Candidíase: O que é? Quais são os sintomas e tratamentos?

Candidíase: O que é? Quais são os sintomas e tratamentos?

A candidíase é uma doença que antigamente era considerada apenas sexualmente transmissível, mas depois se descobriu que tem muito mais relação com a baixa imunidade e outros problemas que serão explicados aqui.

Vamos falar com mais detalhes sobre candidíase, principalmente a vaginal, seus sintomas, o que pode causar e outras questões relacionadas a esta doença, que está entre as mais comuns e mais desagradáveis para uma mulher.

Candidíase: Afinal o que é?

Como citamos acima a candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida ou monília (de onde vem o outro nome da candidíase, monolíase vaginal).

É válido ressaltar que ela pode aparecer tanto em mulheres como em homens. Apesar de ser mais comum o aparecimento da mesma nos órgãos genitais femininos ela pode aparecer também em órgãos genitais masculinos, pele, unhas, garganta, boca e corrente sanguínea.

Quais são as causas?

candidíase

Este fungo que causa a candidíase- Candida Albicans- faz parte do organismo humano, na flora vaginal, por exemplo, sendo que ele sai de controle somente em momentos específicos, quando há um desequilíbrio, como quando a mulher está com sistema imunológico baixo, reação a remédios como corticoides e anticoncepcionais, gravidez, gripes fortes, alteração hormonal, e claro, como parte de uma relação sexual desprotegida.

Outra forma de contrair candidíase é por meio de vestuário inadequado ou úmido, das roupas de banho extremamente apertadas até o uso de roupa íntima úmida, qualquer dessas possibilidades que aumentem a quantidade do fungo na sua vagina pode causar a doença.

A gravidez e menstruação também contribuem para o aparecimento dos sintomas da infecção, assim como o compartilhamento de luvas, e andar descalço (candidíase na pele).

Tipos 

Apesar da candidíase vaginal ser a mais conhecida, existem outros tipos dessa infecção. Veja!

  • Vaginal:  Considerada a mais comum. Acontece em mulheres que estão com sistema imunológico fraco e flora vaginal desequilibrada. E pelos vários motivos já mencionados acima.
  • Peniana: Causada geralmente pela falta de higiene, problemas de saúde, como a diabetes.
  • Oral: Mais comum em crianças, idosos, diabéticos, adultos depois do contato íntimo, e pacientes com tratamentos que comprometem a imunidade.
  • De esôfago: Acontece em pacientes de baixa imunidade, que sofrem com o câncer ou portadores do vírus HIV.
  • Na pele: Também conhecido como intertrigo candidiásico. É causada principalmente pelo atrito entre as peles, criando assim pequenas lesões, ambiente propício para a proliferação de bactérias e fungos. Axilas, mamas, pescoço, virilha, dedos das mãos, são alguns exemplos das partes do corpo mais comuns de aparecer a candidíase na pele. 
  • Invasiva: Acontece principalmente em pessoas com um sistema imunológico enfraquecido, atingindo recém-nascidos de baixo peso. Esse tipo, atinge a corrente sanguínea, podendo atingir órgãos, ocasionando uma infecção grave. 

Candidíase na gravidez

Durante a gestão é normal que ocorra algumas mudanças no genital. Ou seja, nesse caso o PH da vagina fica mais ácido, aumentando a proliferação de fungos e causando a candidíase.

Quais são os sintomas?

candidíase

A candidíase vaginal é caracterizada por coceira, ardência e corrimento vaginal, sendo esse esbranquiçado e sem odor algum. Este é o sinal mais comum, junto com um pouco de dor para urinar e para manter relações sexuais.

Além disso, a infecção pode não se limitar apenas à parte interna da vagina, alcançando a vulva com sua vermelhidão e a sensação de coceira intensa.

Como tratar a infecção?

Os sintomas podem ser combatidos de forma simples com remédios antifúngicos, que diminuirão a quantidade de cândida na sua vagina. É sempre importante compreender que a candidíase é uma infecção causada pelo crescimento descontrolado do fungo natural na maioria das mulheres.

Por ser uma infecção oportunista, ela pode ser um sinal de algo mais sério acontecendo no seu corpo, que pode incluir, por exemplo, a mudança do seu PH vaginal, que pode ser resolvido de várias formas, sendo inclusive algo relacionado com os produtos usados para higiene íntima.

Como se pode perceber, a candidíase é uma infecção fácil de ser tratada, o maior problema reside na candidíase constante. Algumas mulheres que apresentam o problema de candidíase constante precisam verificar, antes de tomar o antifúngico, se não existem outros problemas causando a infecção, o que facilitará o tratamento e a resolução da doença.

Muitos dos nossos leitores nos pedem recomendações de medicamentos, sérios e eficazes. E sempre indicamos os medicamentos da euroClinix. Uma farmácia online, séria, que oferece produtos de qualidade e ótimos preços e condições de pagamento.

Além disso a farmácia possui uma parceria com um médico, onde você pode realizar uma consulta online sem custo.

A euroClinix entrega para todo o país, e a compra é totalmente segura e sigilosa. O site oferece ótimas formas de pagamento, e a entrega é rápida. Ou seja, você não precisa sair de casa para adquirir seu problema, compra pela euroClinix de forma prática e rápida. Vamos lá? Clique no botão abaixo e acesse as ofertas.

euroclinix

No entanto, é sempre recomendado conversar com seu médico sobre as melhores formas de tratamento.

É errado dizer que “pegou candidíase?”

Sabendo que a cândida é um fungo tremendamente comum em várias partes do corpo, sendo inclusive comum na boca, pode ser considerado errado que se “pegou candidíase” de outra pessoa.

Uma relação sexual sem proteção pode inocular o fungo em uma vagina que ainda não o possuísse, mas ele somente irá se transformar em um quadro de doença se já existirem os outros quadros comentados anteriormente.

Essa infecção tem cura?

Sim. Como já mencionamos acima o tratamento é a base de remédios antifúngicos, portanto tem cura. No entanto, é necessário o diagnóstico preciso da infecção.

Alimentos que podem piorar o caso

Alimentos ricos em carboidratos, açúcares e gorduras aumentam a acidez, o que favorece o aparecimento desses fungos que se proliferam ainda mais em ambientes ácidos. Fizemos uma lista de alimentos que podem retardar o processo de tratamento dessa infecção. Confira:

Alimentos ricos em carboidratos simples, frutas e vegetais ricos em açúcar e amido, proteínas animais, carnes processadas, amendoim e oleaginosas, bebidas alcoólicas.

Estou com cândida, e agora?

Além de utilizar o medicamento indicado pelo médico, é recomendado:

  • Optar pela roupa íntima de algodão
  • Manter limpa a região genital
  • Dormir sem roupas íntimas
  • Evitar absorventes internos
  • Evitar ter contacto íntimo desprotegido

Remédios caseiros para candidíase feminina

Existem alguns tratamentos caseiros que podem melhorar a candidíase. Abaixo selecionamos alguns

Banho com assento de vinagre

candidíase

O vinagre de maça é essencial para quem busca se livrar das coceiras e do desconforto vaginal causada pela candida albicans. Isso porque ele possui o PH parecido com o PH vaginal, equilibrando-o.

Você vai precisar: 500 ml de água morna e 4 colheres de vinagre de maça.

Como fazer: Lave a região íntima com água, e em uma bacia misture os 2 ingredientes, fique sentada na bacia por uns 15, 20 minutos. O recomendado é que o banho seja feito até 3 vezes por dia, sempre que você sentir os sintomas.

Outra opção seria o banho com bicarbonato ou chá de camomila.

Pomada com óleo de coco

candidíase

O óleo de coco é muito utilizado na alimentação, e proporciona inúmeros benefícios para a pele, cabelo e para saúde. Ele também pode ser utilizado no combate à candidíase.

Você vai precisar de um frasco de óleo de coco. A recomendação é que você aplique o óleo de coco na vagina de 3 a 4 vezes ao dia.

De uma forma ou de outra, é sempre muito importante tratar esta doença assim que ela aparece. O diagnóstico completo só poderá ser dado por um profissional de saúde, como o seu ginecologista. Converse com ele e siga suas orientações.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Candidíase: O que é? Quais são os sintomas e tratamentos?

Post Comment