Fontes de cálcio: você sabe como obtê-lo nos alimentos?

Fontes de cálcio: você sabe como obtê-lo nos alimentos?

O cálcio é um dos minerais mais incríveis do corpo humano. O cálcio é indispensável para os ossos, para a coagulação do sangue para a contração saudável dos músculos. Sua falta pode causar uma série de problemas como inflamações musculares, enfraquecimento dos ossos e outras questões relacionadas.

Vamos falar sobre essas fontes de cálcio e sobre as diversas formas de absorver esse cálcio.

As fontes de cálcio nos alimentos

O cálcio pode ser normalmente absorvido pela alimentação, sendo que o leite é considerado, dentro da nutrição tradicional, a fonte de cálcio mais eficiente e rica.

Sabemos que, com o aumento considerável da intolerância à lactose e as dietas veganas, a busca por formas alternativas de fontes de cálcio é uma das grandes tendências da alimentação mais saudável.

Nos do beleza feminina separamos algumas fontes alternativas de cálcio, para que você possa substituir o leite, algumas vezes com ainda mais qualidade de nutrientes.

Tofu: O tofu tem muitas das qualidades do leite, sendo um tipo de queijo proveniente do leite de soja. Este alimento é cheio de cálcio, proteínas, fósforo e magnésio, além de ter uma quantidade muito pequena de calorias.

Sardinha: A sardinha, além de ômega 3 muitas vitaminas e proteínas, tem uma quantidade considerável de cálcio. Com cada 100g de sardinha oferece cerca de 500mg de cálcio, que é muito mais fácil de ser absorvido do que, por exemplo, cálcio de fonte vegetal.

Espinafre: das fontes de cálcio de origem vegetal, o espinafre é uma das mais saborosas. Esta verdura verde escura, além de deliciosa, possui também grande quantidade de ferro, sendo uma excelente opção para também controlar anemia. Ela pode ser consumida crua ou cozida sendo que em ambas as formas tem um sabor muito atraente, sendo possível refogá-la com queijo ou ovo.

Gergelim: muito mais do que um tempero para pão de hambúrguer, o gergelim é uma excelente semente para ajudar com o trato intestinal e com a alta quantidade de cálcio. Outra vantagem é que graças às gorduras insaturadas, ele ajuda muito em relação ao controle do colesterol.

Soja: alimento número 1 dos vegetarianos e veganos, a soja é uma das melhores fontes de proteína e de cálcio para o corpo. É também um dos alimentos mais recomendados para mulheres em menopausa. Com várias formas de consumo, a soja pode ser consumida sem problema, não sendo comprovado nenhum tipo de efeito colateral.

As fontes de cálcio animal VS fonte de cálcio vegetal

As fontes de cálcio de origem animal são conhecidas como mais potentes do que as vegetais, o que se torna uma das críticas mais comuns ao veganismo, versão mais extrema do vegetarianismo, onde também não se come nenhum tipo de produto de origem animal.

Este tipo de discussão geralmente acaba sem conclusão, já que ambas as dietas acabam desenvolvendo prós e contras, e a ciência apesar de demonstrar que nossa dieta média tem mais carne do que é necessário, ainda não chegou a uma conclusão definitiva, até mesmo porque cada corpo acaba tendo suas características pessoais.

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