Seroma: É preciso se preocupar? Como tratar? E se for encapsulado? Saiba tudo!

Seroma: É preciso se preocupar? Como tratar? E se for encapsulado? Saiba tudo!

Cirurgias plásticas, da mama e cesárea são processos que mexem com o corpo. Os cuidados certos após os procedimentos são essenciais para que tudo seja tranquilo e não haja nenhuma surpresa desagradável. Em alguns casos, há o surgimento do seroma, uma complicação que se dá após a cirurgia.

O que é o seroma?

Como dito, o seroma é uma complicação que ocorre após cirurgias. Ele surge pelo acúmulo de líquido abaixo da pele, localizado perto da cicatriz cirúrgica. Pode acontecer após vários tipos de cirurgia, sendo mais recorrente quando acontece corte e manipulação da pele e do tecido gorduroso.

Assim, as mais comuns é depois de cirurgias estéticas como abdominoplastia e lipoaspiração, cirurgias da mama e o parto cesárea. O corpo acaba tendo o seroma como uma reação de defesa.

 

Como identificar?

Mas como saber se realmente deu um seroma após a cirurgia? Existem alguns sinais e sintomas que te ajudam a confirmar o caso. Dentre os principais, estão:

  • Evasão de líquido claro ou transparente pela cicatriz (o líquido pode ser avermelhado ou marrom quando o seroma mistura com sangue. Isso costuma ocorrer logo após a cirurgia e vai clareando conforme a cicatrização);
  • Inchaço no local da cicatriz;
  • Flutuação na região da cicatriz;
  • Dor na área da cicatriz;
  • Pele avermelhada;
  • Aumento da temperatura ao redor da cicatriz

Se você observar qualquer um dos sinais na sua cicatriz, é indicado procurar um médico para tratar e evitar que o seroma inflame.

seroma dreno

O seroma pós-cesárea é normal?

O parto cesariano é um dos tipos de cirurgia que mais costumam provocar os seromas. Isso acontece porque a maioria das mulheres não seguem as instruções pós-parto adequadamente. Para evitar os seromas é preciso utilizar as cintas compressivas corretamente e por tempo suficiente. Com ela é possível evitar o acúmulo de líquidos na área da cicatriz.

Por isso se informe com o médico a maneira correta de utilizar a cinta e qual é o tempo necessário por dia.

E após a lipoaspiração

Além da cesárea, as famosas cirurgias estéticas como a abdominoplastia e a lipoaspiração também são de grande risco para os seromas. Por isso a paciente deve também se atentar em como fazer no pós-cirurgia para evitar o acúmulo do líquido. Principalmente nos casos de procedimentos de maior porte, que são os que oferecem mais riscos.

O que fazer quando ocorre pós silicone?

Nos procedimentos para colocação de silicone, também podem acontecer a acumulação de líquidos próximo à cicatriz. Deve-se estar atenta se há algum tipo de secreção saindo da mama. Se isso ocorrer, é possível que tenha a necessidade de trocar as próteses.

fazer cirurgia seroma

E se for encapsulado?

Quando um seroma que é grande não é tratado corretamente, ele pode evoluir para o quadro de seroma encapsulado. Essa é uma fase mais grave do seroma e tem o aspecto pior. Nesse grau, o seroma também oferece risco de infeccionar e eliminar pus. É uma complicação benigna, porém pela aparência e incômodo muitas pessoas procuram soluções cirúrgicas para a retirada.

Como é o tratamento para seroma?

O tratamento irá depender do tamanho e situação do seroma. Caso ele seja bem pequeno, pode ser reabsorvido pela própria pele naturalmente entre 10 a 21 dias.

Se por ventura, a pessoa estiver tendo muita dor, o médico pode receitar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios como Paracetamol ou Ibuprofeno. Caso haja infecção, o tratamento é feito com antibióticos.

No caso dele ser um seroma maior, que se enquadra nos chamados de seroma encapsulado, o tratamento pode ser um pouco mais chatinho. O médico pode recomendar a punção com seringa para a retirada do líquido.

Além disso, outros métodos dependendo da situação, pode ser necessário a aplicação de corticoides ou de cirurgia para a remoção (a cirurgia ajuda a deixar a cicatriz mais bonita). Uma outra forma, menos usada, é a ultracavitação. Quando é usado um ultrassom de alta potência que iá atingir a área da cicatriz e estimular a eliminação do líquido.

Para saber qual é a melhor opção para remover o seroma é sempre indicado a consulta com um profissional.

Como evitar?

O seroma não é nada legal, porém é uma complicação que é bem comum. Se informar como tratar o seu corpo após a cirurgia pode fazer toda diferença e te salvar dessa chatice.

Dessa forma, sempre utilize cintas ou curativos compressivos no local da cicatriz. Use cremes e pomadas que estimulam a cicatrização mais rápida. Evite fazer exercícios intensos nesse período de recuperação.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment