Receita de iogurte caseiro: Selecionamos as mais simples e deliciosas receitas!

Receita de iogurte caseiro: Selecionamos as mais simples e deliciosas receitas!

O iogurte caseiro é uma opção rápida, simples, nutritiva e saborosa para o seu café da manhã ou para o lanche, e no artigo de hoje separamos algumas das receitas mais fáceis e mais saudáveis para você fazer aí na sua casa, sem perder muito tempo ou gastar muito dinheiro.Se você gosta de iogurte, receita de iorgute caseiro é a opção!

Independente de você morar sozinho ou ter que comprar iogurte industrializado pra família toda, sabe o quanto manter essa hábito pode sair caro (o iogurte natural pode ficar até 4 vezes mais barato). Além disso, sabemos que as versões industrializadas contêm corantes, conservantes e outros ingredientes que não oferecem muitos benefícios para a saúde.

Pensando nisso, reunimos várias receitas pra você fazer o iogurte caseiro do seu jeito, usando os ingredientes que mais gostar, ou de acordo com a sua dieta ou restrição alimentar.

Receitas de iogurte caseiro

Existem várias formas de fazer iogurte caseiro, e com certeza existe uma receita com os seus ingredientes favoritos. Veja a seguir as receitas que separamos para você:

Receita de iogurte caseiro simples

Vamos começar com a receita simples:

Ingredientes:

  • 2 litros de leite semidesnatado
  • 1 potinho de iogurte integral (consistência firme) de aproximadamente 170g

Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo para ferver. Se formar uma película, descarte-a.

Deixe esfriar até o ponto que você consiga colocar o dedo no leite ainda bem quente por 10 segundos, mas sem queimar seu dedo. Coloque o copinho de iogurte no leite e misture.

Tampe a panela e envolva-a com algumas toalhas, para que ela fique aquecida. Deixe bem fechado por cerca de 8 a 10 horas em temperatura ambiente ou dentro do forno desligado. Se estiver muito calor, ele pode ficar pronto antes, então é melhor ficar observando quando ele atingir a consistência, pois estará pronto. Guarde na geladeira em um recipiente fechado. Essa receita rende 10 porções.

Receita de iogurte caseiro com frutas

Nossa receita escolhida foi a de mel e calda de frutas vermelhas, mas existem várias outras opções gostosas!

Ingredientes pro iogurte:

  • 3 litros de leite tipo a integral
  • 1 pote de iogurte natural (sem sabor)
  • 15 colheres de sopa de mel

Ingredientes para a calda:

  • 300 g de amora fresca ou congelada
  • 300 g de cereja fresca ou congelada
  • 300 g de morango fresco ou congelado
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar demerara
  • 2 xícaras de água
  • 2 colheres de sopa rasa de amido de milho

Para o iogurte caseiro, leve o leite ao fogo até começar a fervura, mas não deixe ferver. Deixe descansando até chegar a 40ºC e então acrescente o iogurte natural, e mexa bem. Coloque em um pote com tampa, e deixe dentro de uma bolsa térmica por 8 horas. Quando retirar da bolsa térmica, leve à geladeira e deixe lá por mais 12 horas.

Após as 12 horas na geladeira, pegue um pano bem limpo e cubra uma peneira grande, apoiando a peneira em uma panela. Despeje o iogurte na peneira com o pano e depois pegue ele pelas pontas com cuidado e feche formando um saco. Torça um pouco e amarre com um barbante, e mantenha apoiado na peneira sobre a panela por mais 12 horas na geladeira.

Pegue o iogurte escorrido na panela e coloque o mel, bata com um batedor (fuê) e leve novamente para a geladeira.

receita de iogurte caseiro com frutas

Para fazer a calda, coloque todas as frutas lavadas e picadas, a água e o açúcar para ferver e marque 10 minutos. Em seguida, coloque o amido de milho dissolvido em um pouco de água e mexa bem, para não formar grumos. Depois que engrossar, deixe cozinhar por alguns minutos e desligue o fogo.

Coloque a calda em uma tigela com tampa e leve à geladeira, e sirva quando o iogurte e a calda estiverem bem gelados. Rende 12 porções.

Receita de iogurte caseiro com kefir

Para fazer o kefir de leite, misture aproximadamente uma colher de sopa de grãos kefir a duas xícaras de leite num pote de vidro. Tampe com um pano vazado (como um tule), e coloque na geladeira por 36 a 48 horas para que a substância fermente.

Coe o líquido, que ficará semelhante a um iogurte e poderá ser bebido diretamente, ou use para o preparo do iogurte, adicionando morango ou outros ingredientes a gosto.

Receita de iogurte caseiro sem lactose

Quem quer (ou precisa) evitar a lactose, pode fazer essa receita de iogurte caseiro de morango com tofu, que é super simples, rápida e saborosa:

Ingredientes:

  • 1 Xícara de morangos orgânicos
  • 1/2 xícarade tofu orgânico
  • 1 Colher de sopa limão
  • 2 folhas de hortelã
  • Mel, melado, glucose ou açúcar a gosto

Lave e pique os morangos e coloque para bater no liquidificador. Adicione o Tofu, as folhas de hortelã e o limão e bata bem. Vá adoçando aos poucos. Coloque na geladeira para gelar e retire somente quando for consumir. Essa receita rende apenas um copo.

Veja também um vídeo ensinando uma receita de iogurte caseiro simples e rápido:

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment