Quiropraxia: O que é? Como são as sessões? Essa técnica funciona mesmo?

Quiropraxia: O que é? Como são as sessões? Essa técnica funciona mesmo?

Se você sente dor na coluna, provavelmente já ouviu falar de Quiropraxia, que é uma técnica aplicada por profissionais que concluem essa graduação, não podendo ser feito por fisioterapeutas ou outros profissionais. Se você pretende começar a realizar sessões desta técnica, mas ainda tem dúvidas sobre o tema, continue lendo esse artigo e tire suas dúvidas!

O que é a Quiropraxia? Onde surgiu?

O termo Quiropraxia deriva de duas raízes gregas: “Quiro” (mãos) e “Praxis” (praticar), ou seja, “praticar com as mãos”.

A técnica criada pelo canadense Daniel David Palmer nos Estados Unidos em 1895, lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de problemas no sistema neuro-músculo-esquelético da coluna vertebral, possibilitando correções posturais, alongamento da musculatura e alívio das dores, podendo também tratar extremidades (braços e pernas).

Essa técnica realmente funciona?

Sim. Um estudo realizado com militares dos EUA que sofriam com dor de coluna (especialmente na lombar) provou que os que passaram pela quiropraxia tiveram uma melhora muito maior que os que trataram as dores apenas com métodos mais tradicionais, como a fisioterapia e medicação.

Quiropraxia cura hérnia de disco?

A hérnia de disco é uma alteração que acomete a coluna vertebral, provocando dor, diminuição da amplitude de movimento e alterações de sensibilidade e condução nervosa nos membros.

A quiropraxia é muito indicada para os casos de hérnia de disco e os resultados mostram grandes melhoras nos pacientes, promovendo a melhora da biomecânica articular, a redução da dor e do espasmo muscular.

No entanto é importante dizer que a hérnia de disco não pode ser curada, tendo apenas uma melhora significativa das dores e das implicações que ela causa.

Como é o tratamento?

beneficios quiropraxia

Como falamos, a quiropraxia envolve movimentos e manobras que o quiropraxista faz com as mãos com o paciente deitado numa maca ou tatame para corrigir a postura e os desequilíbrios vistos durante o diagnóstico ou nos exames.

O tratamento pode ser Intensivo (com até 3 sessões por semana, para a eliminação das dores), Corretivo (para melhorar a postura e a flexibilidade) e de Manutenção (para manter os resultados obtidos).

Cada sessão dura em torno de 30 minutos, e a quantidade de sessões pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente.

Além das sessões, o quiropraxista pode indicar exercícios e orientações posturais, que podem ser feitos sozinhos ou com a ajuda de outros profissionais, como educador físico ou fisioterapeuta.

Em quais casos a quiropraxia é indicada?

Caso você sinta dor nas costas e não esteja tendo resultados satisfatórios com o RPG e a fisioterapia, indicamos marcar uma consulta com um quiropraxista, que vai fazer um diagnóstico e dizer se indica ou não o tratamento para eliminar o seu problema.

Veja em que casos a quiropraxia é indicada:

  • Cervicalgias
  • Lombalgias
  • Hérnias de disco e cervicais
  • Ciatalgias
  • Desequilíbrios físicos, orgânicos e do sistema nervoso central, oriundos de fatores externos (postura inadequada, excesso de esforço, esforços repetitivos, estresse, desequilíbrios emocionais, etc.)
  • Remover qualquer compressão nos nervos espinhais
  • Ajuda na recuperação da capacidade de transmissão dos impulsos nervosos do sistema nervoso central para tecidos e órgãos do corpo

Quais os benefícios?

quiropraxia coluna

Os benefícios da Quiropraxia vão além da eliminação das dores e a correção postural, melhorando a qualidade de vida dos pacientes, já que melhora a qualidade do sono e a mobilidade, relaxa a musculatura e reduz o estresse.

A Quiropraxia também pode ajudar a melhorar a postura e dores de cabeça com origem nos nervos da coluna, sendo indicada inclusive para grávidas.

Alguns problemas posturais podem melhorar muito com a quiropraxia, a ponto de serem observados em fotos de antes e depois do tratamento, ou em exames como a radiografia.

Quanto custam as sessões de quiropraxia em média?

O valor pago pelo tratamento de quiropraxia pode variar bastante, de acordo com o profissional, o local que você vai ser atendido e a quantidade de sessões, já que um pacote com várias sessões pode deixar o valor individual mais baixo.

Como falamos, na hora de buscar um profissional, acesse o site da Associação Brasileira de Quiropraxia, para evitar pagar um valor mais baixo pra um profissional que não seja qualificado.

Curso de Quiropraxia

Como falamos, a Quiropraxia é um curso de graduação, ou seja, um curso de nível superior, e não uma especialização, e por isso, procure saber se o profissional que vai te atender é formado e está devidamente regulamentado e cadastrado no site da Associação Brasileira de Quiropraxia.

O curso de Quiropraxia é uma graduação com duração de 5 anos, com 4.560 horas de aulas, e foi autorizada e reconhecida pelo MEC em 2005.

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment