Pipoca engorda? Coisas que você não sabe sobre ela.

Pipoca engorda? Coisas que você não sabe sobre ela.

Um dos petiscos mais conhecidos do mundo, sendo algo quase obrigatório nos cinemas e em outros espetáculos, a pipoca foi conhecida como um dos vilões da dieta. Afinal, é cozida em óleo, como pode não engordar e tudo o mais?

Na verdade, muito do que se diz sobre a pipoca deve-se a todos os acompanhamentos que costumamos colocar. Vamos falar mais disso, de todas as vantagens que você pode ter ao consumir pipocas e de todas as dicas possíveis para melhorar a qualidade da sua pipoca como alimento saudável!

A pipoca e a cultura ao redor dela: ela realmente engorda?

O mito de que pipoca engorda por si só vem de várias fontes, tipicamente da mesma fonte que relaciona a cerveja com barriga. A pipoca, por si só, faz bem para o corpo, mesmo quando estourada em óleo.

Vamos a algumas das vantagens que a pipoca oferece:

Grande quantidade de fibras: Lembre-se que, antes de tudo, a pipoca é um cereal, então possui uma excelente quantidade de fibras, não as perdendo em seu processo de cozimento.

Menos gorduroso do que outras opções de lanches: Se você colocá-la junto com salgadinhos, batatas fritas e outras opções de lanches para as mesmas ocasiões, a pipoca ganha de longe, no quesito saúde. Além de ser mais fácil de controlar (você sabe o quanto tempera e com o quê, podendo evitar maiores quantidades de sal ou até aumentando a quantidade de gorduras quando possível).

Ajuda a prevenir doenças: Garças a grande quantidade de polifenol, a pipoca ajuda a combater radicais livres, mantendo sua pele e seus órgãos mais saudáveis. Além disso, a pipoca também possui uma grande quantidade de antioxidantes, que ajudam, inclusive, a combater o câncer e outros problemas relacionados com a idade e o envelhecimento precoce.

Dicas de como fazer um lanche mais saudável.

Uma das dicas mais importantes neste caso é saber que os acompanhamentos da pipoca pode deixá-la mais e menos saudável. Bacon, queijo, manteiga e todas estas outras delícias que são geralmente acrescidas à pipoca durante ou depois sua preparação fazem dela com mais ou menos saudável.

Manteiga é sempre menos recomendado que óleo, pois deixam as gorduras saturadas muito maiores. Se for colocar queijo, que tal usar queijo branco ou curado? Ao invés de usar cheddar ou queijos salgados e gordurosos, use ervas e outros temperos naturais.

Uma informação interessante: a pipoca doce é, sem dúvida mais calórica do que a salgada e, antes de tudo, é uma das formas de fazer a pipoca cada vez mais calóricas. Complementos como calda de chocolate, leite condensado e similares são verdadeiros venenos para parte saudável da pipoca.

Outro detalhe fundamental é evitar temperos artificiais demais. Uma das opções menos recomendadas são as misturas de temperos com glutamato monossódico, que quase anulam os benefícios da pipoca como lanche saudável.

De uma forma ou de outra, a pipoca é um dos melhores lanches que você pode comer durante um filme ou quando der uma “fominha” entre as refeições, seja doce

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