Terapia florais de Bach: compreenda como funciona.

Terapia florais de Bach: compreenda como funciona.

A terapia florais de Bach é um sistema inventado no começo do século passado pelo médico Edward Bach, usando um sistema simples, mas extremamente eficiente, onde as doenças físicas são tratadas também com um enfoque mais psicológico.

Usando essências em álcool comestível, o sistema é 100% natural e tem um funcionamento mais sutil, em relação aos remédios alopáticos, já que eles não usam compostos químicos puros, e sim as tinturas diluídas em brandy (um tipo de uísque).

Vamos falar de como estes remédios naturais, que alguns ainda acreditam ser ineficientes, podem mudar sua vida de forma positiva e a importância de contar com um especialista para seu uso.

Como funciona a terapia florais de Bach?

Esta terapia alternativa trabalha o aspecto emocional como reflexo para os problemas físicos, o que hoje em dia percebemos, devido aos estudos mais modernos, que dificuldades físicas realmente podem evoluir de condições psicológicas, e esta abordagem na raiz do problema pode evitar uma série de dificuldades, além de ajudar de forma mais sutil com problema emocionais do que os moduladores de humor ou remédios psiquiátricos.

Como dissemos, os Florais são uma proposta simples, mas eficiente em sua essência. A terapia florais de Bach é composta por 38 remédios, que são misturados em proporções diferentes para cada um dos problemas encontrados. Como cada um dos florais está relacionado com um tipo de emoção e, por consequência, com um problema. Não iremos falar dos 38 remédios, mas a forma como eles são extraídos é extremamente interessante.

Cada um deles é feito com um misto de flores e plantas diferentes, que são extraídas das plantas por meio de aquecimento da água, o que é chamado de tintura matriz. Da tintura matriz, é feita uma série de diluições em brandy para o remédio final, que é vendido nas farmácias naturais. As flores e plantas mais delicadas são submetidas ao calor do sol, em taças de água, para que a tintura seja produzida e as mais lenhosas e resistentes são submetidas à fervura padrão, obtendo sempre a essência mais pura da planta, e os resultados menos agressivos.

Por que precisamos procurar um especialista?

Com toda esta aparente falta de riscos, podemos acreditar que a automedicação com os Florais de Bach deveria ser tentada, já que são “simplesmente essências e uísque”.

Isto, além de errado e desrespeitoso com os profissionais de naturologia, é perigoso para sua física e psicológica.

Não é porque a ação da terapia florais de Bach é sutil que ela, usada de forma errada, não venha a ter consequências desastrosas na sua saúde. É fundamental estar sempre assessorado por um terapeuta de confiança, para que as dosagens sejam feitas de forma adequada e o resultado seja adequado.

Além disso, é importante também que o médico seja notificado do tratamento com florais, pois, apesar de minúscula, existe uma chance do álcool, em contato com outros remédios, desencadear uma reação desagradável.

Você pode manter a terapia com florais de Bach em várias situações, e por seu efeito preventivo, ela pode ser o paliativo perfeito para aliviar problemas crônicos. Procure um terapeuta de confiança e pergunte mais sobre os Florais de Bach.

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment