Acupuntura

Acupuntura

Crescem a cada dia os males que o ser humano tem de enfrentar. Dias corridos e estressantes, sono prejudicado, imunodeficiência… Com tantos problemas com os quais lidar, mais e mais a sociedade ocidental se volta para a medicina tradicional oriental para se tratar, de modo a reduzir dores e melhorar o bem estar em geral. A acupuntura é um desses elementos, e esse artigo falará um pouco mais sobre essa técnica.

O que é

A acupuntura visa ser um tipo de prática terapêutica trazida da medicina chinesa tradicional. Ela trabalha estimulando pontos específicos do corpo de modo a recuperar o organismo como um todo.

História e origem

A história da acupuntura caminha lado a lado com a da medicina chinesa, que começou a ser desenvolvida na chamada Dinastia Zhou (1027 a. C. a 221 a. C.). No começo era considerado que as doenças tinham origem demoníaca, mas depois começou a ter pilares mais filosóficos que atestavam que os atos de alguém influenciam diretamente a própria saúde. Através dos séculos, a medicina foi evoluindo, mas sem ignorar os conhecimentos mais antigos.  Na década de trinta, o médico e professor Cheng Danan publicou um livro expondo a prática da acupuntura e enfatizando sua eficácia.

Para que serve a Acupuntura

A técnica existe há milênios buscando normalizar desequilíbrios no organismo, controlar a dor, reforçar o sistema imune e começar um processo regenerativo. É indicada, principalmente, no tratamento de dores crônicas e diminuição da tensão emocional que a dor gera. Muito frequentemente a acupuntura é utilizada tratamentos contra os enjoos e náuseas de pacientes que fazem quimioterapia.

Como é feita

Na pré-história, a acupuntura utilizava pedras pontiagudas para tratar pontos doloridos, mas essa técnica se desenvolveu desde então. Atualmente, o tratamento consiste na aplicação de agulhas bem finas de aço, totalmente descartáveis, nos chamados pontos de acupuntura, às vezes também incluindo a aplicação de sementes de mostarda.

Antes disso, entretanto, é feito um diagnóstico através de questionamentos sobre a vida do paciente, observa-se alguns aspectos físicos como cor e aspecto da pele e da língua, pulsação e respiração. Podem ser pedidos também outros exames, e assim que o problema é identificado pelo profissional, paciente terá seus pontos de acupuntura da pele estimulados, seja pela simples aplicação de agulhas, seja por estímulos elétricos.

Indicação

A acupuntura pode ser realizada por todos, inclusive crianças. A exceção são pessoas com doenças crônicas em fase avançada, em que o risco da terapia deve ser avaliado, ou pacientes com deficiência na coagulação sanguínea.

Quem aplica?

É extremamente imprescindível que se verifique as credenciais do terapeuta que fará seu tratamento, pois o Brasil não possui legislação federal que regulamenta qual profissional pode exercer a acupuntura ou quais critérios deve-se seguir. Um profissional incapaz pode gerar complicações diversas, como perfuração de tecidos importantes, inserção da agulha em uma profundidade não adequada, etc

Afinal, funciona?

Diversos estudos já foram feitos e comprovam que a acupuntura é realmente eficaz, embora no Brasil ela seja usada como tratamento alternativo, usado em conjunto ao tratamento clínico.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment