Centella asiática: A planta medicinal que vai recuperar sua saúde!

Centella asiática: A planta medicinal que vai recuperar sua saúde!

A Centella asiática é uma planta medicinal que já é usada como remédio na Índia há mais de 2000 anos, e que agora está fazendo sucesso na internet por causa dos vários benefícios que ela pode oferecer à saúde e à beleza.

Também conhecida como centelha-asiática ou Gotu Kola, pode ser usada de várias formas (chá, cápsulas, cremes, gel, pó e tintura) e para vários fins, como mostraremos a seguir.

Por ser natural, a Centella asiática não provoca efeitos colaterais e é contraindicada para grávidas, mulheres amamentando e para pacientes com úlcera gástrica, gastrite ou com problemas no funcionamento do fígado ou rins.

Veja todos os benefícios da Centella asiática, como fazer o chá e a tintura e saiba se ela realmente ajuda a emagrecer.

Benefícios da Centella asiática

Conheça alguns benefícios da Centella asiática:

  • Acelera a cicatrização de feridas e queimaduras, por ser anti-inflamatório e aumentar a produção de colágeno;
  • Previne varizes e hemorroidas, por fortalecer as veias e ser vasodilatadora;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Reduz a inflamação na pele, por ser anti-inflamatória e antioxidante;
  • Suaviza rugas e linhas de expressão, por aumentar a produção de colágeno;
  • Cura feridas e queimaduras, por ter propriedades antiviral, antibacteriana e anti-inflamatória;
  • Melhora a memória e ajuda no tratamento do Mal de Alzheimer;
  • Diminui a ansiedade;
  • Melhora o sono e combate a insônia;
  • Acelera a recuperação em casos de estiramento muscular ou tendinoso;
  • Combate a celulite e a gordura localizada (versão em gel ou creme).

Centella asiática emagrece?

Além de todos os benefícios para a saúde e para a beleza que citamos anteriormente, a Centella asiática também ajuda a emagrecer. Vamos explicar porque:

  • Sua propriedade diurética evita a retenção de líquidos e ajuda a eliminar as toxinas e o excesso de sal do corpo;
  • Como é anti-inflamatória, ajuda a emagrecer mais facilmente, já que algumas inflamações demandam que o corpo armazene mais gordura ao invés de transformá-la em energia;
  • Ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade, pode diminuir o excesso de comida ingerida, principalmente os doces, já que a maioria das pessoas come mais em momentos como esses.

Devido a seu efeito diurético, recomendamos que tome muita água quando estiver tomando a Centella asiática, para não correr o risco de desidratação.

Centella asiática

Em chá, em cápsula, em pó e tintura

Você pode comprar o chá, a cápsula ou o pó da Centella asiática em lojas de produtos naturais e drogarias físicas e online, de acordo com a sua preferência. Caso queira fazer o chá de centella asiática, veja a receita a seguir:

Receita do chá de centella asiática

Você vai precisar de 1 colher de sopa da erva para cada 500 ml de água.

Acrescente a planta na água fervente e deixe por 2 minutos antes de desligar o fogo. Em seguida, tampe a panela e deixe a mistura descansando por 10 minutos antes de coar e beber.

Receita da tintura de centella asiática

Muito usada para combater o cansaço e para aumentar a concentração, a tintura é muito fácil de fazer, Veja a receita:

Para fazer a tintura de centella asiática você vai precisar de 200 g de Centella asiática seca, 1 litro de vodca com 37,5% de álcool e 1 recipiente de vidro escuro com tampa.

Colocar no recipiente de vidro escuro a Centella asiática e a vodka, feche bem e deixe em local fresco e arejado, protegido do sol, por 2 semanas. Passado esse tempo, coe e filtre e volte a guardar no recipiente de vidro escuro ou num dosador conta-gotas. A tintura tem uma validade de 6 meses.

Centella asiática em creme e gel

Como dissemos, a Centella asiática também é encontrada em forma de gel e creme, que devem ser aplicados localmente em forma de massagem, e servem para combater a celulite e a gordura localizada, além de ajudar a aumentar a produção de colágeno na pele, deixando-a mais firme e aumentando a sua elasticidade..

O uso da Centella asiática em gel e creme deve seguir as instruções da embalagem ou do médico. Em caso de alergia, coceira ou vermelhidão, interrompa o tratamento.

Qual é a dosagem ideal?

Especialistas indicam que a dosagem ideal da Centella asiática é de 20 a 60 mg até 3 vezes por dia, durante cerca de 4 semanas. Como a centella asiática pode ser consumida em apresentações diferentes, essa dosagem refere-se a essas quantidades indicadas abaixo:

  • Chá: 2 a 3 xícaras do chá por dia;
  • Tintura (pó): 50 gotas, 3 vezes por dia;
  • Cápsulas: 2 cápsulas, de 2 a 3 vezes por dia.

 

Recomendamos para você:

Post Comment