Câncer

Câncer

Em 377 a. C. Hipócrates, o pai da medicina, já havia descrito enfermidades que hoje podem ser reconhecidas como diferentes tipos de câncer, e outros povos antes dele, como os egípcios, também o haviam feito. Isso mostra que o câncer tem acompanhado a humanidade através de sua evolução, e uma boa porcentagem das mortes no mundo podem ser designadas a ele.

O que é câncer?

É chamada de câncer a doença em que certas células começam a se multiplicar fora da normalidade, destruindo tecidos saudáveis no caminho. Essas células doentes ainda podem cair na corrente sanguínea e chegarem a outros lugares do corpo humano, um processo chamado metástase.

Por que ele ocorre?

Fatores hereditários ou externos (exposição a agentes cancerígenos, hábitos alimentares, etc) são responsáveis por alterações no DNA, chamadas mutações. O código genético estabelece as regras do funcionamento do organismo, e quando ele é alterado, passa a fornecer informações erradas. Isso leva as células afetadas, chamadas cancerosas, a se multiplicarem e danificarem as outras.

Quais os cânceres mais comuns?

Embora possa atingir todos os órgãos do corpo humano estima-se que existam mais de 200 diferentes tipos de câncer, os mais comuns são os cânceres de mama, estômago, cólon e pulmão. Esses também são considerados os cânceres mais mortais.

Tipos de câncer

Leucemia – Esse tipo de câncer é causado por células cancerosas que se acumulam na medula óssea. Isso faz com que elas substituam as células do sangue e prejudiquem a produção das estruturas normais – hemácias, leucócitos e plaquetas.

Linfoma – Câncer que atinge o sistema linfático, pode atingir todos os nódulos e se espalhar pelo corpo.

Tumores no sistema nervoso – Atingindo o sistema nervoso central, esse tipo de câncer atinge o cérebro e se origina das células que sustentam os neurônios.

Carcinoma – Tumor maligno que invade e destrói tecidos vizinhos, sendo o mais comum.

Sarcoma – Ocorrem mais em crianças e adolescentes e atingem os tecidos moles: cartilagens, vasos sanguíneos, etc.

Sintomas

Embora cada câncer tenha seus sintomas específicos, há alguns sinais para os quais você deve ficar atento. São estes:

  • Perda de peso inexplicável
  • Febre
  • Dor
  • Fadiga
  • Machucados que nĂŁo cicatrizam
  • Alterações na pele
  • Alteração nos hábitos intestinais ou urinários
  • Hemorragia
  • Tosse persistente

Tratamento

Enquanto alguns tipos de câncer têm cura, outros mesmo que não possam ser curados totalmente podem ser tratados e fazer com que o portador tenha mais qualidade de vida. A cura dessa doença depende do estágio em que ela é diagnosticada e o tipo de tumor maligno. A quimioterapia é o tratamento conhecido mais comum, e são usados agentes quimioterápicos para eliminarem células de rápido crescimento. Já a radioterapia utiliza radiação para destruir células tumorais. E ainda não podemos esquecer da importância dos cuidados paliativos, que visam diminuir a dor e o desconforto sentidos pelo paciente. Esse tipo de prática é o grande responsável pela melhora da qualidade de vida do paciente de câncer, visto que as próprias formas de tratamentos têm efeitos colaterais sérios e debilitantes.

đź’• SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE đź’•

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment