Mamoplastia: Redutora, com prótese, pós-operatório, cicatriz, preço e mais..!

Mamoplastia: Redutora, com prótese, pós-operatório, cicatriz, preço e mais..!

O Brasil é um dos países onde as pessoas mais fazem cirurgias plásticas, e uma delas é a mamoplastia.

Apesar de a mamoplastia de aumento (com implante de silicone nas mamas) ser a mais comum, algumas pessoas precisam ou querem fazer a redução das mamas, que é chamada de mamoplastia redutora.

No artigo de hoje vamos falar sobre esses dois tipos de mamoplastia, além de explicar se você pode fazer essa cirurgia pelo SUS, como é a cicatriz e a recuperação e muito mais.

Contents

Como é feita a cirurgia?

Existem dois tipos de mamoplastia, como vamos explicar a seguir: A mamoplastia com prótese, que serve para aumentar o tamanho dos seios, e a redutora.

A forma como é feita a cirurgia pode variar bastante. Na mamoplastia com prótese, por exemplo, a cirurgia depende da forma da prótese e do local de colocação (por cima ou por baixo do músculo peitoral), e no caso da prótese redonda também se pode conseguir uma forma natural injetando gordura em volta dos seios, chamada de lipofilling.

Mamoplastia redutora

mamoplastia

Nem todo mundo deseja ter seios grandes, e a mamoplastia redutora é a cirurgia para a redução das mamas.

Esse procedimento é procurado tanto por questões estéticas, quando a mulher não gosta do volume ou tamanho dos seios, ou por questões de saúde, quando causa dor nas costas e até mesmo alterações na coluna, deixando o tronco curvado por causa do peso.

Mamoplastia com prótese

mamoplastia

A mamoplastia com prótese de silicone é a cirurgia que aumenta o tamanho e o volume dos seios, e pode ser feito tanto por mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho dos seios ou por causa da flacidez, quanto por mulheres que tiveram câncer e tiveram que retirar uma parte ou a mama inteira por causa da doença.

Existem tipos de prótese de silicone diferentes, e se você está pensando em fazer essa cirurgia, precisa conversar com o seu médico para saber qual é a ideal para o seu tipo de corpo e objetivo, além de entender como será a forma de colocar a prótese, que vai interferir tanto no resultado visual quanto na cirurgia em si e na recuperação.

❱ Leia também: Lipoaspiração!

Quanto custa em média?

Como falamos, existem vários tipos dessa cirurgia e o preço pode variar de acordo com o tipo de cirurgia (de redução ou de aumento), com o tipo de prótese e o local que vai ser colocada, além do local que você vai fazer a cirurgia e os profissionais que escolher.

Dá para fazer a cirurgia pelo SUS?

Sim. Muitas pessoas não sabem, mas é possível fazer algumas cirurgias consideradas estéticas pelo SUS, mas você precisará provar (com ajuda de um médico) que esse procedimento não é apenas estético, e sim uma questão de saúde.

Para saber como solicitar entrar na fila para fazer a mamoplastia pelo SUS, vá a um hospital público perto da sua casa.

Como é a cicatriz da mamoplastia?

mamoplastia

Na mamoplastia com prótese de silicone (ou mamoplastia de aumento) é feito um pequeno corte nos dois seios em torno da aréola, na parte inferior da mama ou na axila (dependendo do tipo de prótese e local, como falamos anteriormente) por onde é colocado o silicone que vai aumentar o volume do peito.

Na mamoplastia redutora há a redução e o reposicionamento da aréola, mas tanto o corte feito na mama para a redução do tamanho, quanto o corte feito na aréola podem ser colados com cola cirúrgica para evitar a cicatriz.

❱ Leia também: Lipoescultura!

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório depende da forma como a cirurgia foi feita, mas em geral, a paciente que passa pela mamoplastia fica apenas um dia no hospital, tendo alta no dia seguinte.

Dependendo do tipo de mamoplastia, os cuidados podem variar um pouco, mas em geral a recuperação demora em torno de 1 mês, e é recomendado não fazer esforço físico e dormir de barriga pra cima nesses primeiros 30 dias.

A paciente pode ter que ficar com 2 drenos por até 2 dias, para eliminar o excesso de sangue acumulado no peito, e evitar complicações.

As complicações mais comuns são dor no peito, diminuição da sensibilidade e rejeição da prótese de silicone, que pode surgir em algumas mulheres e é chamada de contratura capsular. Outras complicações mais raras são a ruptura devida a algum golpe forte, o hematoma e a infecção.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment