Sabão caseiro: além da reciclagem, economia

Sabão caseiro: além da reciclagem, economia

O sabão caseiro é uma das formas mais inteligentes de reciclagem que temos na nossa sociedade atualmente. Reaproveitando o óleo usado, que viraria mais poluição nos lixões ou nos esgotos, essas receitas de sabão fazem com que a dona de casa economize com produtos de limpeza, ajude a manter o planeta mais limpo e ainda pode ser uma fonte de renda, se feito profissionalmente.

Vamos falar mais da receita, das formas e cuidados que você tem de ter ao fazer sabão caseiro, e como você pode fazer do sabão caseiro um negócio!

Por que é importante reciclar o óleo de cozinha com o sabão caseiro?

O óleo de cozinha é, apesar de não parecer uma das formas mais perigosas de poluição nas águas.  Por não se misturar e ser extremamente complexo de se retirar da água, além de afetar o nível de entrada de luz solar, o que fazia com que o plâncton, base da cadeia alimentar marinha, não se desenvolvesse corretamente.

Sendo assim, o óleo de cozinha nunca deve ser jogado no esgoto doméstico, pois a dificuldade de retirá-lo das águas depois que ele chega lá é enorme. Existem postos de coleta do óleo de cozinha usado, que acabam indo para as indústrias de sabão, sejam maiores ou menores. Ou seja, o destino do elo usado acaba sendo, de uma forma ou de outra, virar sabão.

As vantagens e os riscos de fazer sabão caseiro

Antes de tudo, o sabão caseiro é muito mais barato do que comprar o sabão em pedra de forma tradicional, além de oferecer a vantagem de você ainda poder personalizar o seu sabão com a sua essência favorita e dar a ele o aspecto e cor que você preferir. Além do mais, o processo é simples, e não exige uma quantidade absurda de maquinário ou grane habilidade.

Por outro lado, por ter a soda cáustica como um de seus componentes, faz com que a produção do sabão caseiro tenha seus riscos. É sempre recomendável ter botas de borracha e luvas no momento de produzir o sabão caseiro, e fazê-lo em um lugar arejado, para que os gases provenientes da combinação da soda cáustica não ofereçam nenhum tipo de problema a sua saúde. Recomenda-se também algum tipo de proteção aos olhos, como óculos de soldador.

Receita de sabão caseiro

Existem diversos tipos de sabão caseiro, cada um com suas características específicas. Iremos mostrar uma delas, para que você comece a fazer em casa.

Sabão líquido.

2 litros de óleo de cozinha usado

2 litros de álcool

1/2 kg de soda em flocos ou escamas

Em um balde misture o álcool e a soda, depois, acrescente o óleo e mexa até fica homogêneo. Aguarde aproximadamente 30 minutos e acrescente dois litros de água fervente e dissolva o conteúdo.

Depois, misture 20 litros de água em temperatura natural. Guarde em recipientes. Este sabão é ótimo para limpeza geral.

Esta é uma das mais interessantes para ser vendidas, pois é altamente adaptável pela essência e geralmente todos esperam que o sabão caseiro seja em barra, que é o mais comum.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment