Sangramento na gravidez: saiba mais

Sangramento na gravidez: saiba mais

O momento em que a mulher se descobre mãe é extremamente importante para a maioria delas.  Ter um filho pode ser o seu sonho mais precioso (ou não), mas a verdade é que toda gravidez pode ser difícil e precisa de atenção, e no caso de sangramentos durante a gestação essa atenção deve ser redobrada!

Sangramento na gravidez pode ser considerado normal?

Todo sangramento na gravidez que pode vir a acontecer no primeiro trimestre da gestação, é normalmente atribuído a mudanças que ocorrem no corpo da mulher, como mudanças hormonais, por exemplo. A mulher pode “menstruar”, ou seja, pode acorrer um sangramento durante os dias em que a mãe deveria receber a menstruação caso não estivesse grávida.  E isso também é normal e não causa nenhum dano ao bebê.

Também é comum ocorrer um sangramento escuro, parecido com borra de café, que deve ocorrer até o terceiro mês de gravidez e que pode acontecer por alguns dias, durante esse período é necessário repouso, pois o sangramento é devido ao descolamento do saco gestacional, que está se moldando ao útero, ou seja, esse é um momento muito delicado onde é recomendado absoluto repouso e contato com o medico.

Se o sangramento na gravidez for muito grande?

Caso você sinta muita dor, cólicas fortes e o sangramento seja abundante, você deve procurar um medico o mais rápido possível! Pois nesse caso isso pode ser um sinal de aborto espontâneo ou de gravidez ectópica, que é quando o embrião não chega ao útero, parando nas trompas.

Mas como diferenciar um sangramento de natureza hormonal e comum de uma hemorragia?

Tenha sempre em mente que a hemorragia será sempre abundante, e que o tom vermelho do sangue será muito forte, e que o sangramento vira acompanhado de dores. Já o sangramento devido a mudanças no seu corpo, muitas vezes parece mais com um corrimento e não causa dor alguma.

E no final da gravidez, devo me preocupar?

Qualquer sangramento na gravidez que aconteça após o terceiro trimestre deve ser relatado ao medico o mais rápido possível, pois pode ser um sinal de parto prematuro, e caso isso se concretize o seu bebê pode precisar de muitos cuidados após o nascimento.

Seu médico irá te orientar a maneira correta de se prevenir nesse caso, pois os cuidados podem variar de uma gestação para outra, mas o mais comum é adiantar a data do parto e o repouso da mãe. Ou seja, mamãe, sem exercícios físicos, estresse ou grandes esforços!

Ou caso o sangramento ocorra após o quinto mês de gravidez, pode ser um sinal de que existe algo errado com a placenta do bebê. E após o sétimo mês, caso ocorra um sangramento em vermelho vivo acompanhado de cólicas fortes, pode ser o anuncio de um deslocamento na placenta. Nos dois casos o medico deve ser consultado o quanto antes possível.

Ser mãe, ou pai, pode ser estressante e complicado muitas vezes. Desde a ansiedade para poder ver o bebê até o medo de fazer tudo errado. Acalme-se, você vai conseguir passar por isso, a gestação não é um “bicho de sete cabeças”. Siga a risca as recomendações médicas e coloque todo o carinho possível no novo membro da sua família que está vindo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment