Hidroquinona: clareamento natural da pele

Hidroquinona: clareamento natural da pele

A Hidroquinona é um composto ativo de muitos dos medicamentos usados para o clareamento de manchas da pele, usado tanto para manchas de nascença quanto para manchas causadas por acidentes. Apesar de ser muito eficiente, a hidroquinona tem suas contra indicações e não pode ser usada livremente.

Vamos falar das vantagens, do funcionamento e das contraindicações da hidroquinona.

Como funciona a hidroquinona?

A hidroquinona é um composto químico natural que atua diretamente na melanina da pele, diminuindo sinais de idade, sardas e outras manchas escuras da pele em geral. Ela atua destruindo os depósitos de melanina que causam as manchas, e anulando o processo de síntese da melanina, o que vai devolvendo a uniformidade da coloração da pele.

Uma das maiores preocupações do uso de hidroquinona é a questão da exposição da pele aos raios solares, já que a pele estará muito mais sensível. É preferível fazer seu tratamento com hidroquinona à noite, e se for indispensável fazer de dia, nunca se esqueça de usar um potente filtro solar, para evitar novas manchas e queimaduras em geral, pois sua pele estará fragilizada.

Como usar a hidroquinona e quando ela começa a fazer efeito?

A aplicação das pomadas com hidroquinona podem ser feitas normalmente, embora não sejam recomendadas para áreas muito sensíveis, s como virilha e exila, mas a possibilidade de irritação da pele nestas áreas de grande fricção é muito grande. Existem produtos menos agressivos para estas áreas.

Além disso, ele começa a fazer efeito de forma lenta, mas eficiente, lembrando que demora, ao menos uma semana para começar a ter efeitos realmente diferenciados na coloração da pele. Depois de um mês de uso diariamente você pode começar a alternar os dias de uso, até para evitar a superdosagem.

A vermelhidão leve nos primeiros dias é comum, já que existem células da sua pele sendo destruídas no processo, mas a é importante observar se aparecem irritações na pele, pequenas pústulas e coceira excessiva. Se for o caso interrompa o tratamento e verifique com seu dermatologista.

Outras contra indicações e problemas causados pela hidroquinona

A hidroquinona também não pode ser usada por crianças e mulheres grávidas, além de ser possível também apresentar alergia ao produto. Por isso mesmo é necessário passar uma quantidade menor do produto para testar alergia antes de tratar uma área muito grande, especialmente em áreas sensíveis, como o rosto.

Outra questão bem polêmica é a possibilidade da hidroquinona ser cancerígena. Não existe nenhum tipo de conclusão a este respeito, mas como ele gera uma alteração celular, sempre é possível que este tipo de problema aconteça.

Como os estudos ainda são inconclusivos, qualquer tipo de pânico a este respeito é indevido, especialmente quando pensarmos que, provavelmente, é somente em caso de superdosagem que este tipo de problema deve acontecer, provavelmente.

O uso da hidroquinona pode gerar, além da alergia já citada, a criação de grandes manchas azuladas, chamada ocronose, que é praticamente impossível de retirar. Por isso mesmo é indispensável diminuir a dosagem depois de um mês.

Com todas estas informações a respeito, é sempre importante consultar o dermatologista antes de iniciar o tratamento.

 

Conheça Também o Nosso Canal no Youtube


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment