Nistatina: Para que serve? Pode usar no rosto? Qual a posologia? Saiba tudo sobre esse antifúngico!

Nistatina: Para que serve? Pode usar no rosto? Qual a posologia? Saiba tudo sobre esse antifúngico!

A Nistatina é um medicamento antifúngico muito conhecido, e apesar dos seus usos mais comuns, ela também pode ser usada no tratamento de outros problemas.

No artigo de hoje juntamos as principais informações e esclarecemos as principais dúvidas que podem surgir antes ou durante o seu uso.

É importante dizer que esse artigo é apenas informativo e não substitui a bula do medicamento ou as explicações do seu médico, e que a bula foi o documento principal consultado para a elaboração desse material.

Para que serve a Nistatina?

A nistatina serve para combater os fungos sensíveis a este medicamento e aos componentes de sua fórmula, como a Candida albicans (monília ou sapinho) e outros, para tratar a candidíase oral ou vaginal.

Em pacientes que fazem uso de antibióticos por muito tempo. Ela também, pode ajudar a tratar a candidíase no trato intestinal superior.

Vamos falar de outros usos a seguir.

Nistatina comprimido

Qual o preço? 

O preço pode variar bastante, já que você pode comprá-la com os nomes comerciais como Albistin, Nistax, Fungistatina, Candistatin, Canditrat, Inofungin, Nistatec e Micostatin, por exemplo, além do medicamento genérico com esse nome.

Além disso, vale lembrar que a Nistatina pode ser vendida em solução (gotas), creme, pomada  e comprimidos, como falaremos a seguir.

Onde comprar Nistatina?

A Nistatina consiste em um medicamento que é facilmente encontrado em todas as drogarias e farmácias. Contudo, se porventura você deseja ter uma compra segura, mas que tenha a praticidade de não precisar sair de casa, você pode realizar a sua compra em drogarias online.

Pensando nisso, selecionamos para você a Onofre e a Araujo. Dessa forma, você encontra os melhores preços, produtos e ainda, uma grande variedade de itens. Assim, você recebe no conforto da sua casa aquilo que você estiver precisando. Clique nos botões abaixo e confira agora mesmo!

comprar

compra araujo

Pode usar no rosto?

Algumas pessoas usam a Nistatina (o creme vaginal) no rosto, tanto para clarear as manchas na pele quanto para tratar as acnes também, e apesar de muitos dizerem que ela realmente ajuda a limpar e clarear a pele, na bula do creme é informado que esse medicamento não deve ser usado na pele, servindo apenas para o tratamento da candidíase com o aplicador vaginal.

É importante dizer também que o uso da no rosto pode aumentar as manchas caso você saia no sol com o produto na pele.

Nistatina + óxido de Zinco

A pomada serve para uso dermatológico e tem como princípios ativos a nistatina e o óxido de zinco.

Essa composição aparece na pomada, que é indicada principalmente para a assadura de bebês, que também pode ser causada pelo fungo conhecido como Candida, que é o mesmo fungo que aparece na boca de bebês com o nome de sapinho e em inúmeros corrimentos vulvovaginais e na candidíase.

Além disso, a pomada de nistatina + óxido de zinco também pode ser usada em crianças maiores e adultos, para tratar as irritações na região dos órgãos genitais e das nádegas, e no tratamento de irritações dermatológicas que aparecem entre os dedos, nas axilas, sob os seios ou em outras áreas da pele que sofrem atrito.

Para quem é indicada a solução?

A  solução é indicada para o tratamento de candidíase oral, e é usada para bochechar.

O frasco de 50 ml é vendido nas farmácias, e a indicação é de fazer uma boa higiene oral antes de usar o medicamento.

caixas

E a Nistatina comprimido?

A Nistatina comprimido geralmente é indicada quando o paciente tem uma combinação de candidíase oral (sapinho) com a candidíase no trato digestivo superior, pois pode dar resultados mais rapidamente.

Como tomar?

A forma de tomar vai depender do tratamento realizado, e a apresentação do medicamento, ou seja, se você vai usar o creme, a Nistatina em gotas ou comprimido.

É importante dizer que, pode ser usada também em crianças recém nascidas, que podem ter sapinho. Para saber como usar assim como a melhor dosagem para cada caso, consulte a bula que vem junto com o medicamento, ou pergunte ao seu médico.

A Nistatina ajuda curar afta?

Como falamos, a Nistatina gotas é indicada para o tratamento de candidíase oral, que é popularmente conhecida como sapinho, que pode causar placas brancas na língua e nos lábios, mas a afta também pode aparecer, especialmente quando o problema é no trato digestivo superior e  pode sim ajudar a curar a afta.

Normalmente, para os casos de sapinho é indicada em creme ou solução, que deve ser usada para bochechar, sendo o creme mais eficaz também no tratamento da afta, por ser absorvido mais rapidamente.

Trata a acne?

Apesar de algumas pessoas dizerem que a Nistatina ajuda a tratar a acne por conta de sua propriedade antifúgica, é importante dizer que existem medicamentos específicos para esse tratamento, e que a bula da Nistatina creme informa que ele não deve ser usado de forma tópica, ou seja, na pele, sendo indicada apenas para o tratamento vaginal (candidíase).

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment