Alimentos ricos em fibras: como incorporá-los?

Alimentos ricos em fibras: como incorporá-los?

Os alimentos ricos em fibras são parte fundamental de uma dieta equilibrada e eficiente, e um dos principais responsáveis de manter o intestino em ordem. Ninguém que queria realmente manter boa forma e aproveitar os exercícios de verdade deseja problemas intestinais, que podem gerar consequências desastrosas.

Vamos falar desses alimentos, dar sugestões de como consumi-los e de coo identificar a falta (e um possível excesso) de fibras no seu corpo.

Como as fibras funcionam no seu corpo?

As fibras são, sem dúvida, uma das partes mais interessante de uma dieta equilibrada. Geralmente consumidas junto com açúcares e carboidratos (frutas e verduras fibrosas ou cereais e pães integrais), são elas que ajudam seu corpo a se purificar de muitas das impurezas restantes do processo digestivo, além de excesso de gorduras e açúcares, que são absorvidos pelas fibras e então eliminados nas fezes.

Outra vantagem importantíssima das fibras no corpo é a saciedade adicional que ela oferece. As fibras, ao fazerem esse processo de limpeza no sistema digestivo, aumentando consideravelmente a saciedade e diminuindo a quantidade de comida digerida.

Outro detalhe importante é que, indiretamente, este funcionamento melhor do intestino ajuda a combater o piro inimigo das mulheres em fase de emagrecimento: a retenção de líquidos. Acontece que, todas as toxinas do corpo que não são liberadas adequadamente acabam se associando a líquidos e aumentando a quantidade de urina produzida, mas isso acaba não sendo descartado na velocidade ideal, o que força os rins e ainda faz com que líquidos se acumulem , criando uma barriguinha que não tem relação nenhuma com gordura.

Sugestões de alimentos ricos em fibras

Os alimentos ricos em fibras são muito fáceis de serem consumidos, sendo muito simples incorporá-los na sua dieta diária. Vamos dar algumas dicas fáceis, que todos podem fazer:

Cereais integrais no lugar dos processados: com uma diferença muito pequena nos valores, você pode acrescentar muito mais fibras e um sabor diferenciado na sua dieta com pães e cereais integrais. Substitua pães, bolachas e similares por suas versões integras e tenha mais saúde no seu dia a dia.

Mais frutas e verduras, preferencialmente cruas: Muitas frutas, verduras e legumes são excelentes fontes de fibras, mas perdem muitas de suas qualidades quando processadas excessivamente. Se for tomar sucos, prefira os naturais e peça para que a polpa seja colocada também, e consuma muitas saladas, pois diversos legumes, como cenouras, brócolis, espinafre e tantas outras altamente fibrosas. Nas furtas, temos como principais exemplos o mamão, a maçã, a laranja e muitas outras.

Quinoa: A quinoa é, além de uma potente fonte vegetal de proteínas, uma fonte de fibras perfeita para quem deseja, além de diminuir a quantidade de carne, aumentar a quantidade de fibras na sua dieta.

Junto com as fibras, aumentar os líquidos: Se você foi aumentar a quantidade de fibras na sua dieta, não se esqueça de aumentar também os líquidos, ou você pode criar uma dificuldade intestinal muito grande, pois haverá um bolo fecal maior e mais fibroso (exatamente o que se espera quando se consome mais fibras), precisa ser mais hidratado para não gerar problemas no intestino.

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment