Olheiras: saiba por que acontecem e como acabar com elas

Olheiras: saiba por que acontecem e como acabar com elas

As olheiras são um problema natural, atingindo tanto mulheres quanto homens e criando aquela aparência de cansaço e envelhecimento. Causadas pelo acúmulo de melalina nesta área ou pela dificuldade de circulação sanguínea, em ambos os casos as olheiras podem se tornar um grande problema para sua aparência.

A maquiagem e outros cosméticos usados para disfarçar as olheiras são boas opções, mas na verdade existem tratamentos, tanto caseiros quanto profissionais, e até alguns mais extremos, para os casos mais graves, que envolvem a injeção de produtos específicos e cirurgias.

Vamos falar de tudo isto e de como evitar as olheiras.

Motivos, problemas e prevenção das olheiras

As olheiras podem ser causadas por uma série de problemas, mas estes são os mais comuns:

Excesso de pigmentação: Algumas pessoas tem a tendência a produzir mais melanina do que as outras. Especialmente pessoas com cabelos muito escuros e a pele caramelo, como os árabes e indianos, acaba tornando as olheiras ainda mais críticas.

Fatores genéticos: infelizmente os fatores circulatórios são hereditários no caso das olheiras. Ou seja, se houver uma grande quantidade de vasos sanguíneos na volta dos olhos, a possibilidade de desenvolver olheiras profundas com o cansaço é ainda maior.

Bolsas de gordura: as pequenas bolsas de gordura quem ficam próximas aos olhos servem de proteção aos mesmos, mas com o passar da idade, começar a cair, com a perda de elasticidade da pele. Isto geralmente começa a acontecer perto dos 40 anos.

Stress e falta de sono: O stress, aliado a falta de sono, diminui a circulação sanguínea na área dos olhos, o que permite a aparição das primeiras olheiras. Nas primeiras vezes elas podem ser reversíveis, desaparecendo depois de uma boa noite de sono, mas se isto se torna um hábito, elas ficam cada vez mais permanentes.

Existe uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir a chance de desenvolver olheiras, entre elas:

Manter uma boa rotina de sono: dormindo o suficiente e mantendo uma rotina com o mínimo de stress possível, você já evita dois dos maiores motivos para o aparecimento das olheiras.

Compressas: As compressas geralmente são tratadas como combatentes das olheiras, mas as colocamos entre os métodos de prevenção porque elas são realmente eficientes quando existe um motivo especial para as olheiras aparecerem, como a TPM ou uma noite mal dormida, mas não funcionam em casos mais graves ou extremos, sendo então necessário um cosmético ou tratamento mais extremo. As compressas mais comuns são com água boricada, rodelas de pepino e com chá de camomila.

Quais são os tratamentos mais comuns para as olheiras?

Quando as olheiras se tornam mais constantes, chegando ao ponto de se tornarem crônicas, é necessária uma ação mais extrema. Dentre os tratamentos para olheiras, estes são os mais comuns:

Cremes: alguns cremes podem surtir efeito quando as olheiras estão no meio caminho entre as olheiras ocasionais e as crônicas, regredindo um quadro que caminhava para algo mais extremo.

Laser: O tratamento a laser é mais comum para quando o problema é causado por excesso de melanina, onde todos os tratamentos costumam falhar. Ele atua diretamente nos produtores de melalina, destruindo a fonte do pigmento.

Carboxiterapia e vitamina K1 injetável: Tratamentos muitos mais extremos, eles ajudam a aumentar a circulação na área, mas não devem ser feitos sem uma recomendação e acompanhamento especializado.

Consulte um dermatologista para confirmar qual o estado das suas olheiras e qual a melhor opção de tratamento.

 

 

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment