Zumba: Conheça todos os detalhes dessa dança e comece a praticar!

Zumba: Conheça todos os detalhes dessa dança e comece a praticar!

A Zumba é um exercício aeróbico que mistura elementos de diferentes ritmos de dança, principalmente latinos (a exemplo da salsa, samba, reggaetón e hip-hop). A modalidade foi rapidamente popularizada como uma forma rápida de emagrecimento, pois uma hora de prática pode te ajudar a queimar até 1.000 calorias!

No momento em que o mundo passa por uma enxurrada de doenças relacionadas ao estilo de vida sedentário e maus hábitos alimentares, o divertimento saudável (como a Zumba) é a chave de ouro para quem quer escapar da monotonia das academias e modelos convencionais de exercícios físicos.

Como funciona as aulas

Os treinos iniciam com exercícios de aquecimento e alongamento dos músculos. Depois, iniciam-se as coreografias que são instruídas por um professor, as danças são baseadas em ritmos latinos de performance aeróbica de alta intensidade que maximizam a queima calórica.

Todos os movimentos são feitos de forma individual, sem exigência de equipamentos ou formação de duplas como acontece na dança de salão, por exemplo. Os exercícios aeróbicos tem como consequência o condicionamento cardiovascular, enquanto a dança trabalha o fortalecimento dos músculos e queima calórica. Juntos, formam um exercício dinâmico e animado.

Na maioria das aulas de Zumba a música é trocada a cada 4 minutos para dar bastante dinamicidade, os passos são ensinados na hora pelos instrutores e não tem problema se errar. Para ingressar nas aulas de Zumba não existe critério de condicionamento físico ou habilidades para dança, precisa somente da boa vontade. Confira no vídeo abaixo como funciona:

A prática de duas a quatro aulas por semana gera resultados evidentes em cerca de três meses, segundo especialistas. Porém, apesar de incluir a função de fortalecimento da massa muscular, a Zumba não exclui a necessidade de trabalhar músculos específicos do corpo.

Uma pessoa que tenha problemas na coluna, por exemplo, deve realizar fortalecimento específico para a região, coisa que a dança aeróbica não pode garantir.

10 Benefícios da Zumba

Gasto calórico

Uma hora de aula de Zumba completa pode gerar um gasto de 600 a 1000 calorias tanto para homens como em mulheres, coisa que em exercícios tradicionais de academia se levaria ao menos duas horas para conquistar

Aumento do metabolismo

Por conta da aula misturar dança com aeróbico ela proporciona um aumento de temperatura corporal, assim como os suplementos termogênicos fazem artificialmente. Isso faz com que o seu corpo acelere o gasto calórico e consuma mais rápido aqueles alimentos fora da dieta.


Eliminação de toxinas

A atividade auxilia na circulação de toxinas dentro do organismo e do sistema linfático, responsável por filtrar e eliminar substâncias. Na prática, a desintoxicação do corpo mantém o corpo desinchado e livre dos sintomas de acúmulos de substâncias, dores de cabeça, reações alérgicas frequentes e prisão de ventre.

Trabalho de vários músculos

Com a aplicação de movimentos intensos, os diferentes músculos são trabalhados numa única aula de forma que se pode ter um condicionamento físico integral, não somente emagrecendo, mas ajudando a definir os músculos evitando a flacidez.

Previne doenças cardíacas

Assim como todo exercício aeróbico, a Zumba melhora a resistência cardiovascular por meio do aumento das batidas cardíacas, assim, acaba promovendo a melhor circulação e prevenção do acúmulo de gorduras e entupimento de veias.

Aumenta o astral

As músicas misturadas com a dança dão uma sensação que vai além da liberação de seratonina natural de atividades físicas. Os rimos latinos dão um ar motivador e fazem com que atividade física seja realizada sem sacrifícios.

Aumento de flexibilidade

Os movimentos que compõem a aula incluem uma combinação de diferentes movimentos que vão desde o samba até o mamo, com cerca de 70% de ritmos latinos. Como cada um deles possui uma característica diferente, a postura e flexibilidade são bem trabalhadas.

Diversão saudável

A Zumba não é somente um exercício físico, mas também uma possibilidade de diversão saudável. Ao contrário dos exercícios tradicionais de academia, ela proporciona uma queima calórica mais rápida e agradável do que séries de atividades repetitivas e desinteressantes.

Emagrecimento

A Zumba emagrece tanto por conta do gasto calórico como a queima de gordura acumulada. A longo prazo provoca os efeitos seca barriga tão desejado por muitos.

Aumento de resistência

Como as aulas são bem dinâmicas e tem princípios aeróbicos a resistência física é muito trabalhada. Os alunos não ficam parados nem um instante e no final podem sentir que todos os músculos foram trabalhados. Em alguns meses a prática recorrente gera efeitos diretos no cotidiano como facilidade em subir escadas, fazer caminhadas ou corridas.

Porque a Zumba tornou-se tão popular?

A Zumba  já nasceu dentro do berço da fama, afinal, teve a sua criação assinada pelo colombiano Beto Perez, dançarino que coreografou estrelas como a Shakira.

A dança aeróbica veio a tona em 2000 quando o colombiano apresentou o ritmo para empresários nos Estados Unidos e, juntos, popularizaram a novidade com o forte argumento do emagrecimento alinhado a satisfação da dança. A partir daí o negócio decolou.

A dança misturada com exercícios vem conquistando adeptos de todos os públicos, não somente devido ao seu potencial de queima calórica, mas também como uma alternativa de diversão saudável. Muitas pessoas iniciam a atividade somente com a intenção de condicionamento físico e acabam por encontrar na Zumba um hobby.

Faz tempo que divulga-se por meio de estudos, reportagens e outros meios, que o segredo do emagrecimento está na mudança de rotina. Quando as pessoas tem afinidade com a atividade que optam por desenvolver a mudança de hábitos torna-se agradável.

Aproveite esse ritmo de festa para entrar na dança e tirar o máximo de proveito dos benefícios dessa prática, o seu sonho de um corpo ideal pode estar muito mais palpável, afinal a aula de Zumba emagrece de verdade.

 

Conheça Também o Nosso Canal no Youtube


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment