Decoração Retrô: um novo uso para as coisas da vovó.

Decoração Retrô: um novo uso para as coisas da vovó.

Tem aquelas coisas com cara de clássicas jogadas em algum quartinho de despejo? Aquele telefone super antigo, que era da sua avó ou aquele móvel que vem sendo passado de geração em geração, mas ainda está firme e forte? Que tal aproveitar para fazer uma decoração retrô?

A decoração retrô anda muito em voga, oferecendo uma grande variedade de estilos e possibilidades para quem decide se aventurar por ela. Entre brechós, feira de antiguidades e relíquias de família, você monta sua decoração retrô com estilo e cria o ambiente perfeito para você!

Vamos falar de referências e como fazer sua decoração retrô sem gastar muito, com estilo e muita atitude!

Antes de tudo, defina um período histórico.

Qual a diferença entre uma decoração retrô e aqueles amontoados de coisas que vemos em casa de acumuladores crônicos? Antes de tudo a definição de um período histórico ou de uma impressão que se quer passar. Claro que você pode misturar influências, afinal é a sua decoração retrô e não uma recriação histórica para um museu, mas fica meio incongruente colocar cortinas de veludo vermelho no estilo século XIX em uma sala que tem o despojamento dos anos 60.

Definiu? Algo estiloso e forte, estilo EUA anos 40/50 (as primeiras temporadas de MadMen, da HBO, são excelente referências para este estilo) ou algo mais hippie? Talvez algo cheio de cor e estilo anos 60, como os filmes do Elvis e toda a atitude rockabilly? Ou então algo mais clássico, estilo Elisabetano, salões do século XVIII?

O segredo é buscar a referência certa, e então começar a buscar os tons adequados para montar sua decoração retrô de forma que o espaço passe a impressão certa. Como dissemos, você não precisa ser historicamente exato. Se algo for tipicamente anos 60, mais ficou bem na sua decoração, use-a! Embora seja um pouco incomum, você pode transformar sua casa em uma viagem no tempo, fazendo decorações retrô de tempos diferentes em cada um dos cômodos.

Decoração retrô gastando menos? Passe em um Brechó!

Passar em sebos, brechós e lojas de móveis antigos e ou rústicos pode te ajudar a economizar muito dinheiro. Com um pouco de trabalho e dedicação, aqueles vinis inúteis podem virar porta retratos e aquele móvel desgastado pode ganhar uma nova vida com uma boa camada de verniz.

Vale a pena fazer uma restauração em produtos antigos encontrados, especialmente naqueles bem simples, como candelabros, quadros e similares. É importante também não se superlotar de projetos de restauração e o que devia ser um hobby e decoração se transformarem em um monte de entulho atrapalhando a circulação da energia pela casa.

Outra dica importante, especialmente com livros e móveis, é verificar incidência de traças e cupins, que podem se espalhar por sua casa, vindos de um único móvel ou livro e se tornar um verdadeiro pesadelo na sua casa, se eles se transformarem em uma infestação.

De qualquer forma, seja comprando novo ou vasculhando em lojas de usados e reformando o que não estiver 100%, o importante é criar a sensação desejada em seu cômodo!

 

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment