Remédios naturais para dormir: Conheça os mais eficazes!

Remédios naturais para dormir: Conheça os mais eficazes!

Uma noite mau dormida pode provocar mal humor e prejudicar a produtividade durante o dia, e é normal perder o sono depois de um dia muito cansativo ou por causa de alguma preocupação, estresse ou dor. Mas a realidade é que quase metade da população mundial tem algum distúrbio no sono em níveis diferentes, podendo ser categorizada como insônia leve ou crônica.

Sabendo disso, a indústria farmacêutica está sempre buscando novas soluções e opções de remédios contra a insônia. O problema é que, como a maioria dos remédios, eles causam alguns efeitos colaterais que podem ser evitados se os remédios sintéticos (produzidos pelos laboratórios) forem substituídos por remédios naturais para dormir, que vamos indicar a seguir.

Remédios naturais para dormir

Se você está frequentemente tendo dificuldades para dormir, ou chegou a esse artigo buscando uma alternativa natural para conseguir dormir essa noite, depois de perder o sono por causa de um estresse ou preocupação, veja a lista que separamos a seguir, com remédios naturais e receitas que vão te ajudar a dormir:

Alface

A alface é uma aliada contra a ansiedade e por ajudar a acalmar, também pode ajudar a recuperar o sono. Além da alface natural, você também pode consumir o suplemento de alface, que é vendido em lojas de produtos naturais.

remedios naturais para dormir

Chá de camomila

Basta ferver um copo de água com 2 colheres (chá) de flores de camomila e deixar repousando durante 10 minutos, depois coar e beber antes de ir dormir.

Chá de lúpulo

Essa receita é muito eficaz porque o maracujá, o lúpulo e a erva-cidreira são plantas medicinais que possuem propriedades calmantes, não tem contraindicações e quando utilizadas juntas são ainda mais eficazes em caso de insônia derivada da ansiedade.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de lúpulo
  • 1 colher (sopa) de folhas de maracujá
  • 1 colher (sopa)de erva cidreira
  • 200 ml de água fervente

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por, aproximadamente, 5 minutos. Espere amornar, coe e beba 1 xícara 4 vezes ao dia.

Melatonina

A melatonina é o hormônio do sono, e quando não é produzido em quantidades satisfatórias pelo cérebro, pode influenciar na quantidade e na qualidade do sono, causando a insônia. Por isso, a melatonina sintética é produzida e vendida na Europa e nos EUA há muito tempo como uma boa opção contra a insônia, inspirada no hormônio natural, e oferecendo menos efeitos colaterais que a maioria dos remédios para dormir, além de custar muito mais barato, mesmo tendo que ser importada por pacientes no Brasil que tinham receita médica com essa indicação.

Porém, no início de 2017, a ANVISA aprovou a produção e comercialização da Melatonina manipulada no Brasil, em concentrações diferentes, de acordo com a indicação médica. É importante dizer que a aprovação da ANVISA depende da solicitação do registro e autorização para produção e venda por um laboratório farmacêutico, e como isso ainda não tinha acontecido até o início desse ano, a única forma de uso da Melatonina era através da importação.

remédios naturais para dormir

Valeriana

É um dos remédios naturais para dormir mais conhecidos e eficazes, ajudando a melhorar o sono profundo, a velocidade de adormecer, e a qualidade total do sono.

A valeriana é vendida em lojas de produtos naturais e farmácias, em cápsulas, em gotas ou chá (infusão). Também é vendida comercialmente com o nome de Remilev.

Vinho aromatizado

Esta receita ajuda a dormir mais rápido e melhorar a qualidade do sono porque usa o álcool e plantas medicinais que induzem o sono.

Ingredientes:

  • 1 litro de vinho tinto
  • 10 g de folhas de valeriana
  • 10 g de erva de são joão
  • 10 g de flores de lúpulo
  • 10 g de flores de alfazema
  • 1 pau de canela

Modo de preparo:

Pique bem todas as folhas das ervas medicinais e amasse todas juntas com a ajuda de um pilão ou o cabo de uma colher de pau. Junte-as ao vinho e mantenha em um recipiente fechado por 10 dias, mexendo de vez em quando. Após esse período, coe a bebida, que estará pronta para o uso.

Beba 1 copo de 200 ml antes de dormir.

Vitamina de Banana com nozes

Esta receita de vitamina de banana ajuda a combater a insônia porque o leite, a banana e o mel, quando combinados entre si, ajudam a relaxar e causam uma sensação de serenidade, que favorece o sono.

Ingredientes:

  • 1 banana
  • 1 fatia de mamão/papaia
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (sopa) de nozes picadas

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba antes de dormir.

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment