Caspa: Saiba o que ocasiona e como evitar

Caspa: Saiba o que ocasiona e como evitar

A caspa é tratada muitas vezes como um problema exclusivamente masculino. Na verdade, tanto os homens quanto as mulheres podem sofrer de caspa e ela pode ter efeitos bem desagradáveis nos seus cabelos, assim como causar uma coceira bem desagradável no seu couro cabeludo. Vamos falar de todas as questões relacionadas ao surgimento e o desenvolvimento, além de outros detalhes importantíssimos, como as formas certas de acabar com ela.

 Origens e consequências

A caspa é o descamamento do couro cabeludo, causada inicialmente pelo aumento da oleosidade do couro cabeludo, que pode ser causado por fatores internos e externos. Lavagens muito espaçadas, excesso de condicionador e outros produtos no couro cabeludo e outras questões relacionadas, como o tempo e o estresse aumentam e potencializam um quadro de caspa.
As consequências para a sua aparência são bem específicas, dependendo do seu tipo de cabelo e da cor dele, a situação pode ficar mais ou menos aparente. Antes de tudo, seus cabelos não vão ficar com aquela aparência de cabelos recém-lavados, mesmo quando forem lavados. Quando seus cabelos forem mais escuros, fica ainda pior, já que os flocos da descamação vão ficar bem evidentes, o que vai fazer da sua caspa algo gritante.
Obviamente, a coceira é outro problema que pode causar inconvenientes sociais, como coçar-se durante uma reunião importante ou na frente de pessoas que você deseja impressionar, sendo um grande inconveniente e sugerindo uma falta de higiene que você não deseja aparentar em lugar nenhum, mas ficam muito piores em ambientes empresariais.

Como curar?

A caspa não tem uma cura, mas pode ser controlada de forma eficiente, com algumas pequenas atitudes:
• Aumento de banhos: Ao contrário do que se acredita, o aumento de banhos podem ser muito positivos para diminuir a caspa. Com o uso adequado de shampoos de combatam a oleosidade no couro cabeludo, o problema pode ser diminuído consideravelmente.
• Melhorar a sua dieta: Diminuir o consumo de alimentos que causam oleosidade na pele também pode ajudar com o couro cabeludo. Comidas gordurosas e carboidratos processados são os maiores vilões neste caso, embora uma mudança de dieta mais extrema precise ser acompanhada por um nutricionista.
• Enxaguar corretamente os produtos para o cabelo: muitos produtos para os cabelos são extremamente eficientes para os fios, mas podem prejudicar seu couro cabeludo. Especialmente hidratantes e mousses de pentear costuma ser muito oleosos e quando colocados em contato com o couro cabeludo tendem a ser absorvidos e virar mais oleosidade no couro cabeludo, o que leva a um estado de caspa ainda maior.
• Evite tratamentos agressivos: especialmente quando as crises de caspa estão mais intensas, é importante não investir em tratamentos agressivos, que podem piorar uma possível inflamação e fazer a caspa ficar ainda mais aparente. Tinturas e alisamentos (mecânicos ou químicos) devem ser evitados.
• Lavar os cabelos com água quente: Água quente é um grande desserviço para quem tem caspa, já que ela aumenta o ressecamento e não melhor em nada a oleosidade, o que só faz com que a caspa aumente.
Se com todas estas dicas sua caspa não diminuiu, procure um dermatologista.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment