Exercícios aeróbicos: as vantagens e os cuidados

Exercícios aeróbicos: as vantagens e os cuidados

Os exercícios aeróbicos são uma das escolhas mais naturais para quem deseja começar a perder peso, por serem altamente modulares e tremendamente vantajosos para seu corpo. Vamos aprender todas as vantagens e problemas dos exercícios aeróbicos para quem não está praticando nenhum esporte.

O que são exercícios aeróbicos?

Exercícios aeróbicos são aqueles que proporcionam movimentos em muitos grupos musculares ao mesmo tempo, trabalhando também sua capacidade respiratória e sua resistência. Ao contrário, por exemplo, de exercícios hipertróficos, o objetivo dos exercícios aeróbicos e desenvolver um condicionamento físico mais geral, que foque em dar ao corpo a chance de queimar gorduras e desenvolver o que chamamos de condicionamento fitness.

O mais importante sobre os exercícios aeróbicos é a constância e a frequência e não a intensidade, especialmente quando falamos de pessoas que estão ainda iniciando seus exercícios.

Como começar seus exercícios aeróbicos?

Antes de tudo, um bom programa de exercícios aeróbicos para pessoas saindo do sedentarismo começa, sem dúvida, com caminhadas. As caminhadas são excelentes por ajudarem o corpo a se acostumar com cargas mais intensas e, para pessoas que estão começando (ou voltando) a praticar exercícios, é a melhor ideia. Logo depois disso, pequenas corridas crescentes podem ser a sua chance para aumentar tanto sua capacidade cardiorrespiratória quanto sua forma. Ciclismo também pode ser uma excelente ideia, embora seja sempre recomendado começar em terreno plano e em trechos relativamente curtos, iniciando com, por exemplo, 15 minutos.

Se as corridas outdoor não fazem seu estilo, programas de exercícios aeróbicos de academia podem envolver corridas em esteira, bicicletas, aulas de dança, spin e tantas outras opções, com mais e menos intensidade.

Quais são os cuidados e os segredos para não desistir?

Uma das maiores dificuldades dos exercícios aeróbicos é que, como comentamos antes, eles precisam se tornar um hábito para realmente mudarem a vida e o físico de uma pessoa. Seja para perda de peso ou para melhorar sua capacidade cardiorrespiratória, não são duas semanas de exercícios aeróbicos que vão mudar sua vida. A mudança é gradativa e deve ser conquistada com o tempo.

Com o tempo, você se sentirá mais disposta e mais animada para aumentar a carga, mas enquanto os exercícios aeróbicos não se tornarem um hábito de verdade, sempre haverá uma dificuldade e você deve ficar sempre vigilante.

Além disso, outros cuidados devem ser tomados quando começar seus exercícios:

Alongamento: A falta de alongamento antes dos seus exercícios aeróbicos pode causar a uma série de problemas como acidentes, torções e uma série de outras dificuldades relacionadas.

Alimentação: A alimentação é fundamental paras a perda de peso e o equilíbrio corporal. Uma alimentação balanceada é importante para os exercícios e para a manutenção da forma conquistada com eles. Cuidado com os doces, excessos de carboidratos e gorduras, que tem uma chance muito grande de afetar sua forma física negativamente. Juntamente com isso, recomendamos o aumento no consumo de fibras, proteínas e gorduras “boas” como as gorduras de peixe.

Faça amigos para seus exercícios: uma das formas mais interessantes e eficientes de não desistir de seus exercícios aeróbicos é ter uma rede de amigos que façam exercícios juntos. Apoio social para os dias ruins é fundamental para os dias de preguiça.

Caso tenha alguma dúvida, procure um profissional de educação física .

 

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