Pelo encravado: saiba como lidar e prevenir

Pelo encravado: saiba como lidar e prevenir

Uma das dificuldades que as mulheres acabam enfrentando com uma frequência desagradável, devido á diversas situações da rotina feminina é o pelo encravado. Este tipo de inflamação acontece geralmente em dobras do corpo, como virilha e axilas, além de poder acontecer em outros lugares devido a uma série de situações.

Vamos falar mais do que você pode fazer para prevenir e tratar o pelo encravado, além de outras informações úteis a respeito da questão.

O que é o pelo encravado e como ele se desenvolve?

O pelo encravado é um pelo que teve seu crescimento desviado por alguma situação, como roupas apertadas, contato de pele com pele, cortes inadequados com as lâminas de depilação, entre tantas outras situações. O pelo encravado pode parecer um problema pequeno no começo, mas a infecção gerada por ele pode apresentar problemas consideráveis, sendo, nas vezes mais extremas, necessário até cirurgia.

Sendo assim, é sempre fundamental identificar e tratar o pelo encravado o quanto antes, pois sem isso você pode ter problemas muito maiores no futuro.

O que fazer com o pelo encravado assim que o encontra-lo?

O ideal é não mexer no pelo encravado, especialmente com os dedos ou com as unhas, já que dessa forma você tem grande chance de infeccionar a região. A melhor opção quando encontrar um pelo encravado é simplesmente não mexer, deixe-o lá e espere ele resolver-se naturalmente.

Caso você perceba que ele não desencravou sozinho e está começando a infeccionar, consulte um dermatologista, que irá recomendar um remédio.

As diversas formas de evitar pelos encravados

A melhor forma de lidar com pelo encravado, na verdade, é a prevenção. Existem diversos momentos em que nós colocamos nossos pelos contra o sentido de crescimento natural deles e favorecemos o aparecimento de pelos encravados:

  • Diversas foras de depilação, como lâmina e cera, acabam fazendo com que o pelo “envergue” ao ser cortado ou retirado, facilitando o aparecimento de pelos encravados.
  • Usar roupas muito apertadas também faz com que os pelos cresçam de forma errada (lembre-se que, apesar de milimétrico, o crescimento é constante). Tente usar roupas mais confortáveis, especialmente quando for fazer exercícios ou se movimentar muito.
  • Pessoas com pelos mais crespos e ou grossos Têm uma tendência maior a ter pelos encravados. Nestes casos, se o problema persistir demais, podem ser tomadas medidas mais drásticas.
  • Pessoas de pele mais oleosa também podem ter esse tipo de problema devido ao entupimento do folículo capilar. Limpezas de pele e esfoliações podem ser uma solução interessante para o problema e ainda oferecerem mais qualidade para a sua pele no geral.

Tratamentos definitivos para o pelo encravado e situações extremas

Quando os pelos encravados acontecem com muita frequência e gravidade, geralmente pode ser também associado a um problema de pele ou a algum dos motivos citados acima. Tomas as precauções ajuda, mas se mesmo assim eles continuarem acontecendo, o ideal é verificar algumas situações mais extremas, como o tratamento a laser, que impede que o fio cresça definitivamente, evitando maiores problemas com pelo encravado.

Antes de tomar qualquer decisão, consulte um dermatologista.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Post Comment