Óleo de alecrim: Explicamos os benefícios, como usar e como fazer esse óleo em casa!

Óleo de alecrim: Explicamos os benefícios, como usar e como fazer esse óleo em casa!

O alecrim é uma excelente erva aromática que já é utilizada há anos na culinária para dar aroma aos alimentos, no entanto, com o passar dos anos foi descoberto que dessa erva é extraído um óleo muito poderoso, cujas propriedades são excelentes para auxiliar no tratamento de vários problemas de saúde, o óleo de alecrim.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre esse óleo, continue conosco, pois a seguir nós iremos falar tudo sobre ele. Confira!

Para que serve o óleo de alecrim?

óleo de alecrim

O óleo de alecrim é um óleo que possui inúmeros benefícios tanto para saúde quanto para a estética e pode ser feito em casa, devendo apenas ser armazenado em um local quente e escuro para que suas propriedades sejam preservadas. Ele serve para melhorar a aparência da pele, aliviar os sintomas da má digestão, estimular o crescimento do cabelo, melhorar a memória e o sistema nervoso de modo geral.

Além do mais, ele pode atuar como antioxidante para aliviar o estresse e a ansiedade e também como analgésico e anti-inflamatório.

Quais os benefícios do óleo de alecrim?

O óleo de alecrim possui propriedades antimicrobianas, antissépticas, digestivas e estimulantes, podendo assim trazer vários benefícios como destacamos:

Antibiótico natural

O óleo pode ser considerado um excelente antibiótico natural, podendo ser utilizado para auxiliar no tratamento de infecções urinárias e gastrointestinais causadas por bactérias.

Ele também é capaz de diminuir a atividade de alguns vírus como o da herpes, diminuindo a sua taxa de transmissão e fortalecendo o sistema imunológico.

Melhora a circulação sanguínea

Outro benefício do óleo de alecrim é que ele é capaz de melhorar a circulação sanguínea, que por conter propriedades analgésicas, auxilia no tratamento de cãibras, dores musculares e articulares, pois estimula a circulação sanguínea a eliminar as toxinas que causam as dores.

Bom para a memória

O óleo de alecrim é capaz de oferecer benefícios ao sistema nervoso, no qual o óleo ajuda a melhorar a memória, a concentração, e o raciocínio, podendo assim estar ligado à prevenção e tratamento da ansiedade, da depressão e do Alzheimer.

Benefícios para o cabelo

óleo de alecrim no cabelo

Este óleo serve também para ser utilizado como estimulante do crescimento do cabelo e também para combater a caspa, devido a sua propriedade antifúngica.

Além disso, o óleo é indicado também para conter a queda capilar, já que ele melhora a circulação sanguínea fazendo com que todos os nutrientes sejam transportados adequadamente pela circulação até chegar ao bulbo capilar, dando como resultado cabelos mais fortes, com bom crescimento e com mais brilho.

O óleo de alecrim ajuda a evitar e tratar varizes?

Também por promover a melhora da circulação sanguínea, o óleo de alecrim contém benefícios para as varizes e estrias, já que ele consegue fazer com que os vasos sanguíneos se dilatem e assim promovam a chegada de nutrientes essenciais para combater essas enfermidades.

E quanto a acne?

Esse óleo é rico em antioxidantes e por isso além de promover a melhora do sistema imunológico e prevenir infecções, ele também ajuda a melhorar a saúde da pele promovendo a prevenção de alterações maléficas nas células como as que desencadeiam o câncer por exemplo.

✓ Conheça também o Óleo de Olíbano e suas propriedades!

Como fazer o óleo de alecrim em casa?

Se você deseja obter todos os benefícios do óleo de alecrim, saiba que você poderá fazê-lo em casa, pois com algumas horas é possível obter um excelente óleo de forma bem simples.

Confira abaixo o passo a passo completo de como fazer esse poderoso óleo em casa.

Ingredientes

  • 1 xícara de raminhos de alecrim
  • 125 ml de azeite
  • Peneira
  • Frasco de vidro

Modo de fazer

  1. Você deverá lavar bem todos os raminhos de alecrim, em seguida deixe-os secar no sol.
  2. Em uma panela coloque o azeite e leve ao fogo por cerca de 5 minutos. Em seguida é só colocar o alecrim no azeite e misturar. Ele irá murchar.
  3. Depois que o alecrim estiver murcho você deverá esperar mais 2 minutos e desligar o fogo.
  4. Coe a mistura a fim de separar o óleo dos raminhos de alecrim.

Guarde o óleo de alecrim em um frasco de vidro tampado e use-o sempre que necessário. É importante que o frasco fique guardado em um local quente e escuro.

Ainda ficou alguma dúvida? Deixe um comentário que em seguida responderemos você!

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment