos? Como escolher o ideal?

Escolher o tamanho do coletor é ideal e fundamental para a adaptação com o produto, assim como para fazer uma compra mais assertiva, já que trata-se de um produto íntimo, não permitindo trocas.

A escolha certa do tamanho também evita que vazamentos e desconfortos na hora de usar. Quando for escolher é necessário levar em consideração a faixa etária e o histórico gestacional, isso porque o tamanho é baseado principalmente na tonicidade do assoalho pélvico, ou seja, os músculos, fáscias e os ligamentos que desempenham um papel de sustentação aos órgãos da cavidade pélvica.

  • Tamanho A (4.3 cm de diâmetro e 7,3 cm de altura): Indicado para mulheres com mais de 30 anos e que já foram gestantes.
  • Tamanho B (4.0 cm de diâmetro e 7,3 cm de altura):Indicado para mulheres que nunca foram gestantes.

Muitas mulheres pensam que o tanho desse produto é pautado pela quantidade de fluxo e também pelo porte físico da mulher, mas esses fatores não interferem na escolha do tamanho ideal do coletor.

Como colocar o coletor menstrual? E como tirar?

O método de colocar o coletor requer muita paciência e adaptação. É normal demorar algum tempo até você se sentir completamente confortável e segura. A recomendação é usar em conjunto com o coletor um absorvente externo.

É necessário que o coletor seja inserido na altura correta. Antes de colocá-lo, lave as mãos e garanta que ele esteja limpo. Procure uma posição confortável, as mais indicadas são de cócoras, em pé com os pés juntos e joelhos afastados, sentada ou apenas com uma perna levantada. Dobre o copinho (existem 3 formas como mostramos abaixo) e insira o coletor no canal vaginal.

Logo quando inserido, o coletor, vai se moldar ao canal, e assim quando estiver bem encaixado, ele forma um vácuo.
como usar o coletor menstrual

Veja o vídeo para mais informações de como colocá-lo.

Quais são os benefícios do coletor menstrual?

Segundo estudos, os benefícios que o coletor menstrual pode proporcionar são inúmeros. Listamos alguns abaixo, veja:

  • Escolha sua calcinha
  • Menos riscos de infecções
  • Fim dos cheiros desagradáveis
  • Maior capacidade de coleta do sangue
  • Mais conforto
  • O fim dos vazamentos
  • Pode praticar esportes sem medo
  • Não altera o PH vaginal.
  • Econômico, pois pode durar em média até 10 anos.

Existem desvantagens em usá-lo?

Sim, algumas mulheres relataram algumas desvantagens desse produto que seria o aumento ou até mesmo o aparecimento de dores abdominais, no entanto, é preciso prestar atenção e verificar se o posicionamento do mesmo está correto e se não seria isso o motivo do problema.

Orgasmo feminino, como chegar lá? Veja aqui dicas infalíveis!

Dura quanto tempo?

coletor menstrual rosa

Se for higienizado da forma correta, o coletor pode durar de 5 até 10 anos. No entanto, é recomendado trocá-lo a cada 3 anos. Mas isso varia do uso e da marca.

Como higienizá-lo?

A recomendação é que você utilize água fria e um sabão neutro. O melhor momento é higienizá-lo durante o banho.

Principais marcas de coletor menstrual

Selecionamos algumas marcas mais conhecidas e mais confiáveis do mercado. Veja!

  • Inciclo

coletor menstrual inciclo

Considerada uma das marcas mais famosas do Brasil. Possui dois tamanhos, A (para mulheres com mais de 30 anos e que possuem filhos) e B ( indicadas para mulheres com menos de 30 anos e que não possuem filhos). Essa marca não é recomendada para quem possui o colo do útero mais baixo, isso porque ele é mais comprido do que outros.

  • Fleurity

coletor menstrual fleurity

Uma marca que vem crescendo muito no Brasil. Possui os mesmos tamanhos da marca anterior, mas denominam de tamanho 1 e 2. São 3 opções de cores, e no site você pode encontrar mais informações quanto o diâmetro e capacidade de cada opção de tamanho.

  • Lumma

coletor menstrual lumma

A marca Lumma segue a mesma recomendação de tamanho das marcas anteriores. Ela só oferece coletores transparentes e são feitos de silicone medicinal.

A marca é relativamente mais barata, e possui como diferencial petálas na parte de baixo do copinho, que ajuda e retirá-lo. Também é mais rígido que as demais.

  • Korui

coletor menstrual korui

A marca mais querida e divulgada e oferece 3 opções de tamanhos: Leve, normal e intenso. Possui várias cores disponíveis e um formato mais compacto. Ideal para quem ter colo baixo.

Onde comprar? Qual o preço?

Muitas das nossas leitoras nos perguntam onde podem comprar esse copinho. E sempre indicamos a Drogaria Onofre, uma empresa que conhecemos, de total confiança, onde você pode realizar sua compra com toda segurança, praticidade, com ótimas condições de pagamento e ofertas imperdíveis.

Clique no botão abaixo para garantir o seu e conferir os preços, que variam de acordo com a marca e quantidade. Geralmente você os encontra a partir de R$50 a R$100.

comprar

Esse coletor pode alargar o canal vaginal?

Fique tranquila! Esse copinho não vai alargar o seu canal vaginal. Isso porque a vagina é elástica, vai se alargar e se estreitar. Além disso o coletor é feito justamente para se adaptar perfeitamente a vagina.

Virgem pode usar?

É importante deixar claro que existe a possibilidade de romper a “membrana” da vagina. O risco pode existir, mas também pode não acontecer. No entanto, se você se importa com essa possibilidade, é melhor não utilizá-lo.

Uso D.I.U, posso usar o coletor menstrual?

Bom, mulheres que usam D.I.U podem sim usar o coletor menstrual, no entanto, o cuidado deve ser redobrado. Isso porque há o risco da mulher na hora de remover o copinho puxar acidentalmente um dos fios do D.I.U. Caso sinta dor, cólica ou um desconforto anormal, procure imediatamente seu ginecologista.

E ai gostou do texto? Então compartilhe com seus amigos e não esqueça de deixar seu comentário!

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment