5 problemas de pele e como tratá-los

5 problemas de pele e como tratá-los

Na adolescência é que ficamos plenamente conscientes de nós mesmos, já que é uma época propensa ao surgimento de problemas de pele que minam a auto estima como a acne. Entretanto, isso também pode se estender para o caso de adultos, que também pode apresentar esse tipo de problema de pele. Antes de qualquer coisa, o ideal é procurar imediatamente um dermatologista pra que ele diagnostique e recomende o tratamento adequado para cada caso. Falaremos, agora, dos problemas mais comuns de pele que costumam afetar os brasileiros.

Acne

Um dos problemas de pele mais comuns, também é o mais traiçoeiro. A acne pode ter diversas causas: alterações e problemas hormonais, produtos oleosos, medicamentos e até uma dieta rica em açúcares refinados. Ela se apresenta na forma de erupções na e costuma se espalhar pelo rosto e ombros, podendo chegar no tronco, braços, pernas e nádegas. O tratamento se dá dependendo da causa, mas geralmente envolve ácido salicílico, enxofre, resorcina ou peróxido de benzoíla. Podem ser comprimidos, cremes e até ácidos para promover a renovação da pele.

Psoríase

É uma doença de pele comum, que causa vermelhidão e irritação na pele. A maioria das pessoas que tem psoríase apresentam pele vermelha e grossa, com placas escamosas branco-prateadas. Pode afetar pessoas de todas as idades e não é contagiosa. Acredita-se que possa ser transmitida geneticamente. Médicos acreditam que ela acontece quando o sistema imunológico confunde células saudáveis com perigosas. No tratamento, o principal é controlar sintomas e evitar infecções, fazendo uso de cremes contendo cortisona.

Eczema

Há várias causas para a eczema, mas a mais comum é alérgica. Também é conhecida como dermatite. Há diferentes tipos, que se manifestam com diferentes sintomas, mas geralmente apresenta-se na forma de irritação na pele, deixando-a escamosa, com bolhas e causando muita coceira. Pode ser causada por contato com substâncias ou materiais ao qual o portador seja alérgico, e até por estresse. O combate e alívio de sintomas é feito com medicamentos anti-histamínicos, que reduzem a coceira fazendo com que os danos à pele sejam menores. Como essas irritações podem causar rachaduras na pele, é comum tratamento com antibióticos já que essa se torna uma porta de entrada para doenças.

Hiperpigmentação

Aparece na forma de irregularidades na cor da pele, fazendo com que ela pareça mais escura ou mais clara, e não indicam condição mais grave. Pode ser causada por determinadas medicações, doenças endócrinas ou histórico de inflamação da pele. O médico responsável pelo diagnóstico pode recomendar cremes, pomadas e algumas alterações na cor da pele podem voltar ao normal sozinhas.

Rosácea

É uma condição crônica, e afeta a pele causando inchaço e inflamação da pele, parecida com a acne, nariz vermelho e sensação de ardor na pele. Suas causas são desconhecidas, e embora faça as pessoas sentirem insegurança quanto à aparência, é inofensiva. Não há cura conhecida, mas há maneiras de suavizar o problema, como evitar a exposição ao sol, evitar água quente, reduzir o estresse e diminuir comidas apimentadas; além de alguns antibióticos.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment