Para que serve o óleo de lavanda? Quais são seus principais benefícios? Passo a passo para fazer o seu em casa!

Para que serve o óleo de lavanda? Quais são seus principais benefícios? Passo a passo para fazer o seu em casa!

Um dos óleos essenciais mais usados atualmente é o óleo de lavanda, pois ele possui um aroma muito delicioso e não irrita a pele. Além do mais, este óleo também possui propriedades calmantes e relaxantes que podem trazer resultados incríveis aos seus usuários.

Deseja conhecer um pouco mais sobre este óleo? Pois então você está no artigo certo! Continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir.

Para que serve o óleo de lavanda?

O óleo de lavanda, além de possuir um perfume maravilhoso, pode ser usado para tratar vários tipos de problemas de saúde e até mesmo para melhorar o aroma da sua casa.

Por possuir propriedades calmantes e relaxantes este óleo pode ser considerado um símbolo da aromaterapia. Além do mais, ele também possui ação antifúngica, analgésica, sedativa, cicatrizante e anti-inflamatória.

Quais são os seus principais benefícios?

frasco do óleo de lavandaDentre os principais benefícios do óleo de lavanda podemos destacar principalmente:

Melhora a qualidade do sono: Esse óleo auxilia para que a pessoa consiga ter um sono mais sereno e noites mais tranquilas. Para isso não é necessário consumir o óleo, apenas colocá-lo em um tecido ao lado do travesseiro.

Aliviar problemas respiratórios: Pessoas que possuem problemas respiratórios como bronquite, asma, laringite e tosse podem usar o óleo para fazer uma vaporização e assim melhorar estes sintomas.

Massagens relaxantes: Como esse óleo ajuda a relaxar, usá-lo para fazer massagens pode ser uma ótima opção para aliviar as tensões musculares. Além do mais, ele também ajuda a hidratar a pele.

Tranquiliza o bebê: O óleo essencial também possui o poder de tranquilizar o bebê fazendo com que ele possa ter uma noite de sono muito melhor.

Calmante natural: Mais um dos grandes benefícios da lavanda é a sua ação calmante que ajuda a melhorar a função cardíaca, acalmar o corpo e a mente e até mesmo abaixar a pressão arterial.

Combate cólicas menstruais: Também é possível dizer que o óleo ajuda a combater as cólicas menstruais, para isso é necessário apenas fazer uma compressa de água morna com o óleo e deixar na região abdominal por aproximadamente 20 minutos.


Conheça também os incríveis benefícios do óleo de limão para sua saúde!


O óleo de lavanda é bom para dormir?

Sim, o óleo de lavanda é excelente para quem sofre com problemas de insônia, pois ele ajuda a pessoa a dormir com muito mais tranquilidade, pois irá relaxar e acalmar ao mesmo tempo.

Para conseguir melhorar sua noite de sono com este óleo não é necessário consumi-lo, você poderá tomar um banho com algumas gotinhas dele ou poderá colocá-lo próximo a sua cama para sentir seu aroma relaxante.

Esse óleo ajuda acabar com acne?

Sim, o óleo essencial também pode ser utilizado pelas pessoas que possuem acne, pois ele é um excelente tratamento para dar fim a esta marca da pele. Devido as suas propriedades o óleo irá ajudar a impedir a proliferação de bactérias que são as causadoras da infecção na pele.

Além do mais, ele também irá diminuir a produção de sebo cutâneo, o que irá ajudar a diminuir as cicatrizes.

Para acabar com as acnes, o ideal é que você coloque um pouco do óleo de lavanda em um creme para o rosto feito de aloe vera e em seguida aplique-o na pele deixando agir por alguns minutos.

Existem contraindicacões?

O óleo de lavanda, por consistir em um produto natural e que não faz mal à saúde, não possui nenhum tipo de contraindicação. No entanto é recomendável que as mulheres grávidas, que estão amamentando e os bebês só usem este óleo após consultar um médico.


Óleo de andiroba serve para que? Clique aqui e confira um artigo completo sobre ele!


Posso fazer óleo de lavanda em casa?

folhas de lavanda

Sim, é possível você fazer o óleo de lavanda em casa com apenas alguns passos, confira.

  1. Você deverá cortar os brotos de lavanda fresca.
  2. Deixe a lavanda em um lugar seco e quente para que ela possa secar e ficar com aroma mais intenso.
  3. Em seguida você deverá esmagar suavemente a lavanda com suas mãos e colocá-la em um pote.
  4. Você deverá colocar algum óleo sem aroma no pote de forma que ele cubra completamente a lavanda.
  5. Cubra o pote de forma que ele fique completamente escuro e deixe em um local ensolarado por 48 horas.
  6. Feito isso você deverá coar o seu óleo e guardá-lo em um frasco de vidro.

E ai, gostou do texto?Deixe seu comentário e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais!

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment