Cromoterapia: Conheça todos os benefícios desse tratamento!

Cromoterapia: Conheça todos os benefícios desse tratamento!

As chamadas terapias alternativas ganharam não só o público brasileiro, mas também de boa parte do mundo, principalmente do lado ocidental, já que o Oriente tem essa cultura há milhares de anos. Um desses tipos de tratamentos que ficaram conhecidos no Brasil atualmente é a cromoterapia.

Nos próximos tópicos você vai saber o que é a cromoterapia, para que ela serve, como funciona esse tratamento e quais benefícios ele pode trazer para a pessoa que o faz. Confira!

O que é?

A cromoterapia é um tratamento que usa as cores para recuperar o equilíbrio físico e também emocional das pessoas. É uma terapia de cura mesmo, muito usada por pessoas que passam por algum problema de saúde específico e encontram na cromoterapia uma possível solução.

Essa invenção é muito antiga, já que desde os tempos dos faraós no Egito, as pessoas já usam a cromoterapia, principalmente, em relação aos raios solares que tinham uma ideia de cura e de equilíbrio corporal e mental.

Com o passar dos anos, a técnica evoluiu, passou a ser usado outros tipos de elementos para além do sol e até equipamentos tecnológicos que ajudam no tratamento do paciente.

Como funciona a Cromoterapia?

cromoterapia

Atualmente, a cromoterapia é feita a partir do uso de lâmpadas coloridas que são focadas em determinada parte do corpo do paciente. São várias as cores utilizadas, como o vermelho, o laranja, o azul, o amarelo, o verde, o violeta e o índigo. Cada uma dessas cores tem uma atuação diferente sob o corpo humano.

Por isso, ao ir a um centro de tratamento cromoterápico, você vai dizer o seu problema e o terapeuta vai escolher as cores que serão usadas para que você tenha uma melhora na sua situação.

Todas essas cores fazem parte do espectro solar, ou seja, tem uma ligação com a cromoterapia lá do Egito antigo, além de também serem as sete cores dos chakras, que são os responsáveis pelo equilíbrio da vida humana, de acordo com as teorias místicas.

Benefícios

Cada cor vai ter um benefício diferente para a pessoa. Abaixo, você terá uma lista com cada uma delas e o benefício trazido:

  1. Vermelho: é uma cor forte que é muito presente nas questões sexuais, do erotismo, do aumento da libido. Deve ser usada com cautela, pois pode dar também ansiedade e agressividade ao paciente. Estimula o sistema nervoso e é ótimo para quem está com problemas na área sexual.
  2. Laranja: é muito usada para acelerar o metabolismo e regular o sistema digestivo. Além disso, é uma cor alegre, que pode ser utilizada em pessoas com depressão. Ela tem o perigo de poder elevar a pressão sanguínea, então não é indicada para quem tem pressão alta.
  3. Amarelo: essa cor é uma excelente ajuda para quem precisa de animação, de descontração, de dinâmica, para poder se expressar e ficar mais extrovertido. Ela atua nos sentidos, como olhos, ouvidos, mas também nos ossos e tecidos internos.
  4. Verde: é uma cor voltada para o equilíbrio com a natureza, a tranquilidade, a paz, a serenidade. É bom para quem tem insônia, problemas cardíacos, estresse, dores de cabeça.
  5. Azul: também é usada como um relaxante cromoterápico. Tem função analgésica e pode abaixar a pressão arterial.
  6. Índigo: também é usada como forma de analgésico e para efeito coagulante. Atua nas áreas mais cognitivas e cerebrais para além do sistema circulatório.
  7. Violeta: é ótima para a concentração, foco, para pessoas que sofrem de transtornos relacionados à ansiedade. Também pode eliminar inflamações e infecções.

Como aplicar no dia a dia?

cromoterapia

A cromoterapia também pode ser aplicada de outras formas para além do tratamento direto feito com as luzes. A própria decoração da sua casa, as roupas que você usa, os objetos, enfim, tudo tem a ver com a forma como sol reflete essas cores e elas tocam no seu corpo. Então, onde tem cor, tem cromoterapia e no dia a dia isso é muito fácil de ser definido.

Como aplicar a cromoterapia na decoração

Também é uma questão muito simples, basta você olhar o significado de cada uma das cores e colocar nos locais certos. Por exemplo, o verde é bom para insônia, então é uma cor ótima para um quarto. Já o azul tem função relaxante, perfeito para uma sala de estar, ou jardim. Já o violeta é bom para foco e concentração, o que pode ser usado em um escritório.

Se você quer aprender mais a funda como utilizar a cromoterapia no seu dia a dia indicamos o Manual Definitivo da Cromoterapia , um e-book completo e poderoso sobre essa terapia com as cores. Aqui você vai aprender de forma rápida e prática como utilizar as cores e melhorar sua qualidade de vida em todos os sentidos.

A especialista no assunto Joana Farias, trás um conteúdo incrível, que vai transformar sua vida. Confira os depoimentos abaixo de pessoas que compraram o guia. E se surpreenda você também!

cromoterapia Se você definir dessa forma, vai conseguir colocar a cromoterapia dentro da sua casa e também do seu local de trabalho. Caso tenha gostado deste texto, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Referência: CROMOTERAPIA: UM IMPORTANTE RECURSO TERAPÊUTICO PARA A TERAPIA OCUPACIONAL 

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Post Comment