Técnicas de relaxamento

Técnicas de relaxamento

Em um mundo como o nosso onde tudo acontece muito rápido e o tempo todo temos que exigir muito de nós mesmos, é importante separar um tempo para si. E não precisa ser um fim de semana em um spa caríssimo recebendo massagens ou gastar uma fortuna com tratamentos. O momento para si podem ser os dez minutos que você deixa seu trabalho de lado, toma um cafezinho e conversa com seus filhos no telefone, ou relaxa um pouco e se espreguiça. Todos temos diferentes meios de nos livrarmos do estresse do dia a dia, e hoje falaremos de técnicas de relaxamento variadas pra quem tem pouco tempo.

Aproveite as pequenas coisas

Embora esse seja um conselho super clichê já utilizado em todos os manuais de auto ajuda, ele realmente funciona. Aproveitar os pequenos momentos não é aparentar felicidade a cada mínimo acontecimento, e sim aproveitar os pequenos prazeres da vida mesmo que durem pouco: tem vinte minutos sobrando durante a tarde? Faça um pouco de yoga. Acordou mais cedo? Se presenteie com uma xícara quente da sua bebida favorita. Pagou todas as contas e um dinheirinho ainda sobrou? Faça um agrado pra si mesmo!

Técnicas de respiração

É comum que em situações tensas reparemos que nossas mãos estão apertadas e os músculos estão todos endurecidos: sinal claro de que é algo estressante. Para diminuir o impacto desse tipo de acontecimento, é possível, através de técnicas de respiração, recuperar a calma interior e enfrentar o dia a dia com menos impacto para a saúde. Experimente a técnica de relaxamento progressivo: feche os olhos e se foque em tensionar e relaxar cada grupo de músculos por dois a três segundos. Enquanto isso, mantenha respiração profunda e devagar. Na respiração balanceada, você inala o ar enquanto conta até quatro e exale do mesmo jeito: isso reduz o estresse e aumenta o foco.

Exercício

Embora para alguns de nós se exercitar seja a última coisa que tenha vontade de fazer, exercícios como caminhada ou corrida ajudam muito a limpar a mente das preocupações, além de gerar cansaço físico e fazer com que você durma melhor. Para quem sofre com o sentimento de raiva, um esporte relaxante pode ser o boxe.

Meditação guiada

Com a ajuda de um professor ou guia, ou até mesmo uma gravação, você pode conseguir, através da mente, alcançar locais que você ache que são relaxantes e que acalmam. Tente visualizar o ambiente onde você está, capturando os sons, os cheiros e as texturas.

Trabalho

Se é no trabalho que se encontram boa parte de suas frustrações, quando sair dele, tente deixá-lo mental e fisicamente. Desligue o celular e não fique verificando emails o tempo todo durante suas horas de folga. Se seu trabalho interfere demais em seu casamento ou relacionamento com seus filhos, talvez essa não seja a carreira para você.

Dinheiro

Existem muitas pessoas que arrancam os cabelos porque não conseguem manter o controle das finanças. Para resolver, procure fazer, mensalmente, um orçamento de tudo o que ganha e tudo o que é obrigatório gastar (compra do mês, luz, água, energia) e se mantenha dentro dele.

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