Acupuntura Auricular: Entenda como funciona.

Acupuntura Auricular: Entenda como funciona.

Uma das mais poderosas ferramentas da medicina tradicional chinesa, a acupuntura for reconhecida pelo Ocidente muito recentemente, mas a acupuntura auricular, apesar de reconhecida pela organização mundial de saúde (OMS), a acupuntura auricular ainda não é tão conhecida no Brasil quanto sua congênere.

Usando o mesmo princípio, mas de uma forma muito mais localizada e, alguns diriam, menos invasiva, a acupuntura auricular trabalha com a mesma teoria de correlação entre pontos de pressão na pele e funções dos órgãos internos do corpo.

Vamos explicar como a acupuntura auricular pode mudar sua vida e quais as vantagens na sua utilização.

Acupuntura auricular: uma variante do estilo tradicional.

De acordo com os estudiosos, os antigos chineses já usavam os rudimentos do que é a acupuntura auricular a cerca de 2000 anos atrás, como forma paralela do tratamento e especialmente na prevenção de doenças e problemas em geral.

Ao contrário da medicina tradicional ocidental, que combate a doença apenas quando ela demonstra sintomas, de forma invasiva e com remédios potentes, a medicina tradicional oriental, da qual a acupuntura auricular faz parte, sempre preza pela manutenção da saúde, trabalhando com tratamentos mais naturais e com um conceito muito mais preventivo.

Dentro da acupuntura auricular, existem diversas escolas e possibilidades de exploração dos chamados pontos de pressão auriculares. Da mesma forma que a acupuntura tradicional, a acupuntura auricular faz um verdadeiro mapa, limitando-se, porém, apenas à orelha. Algumas escolas de acupuntura auricular, inclusive, não usam agulhas, usando sementes para pressionar os pontos chaves e criar a alteração necessária para a melhoria da saúde.

Indicações e contra indicações da acupuntura auricular.

A técnica de acupuntura auricular ficou muito conhecida como uma auxiliar potente para casos de problemas psicológicos relacionados à ansiedade, que acabam gerando aumento de peso. Desta forma, com um apoio adequado de um nutricionista e/ou um endocrinologista, a perda de peso e os problemas psicológicos podem ser aliviados sem a necessidade de recorrer a remédios alopáticos.

Além disso, a acupuntura auricular também é recomendada para casos de cefaleia, depressão, dores na coluna e nos músculos em geral, sendo um paliativo interessante para doenças como fibromialgia e outras doenças com dores crônicas. (lembrando, que nestes casos, é importante checar com o médico responsável pelo tratamento).

Não se recomenda o uso de acupuntura auricular por mulheres acima dos três meses de gravidez e pessoas em com câncer em fase de metástase, já que a abertura dos canais energéticos pode ter consequências negativas nestes casos.

Um dos mitos mais importantes de serem quebrados em relação à acupuntura auricular é a do resultado em longo prazo: Os resultados começam a acontecer imediatamente após a primeira aplicação, lembrando que a semente tem de ficar onde o acupunturista a pôs pelo período que ele determinar, que geralmente é de 5 a 7 dias, sendo retirada então pelo próprio paciente. Especialmente no caso de perda de peso, se não houver resultados no primeiro mês, é porque esta técnica não é eficiente em você.

Também é importante salientar que somente a acupuntura não será capaz de fazer você perder até 15 quilos em um mês, sendo necessário também uma reeducação alimentar e exercícios.

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment