Mofo: como acabar com ele na sua vida?

Mofo: como acabar com ele na sua vida?

O mofo é um verdadeiro pesadelo para uma casa. Advindo da combinação perigosa de umidade com cantos onde falta sol, o mofo pode tomar diversas coisas guardadas por algum tempo e inutilizá-las totalmente, especialmente quando falamos de materiais naturais, como tecidos, papéis e outros produtos que acabam absorvendo a umidade.

É importante entender como o mofo funciona, como preveni-lo, combatê-lo e quais são os momentos em que você consegue recuperar peças de roupa, móveis e outros objetos de decoração que foram vítimas do mofo.

Um inimigo silencioso e traiçoeiro

Como comentamos no começo deste post, a combinação necessária para a criação do mofo, que nada mais é do que um tipo de fungo é umidade, material biodegradável e falta de luz soltar. Por isso mesmo dentro dos armários, especialmente em lugares onde a umidade do ar é muito alta (áreas de serra e litorâneas, próximas a grandes massas vegetais, entre outros), o que faz das roupas, cobertores e outros produtos de tecido, especialmente natural, uma das vítimas mais comuns do problema.

Seguimos pelos móveis, que também podem começar a apresentar mofo quando ficam encostados em paredes que apresentam infiltrações. Esta é, na verdade, a causadora mais comum de surtos de mofo dentro de casa, juntamente com cômodos sem luz solar suficiente, que geralmente ocorrem quando temos casas mal planejadas ou áreas “mortas” do projeto, como as partes de baixo das escadas.

É sempre importante lembrar que ele precisa dos três elementos para se desenvolver e infestar um cômodo. Se só existe a infiltração, mas ela recebe luz solar, o desenvolvimento do mofo vai ser retardado, mas talvez aconteça. Da mesma forma temos com a luz solar e com o material biodegradável.

Agora que temos uma ideia mais clara de quem é o inimigo, vamos mostrar que o arsenal para destrui-lo está muito mais perto do que você acredita.

Produtos prontos e caseiros para combater o mofo

Existe uma grande variedade de produtos anti mofo do mercado, cada um deles específico para um tipo de uso. Muitas formas de combater o mofo dentro dos armários estão relacionadas a produtos de origem calcária e similares, que, por sua porosidade e tendência ao acúmulo da umidade, fazem com que o resto do armário fique livre dessa dificuldade.

Se você está em busca de uma solução alternativa. O giz escolar também é uma solução eficiente nestes casos, podendo ser deixado dentro do armário em questão e então descartado e substituído.

Para tecidos como roupas, blusas e cobertores, a aplicação de vinagre já é suficiente, sendo recomendado obviamente, que a peça seja lavada antes do uso. Infelizmente ainda não criaram um anti mofo industrializado para o uso em tecidos, e os de pisos são agressivos demais, podendo manchar e destruir a roupa.

Para paredes, pisos e similares, existem vários produtos com ácidos necessários para esta limpeza, mas o limão também pode ser plenamente utilizado e oferece excelentes resultados. Vale a pena lavar muito bem as mãos depois, para evitar qualquer tipo de queimadura com o sol.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment